Antecedentes do Carro de Compras Online: O Papel dos Afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marante, Tânia Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100734
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
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spelling Antecedentes do Carro de Compras Online: O Papel dos AfetosThe Online Shopping Cart Abandonment Predecessors: The Role o Affectsabandono do carro de compras onlineafeto positivoafeto negativoprocrastinação decisionalonline shopping cart abandonmentpositive affectnegative affectdecisional procrastinationDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaObjetivo: Este trabalho de investigação tem como objetivo central estudar os antecedentes do online shopping cart abandonment. Desta forma, será estudado o efeito dos afeto (positivo e negativo) no online shopping cart abandonment e na procrastinação decisional. Também irá ser estudo qual o impacto que a procrastinação decisional tem no online shopping cart abandonment bem como qual o efeito mediador da procrastinação decisional na ligação entre o afeto e o online shopping cart abandonment.Design/metodologia/abordagem: A metodologia adotada para alcançar o objetivo do estudo foi o inquérito online, aplicado a uma amostra de 311 inquiridos. A base de dados resultante foi analisada com recurso aos softwares estatísticos SPSS e IBM SPSS AMOS, tendo por base o Modelo das Equações estruturais.Resultados: Os resultados obtidos indicam que o afeto positivo se encontra positivamente relacionado com online shopping cart abandonment. No entanto, esta dimensão do afeto apresenta uma relação negativa com a procrastinação decisional. Nos resultados do afeto negativo com o online shopping cart abandonment, estava previsto ser uma relação positiva, mas os resultados não obtiveram significância estatística. Na relação com a procrastinação decisional, os resultados indicam uma relação positiva. Finalmente, verificou-se ainda uma relação positiva entre a procrastinação decisional e online shopping cart abandonment (OSCA). No que diz respeito aos efeitos mediadores verificou-se que o afeto positivo tem, via procrastinação decisional, um efeito indireto e negativo no OSCA e que o afeto negativo tem, via procrastinação decisional, um efeito indireto e positivo no OSCA.Limitações/recomendações para pesquisas futuras: A presente investigação ajuda aos investigadores a progredir em direção a uma compreensão mais completa e profunda sobre OSCA. Contudo, pelas limitações da amostra, e por ser a primeira vez que se testam algumas variáveis como antecedentes, não foi possível efetuar uma análise comparativa de resultados obtidos com outros estudos. Recomenda-se a replicação da pesquisa sob diferentes condições para obter um enquadramento do fenómeno mais abrangente.Originalidade/Valor: O presente estudo inovou, não só por examinar de que forma o afeto positivo e negativo afetam a problemática, como também por considerar o efeitomediador da procrastinação decisional entre o afeto e a variável dependente, online shopping cart abandonment.Purpose: This research work aims to study the antecedents of online shopping cart abandonment. Thus, the effect of affect (positive and negative) on online shopping cart abandonment and decisional procrastination will be studied. We will also study the impact that decisional procrastination has on online shopping cart abandonment and the mediating effect of decisional procrastination in the link between affect and online shopping cart abandonment.Design/methodology/approach: The adopted methodology to achieve the study's objective was the online survey, applied to a sample of 311 respondents. The database resulting from this collection was analyzed using the statistical software SPSS and IBM SPSS AMOS, based on the Structural Equation Model.Findings: The results obtained register that positive affect is associated positively with online shopping cart abandonment. However, this dimension of affect has a negative relationship with decisional procrastination. The negative affect with online shopping cart abandonment predicted a positive association, but the results were not statistically significant. In the association with decisional procrastination, the results indicate a positive association. Finally, the results of decisional procrastination and online shopping cart abandonment (OSCA) found a positive association. Regarding the mediating effects, positive affect has, via decisional procrastination, an indirect and negative effect on OSCA, and negative affect has, via decisional procrastination, an indirect and positive effect on OSCA.Research limitations/ recommendations for future research: The present research helps researchers to progress towards a more complete and deeper understanding of OSCA. However, due to the sample limitations, and since this is the first time testing some variables as antecedents, it is impossible to perform a comparative analysis of results obtained with other studies. We recommend replicating the research under different conditions to obtain a more comprehensive framework of the phenomenon.Originality/value: The present study innovated not only by examining how positive and negative affect impact the predicament but also by considering the mediating effect of decisional procrastination between affect and the dependent variable, online shopping cart abandonment.2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100734http://hdl.handle.net/10316/100734TID:203034147porMarante, Tânia Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:35:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:03.667161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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