Aprendizagem na escola maternal francesa: o ponto de vista da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.6351 |
Resumo: | No momento da proclamação da criança enquanto sujeito e ator pleno, o projeto educativo e social da escola maternal francesa reflete a esperança política colocada sobre as crianças. Porém sujeito-criança continua a ser considerado como dependente do projeto da Escola e submisso às expectativas da parte de diversas instituições. Este artigo se apóia nos trabalhos clinico-práticos sobre o conhecimento da criança e na evolução da sua consideração dentro da história, nos trabalhos dos teóricos da Sociologia da Infância, Geografia da Infância e da Análise Institucional. Do lado dos professores da escola maternal francesa, seus discursos relatam uma injunção paradoxal sentida por alguns sob forma de tensão constante. A institucionalização da forma escolar nesta escola parece ser mais voltada para as competências escolares do que para a consideração singular da criança. Portanto, notamos através dos discursos das crianças que a vida delas é organizada por uma dialética entre dependência e independência relativa. Sujeitadas ao poder dos adultos, ela podem tomar o controle da situação, agir e reagir. Fora da autonomia acordada pelos professores, elas conquistam e criam seus espaços de autonomia, em função dos seus interesses. |
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