A estratégia informativa da RTP1 utilizada depois do aparecimento do 1º canal privado generalista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7772 |
Resumo: | O aparecimento dos canais privados em Portugal foi um marco histórico na informação televisão portuguesa. O anúncio de uma maior diversidade de conteúdos, com novas caraterísticas de difusão, fez antever que o serviço público de televisão não estava preparado para lidar com a concorrência, depois de mais de 20 anos a ser líder isolado de audiências. As transformações informativas na RTP, com a chegada da SIC, não deixaram a sociedade indiferente e o debate público em torno do tema começou a surgir. Vários foram os grupos da sociedade que tiveram um contributo importante no debate público. Desde jornalistas, a telespetadores, entre 1992 e 1995, a polémica gerada em torno do aparecimento da SIC e das transformações informativas verificadas na RTP, permitiu aos próprios canais uma maior visibilidade para cada um deles. Esta dissertação pretende analisar, de um modo quantitativo e qualitativo, qual o debate público presente sobre o tema durante e após o nascimento do primeiro canal privado em Portugal. Numa primeira instância, é feita uma revisão teórica sobre os principais temas tratados no trabalho, como o nascimento da televisão de serviço público em Portugal, e do canal privado. De seguida, na metodologia de investigação são explicados o tema, a pergunta de partida, os objetivos e hipóteses deste trabalho e os métodos utilizados para conseguir chegar à resposta do problema. Nesta parte são ainda explicados todos os processos que decorreram durante a análise dos conteúdos. Por último são feitas as discussões provenientes dos resultados obtidos durante a investigação e explanadas as principais conclusões do trabalho realizado. |
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A estratégia informativa da RTP1 utilizada depois do aparecimento do 1º canal privado generalistaAnálise do debate públicoConcorrênciaDebate PúblicoInformaçãoJornalismoRtpSicTelevisãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::JornalismoO aparecimento dos canais privados em Portugal foi um marco histórico na informação televisão portuguesa. O anúncio de uma maior diversidade de conteúdos, com novas caraterísticas de difusão, fez antever que o serviço público de televisão não estava preparado para lidar com a concorrência, depois de mais de 20 anos a ser líder isolado de audiências. As transformações informativas na RTP, com a chegada da SIC, não deixaram a sociedade indiferente e o debate público em torno do tema começou a surgir. Vários foram os grupos da sociedade que tiveram um contributo importante no debate público. Desde jornalistas, a telespetadores, entre 1992 e 1995, a polémica gerada em torno do aparecimento da SIC e das transformações informativas verificadas na RTP, permitiu aos próprios canais uma maior visibilidade para cada um deles. Esta dissertação pretende analisar, de um modo quantitativo e qualitativo, qual o debate público presente sobre o tema durante e após o nascimento do primeiro canal privado em Portugal. Numa primeira instância, é feita uma revisão teórica sobre os principais temas tratados no trabalho, como o nascimento da televisão de serviço público em Portugal, e do canal privado. De seguida, na metodologia de investigação são explicados o tema, a pergunta de partida, os objetivos e hipóteses deste trabalho e os métodos utilizados para conseguir chegar à resposta do problema. Nesta parte são ainda explicados todos os processos que decorreram durante a análise dos conteúdos. Por último são feitas as discussões provenientes dos resultados obtidos durante a investigação e explanadas as principais conclusões do trabalho realizado.The appearance of private channels in Portugal was a landmark in Portuguese television information. The announcement of a greater diversity of content, with new diffusion characteristics, did foresee that the public television service was not prepared to deal with competition, after more than 20 years being isolated leader audience. With the arrival of SIC, RTP informative transformations didn’t left society indifferent, the public debate on the subject began to emerge. Several were the social groups that had an important contribution to public debate. Since journalists, to the public, between 1992 and 1995, the controversy generated around the appearing of SIC and informative transformations in RTP, allowed channels greater visibility for each of them. This thesis aims to analyze, from a quantitative and qualitative manner, the public debate on the subject, during and after the birth of the first private channel in Portugal. In the first instance, a theoretical review is made on the main themes at work, as the birth of public service television in Portugal and the private one. Then, the research methodology explains the issue addressed, the question of matches, goals and assumptions of this study and the methods used to achieve the response of the problem. In this part is also explained all the processes that took place during the analysis of the contents. For last, discussions are made from the results obtained during the investigation and then are explained the main findings of the work.Carvalheiro, José Ricardo PintouBibliorumSilva, Ana Catarina Pereira Viana da2019-12-12T16:26:30Z2016-10-102016-12-072016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7772TID:202330893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:13.203650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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