Empreendedorismo social: plano de negócios para organização de turismo comunitário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11807 |
Resumo: | Versão Final Inclui correções ou alterações sugeridas pelo Júri. |
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Empreendedorismo social: plano de negócios para organização de turismo comunitárioEmpreendedorismo socialTurismoTurismo comunitárioPlano de negóciosSocial entrepreneurshipBusiness planTourismCommunity tourismGestãoVersão Final Inclui correções ou alterações sugeridas pelo Júri.O objetivo fundamental do presente trabalho consubstancia-se na análise do empreendedorismo social nas organizações deste cariz, com o intuito de desenvolver um plano de negócios de uma organização social, cuja atividade económica compreende a prestação de serviços de atividades turísticas comunitárias na cidade do Porto. A motivação deste tema prende-se com a necessidade de contrariar a tendência mundial de implementar atividades turísticas em espaços turísticos ou com potencial para o turismo, fenómeno denominado de turistificação. Por isso, a finalidade deste trabalho é disseminar o turismo comunitário como uma estratégia capaz de combater este processo e de garantir o desenvolvimento económico, social, ambiental e cultural dos territórios. Com base na abordagem dos conceitos de empreendedorismo social, turismo e turismo comunitário, realizou-se um plano de negócios para impulsionar uma associação de turismo comunitário. Após a reflexão sobre a temática do empreendedorismo e empreendedorismo social em Portugal e a análise do setor do turismo e turismo comunitário, a nível nacional e internacional, procedeu-se à elaboração do plano de negócios. Para a avaliação deste, realizou-se um estudo de viabilidade económica e financeira. Face ao resultado da análise, concluiu-se a viabilidade técnica, económica e financeira do negócio.The main goal of this dissertation is to make an analysis of social entrepreneurship in organizations, in order to develop a business plan for a social organization, whose economical activity includes service agreements of community touristic activities in the city of Oporto. The motivation of this subject is based on the necessity to counteract the worldwide tendency to establish touristic activities in touristic or potential touristic places, a phenomenon known as touristification. Therefore, the purpose of this thesis is to spread the community tourism as a strategy capable of preventing this process and to ensure the economical, social, environmental and cultural development of the territories. Based on the approach of social entrepreneurship, tourism and community tourism concepts, a business plan was developed to promote a community tourism association. After the reflection on the theme of entrepreneurship and social entrepreneurship in Portugal and the analysis of the tourism and community tourism sector, at national and international level, a business plan was elaborated. To evaluate the plan, an economic and financial feasibility study was carried out. Considering the result of the feasibility analysis, the technical, economical and financial viability of the business was concluded.Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Ana João Seabra Lima2018-07-30T15:00:57Z2018-06-282018-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11807TID:201957132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.711803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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