Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1189
Resumo: A temática do empreendedorismo social abrange iniciativas com diferentes formatos, sendo os chamados negócios sociais uma delas. Negócios sociais são novos arranjos e modelos para dar conta dos desafios de uma população crescente que está ultrapassada, por não oferecer oportunidades iguais a todos. Dessa forma, esse tipo de organização pretende ter lucro, mas também gerar valor social. O empreendedorismo exerce importante papel sobre a sociedade com a geração de emprego e possibilidade de ascensão social dos indivíduos. Práticas e segmentos turísticos, como o turismo sustentável ou turismo de base comunitária, se alinham a possibilidade de uma atividade turística consciente com geração de impactos sociais positivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre negócios sociais e turismo. Para isso, no primeiro capítulo foi feito uma revisão da literatura a respeito de três conceitos: empreendedorismo social; negócios sociais; e turismo. Nesse levantamento bibliográfico foram consultados muitos artigos científicos, especialmente internacionais, além de fontes clássicas. E no segundo capítulo foi realizado uma pesquisa de campo com entrevista semiestrutura aplicada a duas organizações brasileiras que atuam no turismo. Essa pesquisa tem caráter descritivo e exploratório. Como principal resultado dessa pesquisa, destacamos a afirmação de que há relação entre as temáticas, negócios sociais e turismo, bem como algumas particularidades pertinentes a essas organizações que atuam no turismo
id UFF-2_59d634bab347a8c1578a4e984cfa2773
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1189
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileirasEmpreendedorismo socialNegócios sociaisTurismoEmpreendedorismoTurismoSocial entrepreneurshipSocial businessTourismA temática do empreendedorismo social abrange iniciativas com diferentes formatos, sendo os chamados negócios sociais uma delas. Negócios sociais são novos arranjos e modelos para dar conta dos desafios de uma população crescente que está ultrapassada, por não oferecer oportunidades iguais a todos. Dessa forma, esse tipo de organização pretende ter lucro, mas também gerar valor social. O empreendedorismo exerce importante papel sobre a sociedade com a geração de emprego e possibilidade de ascensão social dos indivíduos. Práticas e segmentos turísticos, como o turismo sustentável ou turismo de base comunitária, se alinham a possibilidade de uma atividade turística consciente com geração de impactos sociais positivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre negócios sociais e turismo. Para isso, no primeiro capítulo foi feito uma revisão da literatura a respeito de três conceitos: empreendedorismo social; negócios sociais; e turismo. Nesse levantamento bibliográfico foram consultados muitos artigos científicos, especialmente internacionais, além de fontes clássicas. E no segundo capítulo foi realizado uma pesquisa de campo com entrevista semiestrutura aplicada a duas organizações brasileiras que atuam no turismo. Essa pesquisa tem caráter descritivo e exploratório. Como principal resultado dessa pesquisa, destacamos a afirmação de que há relação entre as temáticas, negócios sociais e turismo, bem como algumas particularidades pertinentes a essas organizações que atuam no turismoSocial entrepreneurship encompasses initiatives with different formats and the social business is one of those. Social businesses are new arrangements and models help the challenges of a growing population that is outdated, for not to offer equal opportunities to all. Thus, this type of organization intends to make a profit, but also generate social value. Entrepreneurship plays an important role on society with the creation of jobs and the possibility of social position. Practices and tourism segments, such as sustainable tourism or community-based tourism, line up the possibility of a conscious tourism generating positive social impacts. This work aims to analyze the relationship between social business and tourism. For this, the first chapter is a literature review about three concepts: social entrepreneurship; social business; and tourism. In this literature review were consulted many scientific articles, especially international, and classical sources. And in the second chapter was conducted with field research applied for a two Brazilian organizations working in tourism by an interview. This study is descriptive and exploratory. As the main result of this research, we highlight the statement that there is a relationship between the thematic of social business and tourism, as well as some relevant characteristics to those organizations that work in tourismRocha, Saulo BarrosoSilva, Joysinett MoraesMachado, Marcello de Barros ToméGomes, Mariana Almeida2015-12-16T19:45:48Z2015-12-16T19:45:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1189CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T16:45:11Zoai:app.uff.br:1/1189Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T16:45:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
title Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
spellingShingle Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
Gomes, Mariana Almeida
Empreendedorismo social
Negócios sociais
Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Social entrepreneurship
Social business
Tourism
title_short Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
title_full Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
title_fullStr Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
title_full_unstemmed Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
title_sort Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras
author Gomes, Mariana Almeida
author_facet Gomes, Mariana Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Saulo Barroso
Silva, Joysinett Moraes
Machado, Marcello de Barros Tomé
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mariana Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo social
Negócios sociais
Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Social entrepreneurship
Social business
Tourism
topic Empreendedorismo social
Negócios sociais
Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Social entrepreneurship
Social business
Tourism
description A temática do empreendedorismo social abrange iniciativas com diferentes formatos, sendo os chamados negócios sociais uma delas. Negócios sociais são novos arranjos e modelos para dar conta dos desafios de uma população crescente que está ultrapassada, por não oferecer oportunidades iguais a todos. Dessa forma, esse tipo de organização pretende ter lucro, mas também gerar valor social. O empreendedorismo exerce importante papel sobre a sociedade com a geração de emprego e possibilidade de ascensão social dos indivíduos. Práticas e segmentos turísticos, como o turismo sustentável ou turismo de base comunitária, se alinham a possibilidade de uma atividade turística consciente com geração de impactos sociais positivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre negócios sociais e turismo. Para isso, no primeiro capítulo foi feito uma revisão da literatura a respeito de três conceitos: empreendedorismo social; negócios sociais; e turismo. Nesse levantamento bibliográfico foram consultados muitos artigos científicos, especialmente internacionais, além de fontes clássicas. E no segundo capítulo foi realizado uma pesquisa de campo com entrevista semiestrutura aplicada a duas organizações brasileiras que atuam no turismo. Essa pesquisa tem caráter descritivo e exploratório. Como principal resultado dessa pesquisa, destacamos a afirmação de que há relação entre as temáticas, negócios sociais e turismo, bem como algumas particularidades pertinentes a essas organizações que atuam no turismo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-16T19:45:48Z
2015-12-16T19:45:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1189
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135348651753472