Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10032
Resumo: Apresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola.
id RCAP_550f4c133b2b661753cdaea5e64e9714
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliaçãoEnvolvimento dos alunos na escolaEscala de avaliaçãoFidelidadeValidadeQualidades psicométricasApresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola.We present the steps followed in the development of a new scale for assessment of students’engagement in school. After collecting the items and their pilot study, we proceeded to the application of a scale version entitled “Students’ Engagement in School: A Four-Dimensional Scale” (SES-4DS). The sample included both male (291) and female (388) students, schools from diferente regions of the country and different school years: 6th (138), 7th (170), 9th (197), and 10th (180) grades. We proceeded the study of reliability, as well as construct and external validity. The factorial analysis of the principal components with varimax rotation revealed four dimensions of students’engagement in school: cognitive, affective, behavioral and agency. The total variance explained by such factors appeared quite high (57.91%), as well as the internal consistency coefficients (alpha indices), varying between 0.87 e 0.70, for different groups. In the external validity study, correlations were highly significant and very consistent. The results highlight the good qualities of SES-4DS, which is made available for future investigations regarding students’ engagement in school.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano Henriques2014-01-14T09:47:51Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10032porVeiga, F. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 441-449.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:23.233730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
title Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
Veiga, Feliciano Henriques
Envolvimento dos alunos na escola
Escala de avaliação
Fidelidade
Validade
Qualidades psicométricas
title_short Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
title_full Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
title_sort Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola
Escala de avaliação
Fidelidade
Validade
Qualidades psicométricas
topic Envolvimento dos alunos na escola
Escala de avaliação
Fidelidade
Validade
Qualidades psicométricas
description Apresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-14T09:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10032
url http://hdl.handle.net/10451/10032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 441-449.
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227807076352