Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10032 |
Resumo: | Apresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola. |
id |
RCAP_550f4c133b2b661753cdaea5e64e9714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliaçãoEnvolvimento dos alunos na escolaEscala de avaliaçãoFidelidadeValidadeQualidades psicométricasApresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola.We present the steps followed in the development of a new scale for assessment of students’engagement in school. After collecting the items and their pilot study, we proceeded to the application of a scale version entitled “Students’ Engagement in School: A Four-Dimensional Scale” (SES-4DS). The sample included both male (291) and female (388) students, schools from diferente regions of the country and different school years: 6th (138), 7th (170), 9th (197), and 10th (180) grades. We proceeded the study of reliability, as well as construct and external validity. The factorial analysis of the principal components with varimax rotation revealed four dimensions of students’engagement in school: cognitive, affective, behavioral and agency. The total variance explained by such factors appeared quite high (57.91%), as well as the internal consistency coefficients (alpha indices), varying between 0.87 e 0.70, for different groups. In the external validity study, correlations were highly significant and very consistent. The results highlight the good qualities of SES-4DS, which is made available for future investigations regarding students’ engagement in school.Repositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano Henriques2014-01-14T09:47:51Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10032porVeiga, F. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 441-449.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:23.233730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
title |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação Veiga, Feliciano Henriques Envolvimento dos alunos na escola Escala de avaliação Fidelidade Validade Qualidades psicométricas |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação |
author |
Veiga, Feliciano Henriques |
author_facet |
Veiga, Feliciano Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola Escala de avaliação Fidelidade Validade Qualidades psicométricas |
topic |
Envolvimento dos alunos na escola Escala de avaliação Fidelidade Validade Qualidades psicométricas |
description |
Apresentam-se as fases seguidas na elaboração de uma nova escala de avaliação do envolvimento dos alunos na escola. Após a recolha e o estudo piloto dos itens, procedeu-se à aplicação da versão da escala intitulada “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional”(EAE-E4D). A amostra incluiu alunos do sexo masculino (291) e feminino (388), de escolas de variadas regiões do país e de diferentes anos de escolaridade: 6º (138), 7º (170), 9º (197) e 10º (180). Procedeu-se ao estudo da fidelidade e da validade de construto e externa. Uma análise fatorial de componentes principais com rotação varimax revelou a existência de quatro dimensões do envolvimento dos alunos na escola: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. A variância total explicada por tais fatores apresentou-se bastante elevada (57.91%), bem como os coeficientes de consistência interna (índices alpha), a variarem entre 0.87 e 0.70, para diferentes grupos. No estudo da validade externa, as correlações foram altamente significativas e mostraram-se muito consistentes. Os resultados salientam as boas qualidades da escala EAE-E4D, assim construída e disponibilizada para futuras investigações acerca do envolvimento dos alunos na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-14T09:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10032 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Veiga, F. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 441-449. 0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227807076352 |