Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15390
Resumo: Este Livro reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Os artigos deste E-Book incluem produtos de conferencistas presentes no ICIEAE, de membros do Projeto EAE-DP e de outros investigadores, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). A obra é dedicada à memória de Robert Burden (University of Exeter), consultor do Projeto; a Introdução foi realizada por Shui-fong Lam (University of Hong Kong). Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos, aos pais e às escolas de hoje, para gerar razão crítica que, à pragmática da gestão dos factos que passam, oponha uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e na razão criadora, projetando-se numa escola de equidade e de inclusão e que atraia todos os alunos.
id RCAP_57d2fde21482bc0937a61e6268625233
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educaçãoStudents' engagement in school : international perspectives of psychology and educationEnvolvimento dos alunosDesempenho escolarEste Livro reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Os artigos deste E-Book incluem produtos de conferencistas presentes no ICIEAE, de membros do Projeto EAE-DP e de outros investigadores, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). A obra é dedicada à memória de Robert Burden (University of Exeter), consultor do Projeto; a Introdução foi realizada por Shui-fong Lam (University of Hong Kong). Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos, aos pais e às escolas de hoje, para gerar razão crítica que, à pragmática da gestão dos factos que passam, oponha uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e na razão criadora, projetando-se numa escola de equidade e de inclusão e que atraia todos os alunos.Este livro teve o apoio financeiro da FCTInstituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano Henriques2014-12-10T09:09:13Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/15390porVeiga, F. (Coord.). (2014). Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.978-989-98314-8-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:51.532625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
Students' engagement in school : international perspectives of psychology and education
title Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
Veiga, Feliciano Henriques
Envolvimento dos alunos
Desempenho escolar
title_short Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
title_full Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
title_sort Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos
Desempenho escolar
topic Envolvimento dos alunos
Desempenho escolar
description Este Livro reúne um conjunto de investigações apresentadas no “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Os artigos deste E-Book incluem produtos de conferencistas presentes no ICIEAE, de membros do Projeto EAE-DP e de outros investigadores, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre um conjunto de questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). A obra é dedicada à memória de Robert Burden (University of Exeter), consultor do Projeto; a Introdução foi realizada por Shui-fong Lam (University of Hong Kong). Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos, aos pais e às escolas de hoje, para gerar razão crítica que, à pragmática da gestão dos factos que passam, oponha uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e na razão criadora, projetando-se numa escola de equidade e de inclusão e que atraia todos os alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T09:09:13Z
2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15390
url http://hdl.handle.net/10451/15390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. (Coord.). (2014). Envolvimento dos alunos na escola : perspetivas internacionais da psicologia e educação. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
978-989-98314-8-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134265747701760