Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Casanova, Joana R., Bernardo, Ana B., Cervero, António, Santos, Acácia A. Angeli dos, Ambiel, Rodolfo A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/71669
Resumo: O abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.
id RCAP_551ac8b231ea182746e94836df8061b2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superiorDevelopment of a transcultural questionnaire of motives for higher education dropoutConstrucción de un cuestionario transcultural de motivos de abandono de la enseñanza superiorEnsino SuperiorMotivos de abandonoEstudantes do 1.º anoDropout reasonsFirst-year studentsHigher educationCiências Sociais::PsicologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.The dropout in higher education assumes relevant percentages, with negative consequences for the students, family, institution and society in general. In order to know the reasons for the dropout intention, researchers from Brazil, Spain and Portugal converged on the construction of a transcultural questionnaire. Face the multidimensional nature of dropout causes, the questionnaire assesses six dimensions: Social, Academic, Faculty, Health and Wellbeing, Institutional, and Financial. The factorial analysis, with autonomous samples of first-year students from Brazil, Spain and Portugal, showed an adequate distribution of the items by the six dimensions, with some difficulties in Faculty dimension in Brazilian sample. The internal consistency of items reached adequate levels in those six dimensions (values range from .74 to .91). Future developments should test the dimensionality of the questionnaire and its invariance in all three countries, including other psychological and academic variables for criterion validity analysis. Keywords: higher education; dropout reasons; first-year studentsEl abandono en la enseñanza superior es un tema relevante por su incidencia y por sus consecuencias negativas a nivel personal, familiar, institucional y social. En búsqueda de conocer las razones de intención de abandono, investigadores de Brasil, España y Portugal participaron en la construcción de un cuestionario de evaluación transcultural. Dicho instrumento, de naturaleza multidimensional, se organiza en seis dimensiones: Social, Académica, Profesorado, Salud y Bienestar, Institucional y Financiera. El análisis factorial, con muestras independientes de los estudiantes del primer año de Brasil, España y Portugal, mostró una distribución adecuada de los ítems en las seis dimensiones, con alguna discrepancia en la dimensión Profesorado en la muestra brasileña. Los índices de consistencia interna alcanzaron niveles adecuados (valores entre .74 y .91), si bien que se debe realizar nuevos estudios para probar la dimensionalidad del cuestionario y su invariancia en los tres países, incluyendo las variables psicológicas y académicas para analizar la validez de criterio(undefined)Universidade de São FranciscoUniversidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Casanova, Joana R.Bernardo, Ana B.Cervero, AntónioSantos, Acácia A. Angeli dosAmbiel, Rodolfo A. M.20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/71669porAlmeida, L. S., Casanova, J. R., Bernardo, A., Cervero, A., Santos, A. A., & Ambiel, R. (2020). Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior. Revista Avaliação Psicológica, 18(2), 201–209. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.111677-04712175-343110.15689/ap.2019.1802.17694.11https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7057360.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:16.790824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
Development of a transcultural questionnaire of motives for higher education dropout
Construcción de un cuestionario transcultural de motivos de abandono de la enseñanza superior
title Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
spellingShingle Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
Almeida, Leandro S.
Ensino Superior
Motivos de abandono
Estudantes do 1.º ano
Dropout reasons
First-year students
Higher education
Ciências Sociais::Psicologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
title_full Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
title_fullStr Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
title_full_unstemmed Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
title_sort Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Cervero, António
Santos, Acácia A. Angeli dos
Ambiel, Rodolfo A. M.
author_role author
author2 Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Cervero, António
Santos, Acácia A. Angeli dos
Ambiel, Rodolfo A. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Cervero, António
Santos, Acácia A. Angeli dos
Ambiel, Rodolfo A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Motivos de abandono
Estudantes do 1.º ano
Dropout reasons
First-year students
Higher education
Ciências Sociais::Psicologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ensino Superior
Motivos de abandono
Estudantes do 1.º ano
Dropout reasons
First-year students
Higher education
Ciências Sociais::Psicologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/71669
url https://hdl.handle.net/1822/71669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, L. S., Casanova, J. R., Bernardo, A., Cervero, A., Santos, A. A., & Ambiel, R. (2020). Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior. Revista Avaliação Psicológica, 18(2), 201–209. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.11
1677-0471
2175-3431
10.15689/ap.2019.1802.17694.11
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7057360.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132763648950272