Condutas agressivas em idade escolar: o bullying em alunos do 3º Ciclo nas escolas do Distrito de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Hugo Jorge de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3298
Resumo: Este estudo insere-se dentro da temática Bullying e com ele pretende-se aferir os níveis deste fenómeno em escolas do Distrito de Bragança. Torna-se importante conhecer o fenómeno dentro do contexto escolar, as suas características e também identificar os problemas que dele advêm e consequentemente criar ou adequar programas de intervenção anti-bullying de acordo com o que realmente é urgente em cada escola. A amostra deste estudo foi constituída por 279 alunos de escolas do 3.º ciclo do Ensino Básico do distrito de Bragança, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, de turmas do 7.º e do 8.º ano de escolaridade, que foram sujeitos ao preenchimento de um questionário. Foram consideradas vítimas de Bullying 14,2% dos rapazes e 21,4% das raparigas; Em relação aos agressores, foram considerados 10,2% dos rapazes e 3,9% das raparigas. O Recreio, corredores e escadas e as imediações da escola são os locais onde as agressões acontecem mais frequentemente; “Chamar nomes”, “Gozar/humilhar”, “Magoar de propósito” e “levantar calúnias” são as formas de agressão mais usuais dentro da amostra. Toda a rede social deverá realizar ações concretas em relação ao Bullying: sensibilizar para o tema – pois obriga ao envolvimento de todos, para que o problema seja levado a sério; denunciar o problema – para que estes comportamentos não sejam tolerados; criar de programas de intervenção anti-bullying – para que se possa evitar o Bullying e recuperar aqueles que de uma forma ou de outra foram atingidos por ele.
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