O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão Cunha, Rosário
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Luísa Mota, Sequeira, Cristiana, de Almeida Barros, Rita, Cabral, Leonor, Dias, Teresa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30081
Resumo: Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.
id RCAP_5524af50e8b653d10714ef849fcbc491
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentesWhat makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagers¿Qué facilita y dificulta el aprendizaje? La perspectiva de los adolescentesAprendizagem escolarEnsinoAdolescênciaSchool learningTeachingAdolescenceAprendizaje escolarEnseñanzaAdolescenciaEste estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.This qualitative study aimed to understand the perceptions of adolescent students about what facilitates and hinders their learning. The knowledge of students’ perceptions about their learning allows to improve the quality of the learning processes quality. Five focus groups were conducted, with a semi-structured script, in five different private schools from the North of Portugal, having participated in 32 students randomly selected. Participants were students from 7th, 8th and 9th grades, with ages between 12 and 15 years old. The data analysis followed a semi-inductive process and descriptive coding of data. The results highlighted the key role of teachers in students’ learning; the importance of students´ action versus passivity in the classroom; the relevance of emotional and relational dimension to enhance students’ engagement, and the relevance of learning self-regulation strategies. As for implications, it is suggested that actions be carried out with teachers and students based on the data collected and analyzed, in order to promote metacognition of both.Este estudio cualitativo tuvo como objetivo analizar las percepciones de alumnos adolescentes acerca de los aspectos que facilitan y dificultan su aprendizaje. El conocimiento de las percepciones de los alumnos sobre su aprendizaje permite mejorar la calidad de los procesos de enseñanza-aprendizaje. A partir de un guión semiestructurado, cinco discusiones en grupos focales se llevaron a cabo en cinco escuelas privadas en el Norte de Portugal, que han participado 32 estudiantes seleccionados aleatoriamente. Los participantes eran alumnos del 3º ciclo de la Enseñanza Básica (7º, 8º y 9º años), con edades comprendidas entre los 12 y los 15 años. El análisis de los datos siguió un proceso semi-inductivo de codificación descriptiva. Los resultados subrayan el papel fundamental del profesor para el aprendizaje; la importancia de la acción de los alumnos en el aula versus pasividad; la relevancia de la dimensión emocional y relacional para la participación del alumno y de las estrategias de autorregulación del aprendizaje. Como implicaciones se sugiere la concreción de acciones junto a profesores y alumnos acerca de los datos recogidos y analizados, que sean promotores de la metacognición de ambos.Universidade Estadual de MaringáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSerrão Cunha, RosárioRibeiro, Luísa MotaSequeira, Cristianade Almeida Barros, RitaCabral, LeonorDias, Teresa Silva2020-03-25T12:00:42Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30081porCunha, R.S., Ribeiro, L.M., Sequeira, C., Barros, R.A., Cabral, L., Dias, T.S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, 25: e464141413-737210.4025/psicolestud.v25i0.464141807-0329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:12.439662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
What makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagers
¿Qué facilita y dificulta el aprendizaje? La perspectiva de los adolescentes
title O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
spellingShingle O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
Serrão Cunha, Rosário
Aprendizagem escolar
Ensino
Adolescência
School learning
Teaching
Adolescence
Aprendizaje escolar
Enseñanza
Adolescencia
title_short O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
title_full O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
title_fullStr O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
title_full_unstemmed O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
title_sort O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
author Serrão Cunha, Rosário
author_facet Serrão Cunha, Rosário
Ribeiro, Luísa Mota
Sequeira, Cristiana
de Almeida Barros, Rita
Cabral, Leonor
Dias, Teresa Silva
author_role author
author2 Ribeiro, Luísa Mota
Sequeira, Cristiana
de Almeida Barros, Rita
Cabral, Leonor
Dias, Teresa Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão Cunha, Rosário
Ribeiro, Luísa Mota
Sequeira, Cristiana
de Almeida Barros, Rita
Cabral, Leonor
Dias, Teresa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem escolar
Ensino
Adolescência
School learning
Teaching
Adolescence
Aprendizaje escolar
Enseñanza
Adolescencia
topic Aprendizagem escolar
Ensino
Adolescência
School learning
Teaching
Adolescence
Aprendizaje escolar
Enseñanza
Adolescencia
description Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-25T12:00:42Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30081
url http://hdl.handle.net/10400.14/30081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, R.S., Ribeiro, L.M., Sequeira, C., Barros, R.A., Cabral, L., Dias, T.S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, 25: e46414
1413-7372
10.4025/psicolestud.v25i0.46414
1807-0329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131951994503168