O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30081 |
Resumo: | Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos. |
id |
RCAP_5524af50e8b653d10714ef849fcbc491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentesWhat makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagers¿Qué facilita y dificulta el aprendizaje? La perspectiva de los adolescentesAprendizagem escolarEnsinoAdolescênciaSchool learningTeachingAdolescenceAprendizaje escolarEnseñanzaAdolescenciaEste estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.This qualitative study aimed to understand the perceptions of adolescent students about what facilitates and hinders their learning. The knowledge of students’ perceptions about their learning allows to improve the quality of the learning processes quality. Five focus groups were conducted, with a semi-structured script, in five different private schools from the North of Portugal, having participated in 32 students randomly selected. Participants were students from 7th, 8th and 9th grades, with ages between 12 and 15 years old. The data analysis followed a semi-inductive process and descriptive coding of data. The results highlighted the key role of teachers in students’ learning; the importance of students´ action versus passivity in the classroom; the relevance of emotional and relational dimension to enhance students’ engagement, and the relevance of learning self-regulation strategies. As for implications, it is suggested that actions be carried out with teachers and students based on the data collected and analyzed, in order to promote metacognition of both.Este estudio cualitativo tuvo como objetivo analizar las percepciones de alumnos adolescentes acerca de los aspectos que facilitan y dificultan su aprendizaje. El conocimiento de las percepciones de los alumnos sobre su aprendizaje permite mejorar la calidad de los procesos de enseñanza-aprendizaje. A partir de un guión semiestructurado, cinco discusiones en grupos focales se llevaron a cabo en cinco escuelas privadas en el Norte de Portugal, que han participado 32 estudiantes seleccionados aleatoriamente. Los participantes eran alumnos del 3º ciclo de la Enseñanza Básica (7º, 8º y 9º años), con edades comprendidas entre los 12 y los 15 años. El análisis de los datos siguió un proceso semi-inductivo de codificación descriptiva. Los resultados subrayan el papel fundamental del profesor para el aprendizaje; la importancia de la acción de los alumnos en el aula versus pasividad; la relevancia de la dimensión emocional y relacional para la participación del alumno y de las estrategias de autorregulación del aprendizaje. Como implicaciones se sugiere la concreción de acciones junto a profesores y alumnos acerca de los datos recogidos y analizados, que sean promotores de la metacognición de ambos.Universidade Estadual de MaringáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSerrão Cunha, RosárioRibeiro, Luísa MotaSequeira, Cristianade Almeida Barros, RitaCabral, LeonorDias, Teresa Silva2020-03-25T12:00:42Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30081porCunha, R.S., Ribeiro, L.M., Sequeira, C., Barros, R.A., Cabral, L., Dias, T.S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, 25: e464141413-737210.4025/psicolestud.v25i0.464141807-0329info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:12.439662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes What makes learning easier and more difficult? The perspective of teenagers ¿Qué facilita y dificulta el aprendizaje? La perspectiva de los adolescentes |
title |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
spellingShingle |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes Serrão Cunha, Rosário Aprendizagem escolar Ensino Adolescência School learning Teaching Adolescence Aprendizaje escolar Enseñanza Adolescencia |
title_short |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
title_full |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
title_fullStr |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
title_full_unstemmed |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
title_sort |
O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes |
author |
Serrão Cunha, Rosário |
author_facet |
Serrão Cunha, Rosário Ribeiro, Luísa Mota Sequeira, Cristiana de Almeida Barros, Rita Cabral, Leonor Dias, Teresa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Luísa Mota Sequeira, Cristiana de Almeida Barros, Rita Cabral, Leonor Dias, Teresa Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrão Cunha, Rosário Ribeiro, Luísa Mota Sequeira, Cristiana de Almeida Barros, Rita Cabral, Leonor Dias, Teresa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem escolar Ensino Adolescência School learning Teaching Adolescence Aprendizaje escolar Enseñanza Adolescencia |
topic |
Aprendizagem escolar Ensino Adolescência School learning Teaching Adolescence Aprendizaje escolar Enseñanza Adolescencia |
description |
Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-25T12:00:42Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/30081 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/30081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, R.S., Ribeiro, L.M., Sequeira, C., Barros, R.A., Cabral, L., Dias, T.S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo, 25: e46414 1413-7372 10.4025/psicolestud.v25i0.46414 1807-0329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131951994503168 |