Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169023 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível? |
id |
UFRGS-2_80b1c03c8348e8b58bfe76abdec33064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169023 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Regla, Claudete Lourdes LambGurski, Rose2017-09-28T02:28:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/169023001046642Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível?This work presents a reflection, based on psychoanalytic theory, on the factors of adolescence and some issues that can trigger in the learning difficulty. The concerns and complaints brought by the parents during the consultations led me to seek psychoanalysis as a way to better understand the subject's emotional development as well as his psychic constitution. Nowadays, we are faced with the adolescence taken by a consumerism with attractive, increasingly interesting, that distract attention away from school subjects. I often find myself in distressed and distressed parents for failing to fulfill their obligations as parents because they have a double journey and can not devote as they would like to their children.All this has generated conflicts between parents and children, anxiety and distress in family members.The greatest demand, today, is the search to solve this problem, that is, to outsource some responsibilities, especially the school ones. On the other hand, the question arises of the teacher's desire, as an educator, to awaken in adolescents the desire to learn: would this be possible?application/pdfporAdolescênciaAprendizagemAdolescenceLearningDesireDespertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046642.pdf001046642.pdfTexto completoapplication/pdf193148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/1/001046642.pdf2e1eec26f49e3e1895c5103372d17588MD51TEXT001046642.pdf.txt001046642.pdf.txtExtracted Texttext/plain68206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/2/001046642.pdf.txte345cdb3dd4a2ff28fd296c8c0a9e89aMD52THUMBNAIL001046642.pdf.jpg001046642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/3/001046642.pdf.jpgc67371acd39a7fd512d976eede5a43fbMD5310183/1690232018-10-29 07:59:16.147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:59:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
title |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
spellingShingle |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? Regla, Claudete Lourdes Lamb Adolescência Aprendizagem Adolescence Learning Desire |
title_short |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
title_full |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
title_fullStr |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
title_full_unstemmed |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
title_sort |
Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível? |
author |
Regla, Claudete Lourdes Lamb |
author_facet |
Regla, Claudete Lourdes Lamb |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regla, Claudete Lourdes Lamb |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gurski, Rose |
contributor_str_mv |
Gurski, Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Aprendizagem |
topic |
Adolescência Aprendizagem Adolescence Learning Desire |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescence Learning Desire |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível? |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-28T02:28:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/169023 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046642 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/169023 |
identifier_str_mv |
001046642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/1/001046642.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/2/001046642.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/3/001046642.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e1eec26f49e3e1895c5103372d17588 e345cdb3dd4a2ff28fd296c8c0a9e89a c67371acd39a7fd512d976eede5a43fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447203603283968 |