Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regla, Claudete Lourdes Lamb
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169023
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível?
id UFRGS-2_80b1c03c8348e8b58bfe76abdec33064
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169023
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Regla, Claudete Lourdes LambGurski, Rose2017-09-28T02:28:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/169023001046642Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível?This work presents a reflection, based on psychoanalytic theory, on the factors of adolescence and some issues that can trigger in the learning difficulty. The concerns and complaints brought by the parents during the consultations led me to seek psychoanalysis as a way to better understand the subject's emotional development as well as his psychic constitution. Nowadays, we are faced with the adolescence taken by a consumerism with attractive, increasingly interesting, that distract attention away from school subjects. I often find myself in distressed and distressed parents for failing to fulfill their obligations as parents because they have a double journey and can not devote as they would like to their children.All this has generated conflicts between parents and children, anxiety and distress in family members.The greatest demand, today, is the search to solve this problem, that is, to outsource some responsibilities, especially the school ones. On the other hand, the question arises of the teacher's desire, as an educator, to awaken in adolescents the desire to learn: would this be possible?application/pdfporAdolescênciaAprendizagemAdolescenceLearningDesireDespertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046642.pdf001046642.pdfTexto completoapplication/pdf193148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/1/001046642.pdf2e1eec26f49e3e1895c5103372d17588MD51TEXT001046642.pdf.txt001046642.pdf.txtExtracted Texttext/plain68206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/2/001046642.pdf.txte345cdb3dd4a2ff28fd296c8c0a9e89aMD52THUMBNAIL001046642.pdf.jpg001046642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/3/001046642.pdf.jpgc67371acd39a7fd512d976eede5a43fbMD5310183/1690232018-10-29 07:59:16.147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169023Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T10:59:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
title Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
spellingShingle Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
Regla, Claudete Lourdes Lamb
Adolescência
Aprendizagem
Adolescence
Learning
Desire
title_short Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
title_full Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
title_fullStr Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
title_full_unstemmed Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
title_sort Despertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?
author Regla, Claudete Lourdes Lamb
author_facet Regla, Claudete Lourdes Lamb
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regla, Claudete Lourdes Lamb
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gurski, Rose
contributor_str_mv Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Aprendizagem
topic Adolescência
Aprendizagem
Adolescence
Learning
Desire
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
Learning
Desire
description Este trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível?
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-28T02:28:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046642
url http://hdl.handle.net/10183/169023
identifier_str_mv 001046642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/1/001046642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/2/001046642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169023/3/001046642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e1eec26f49e3e1895c5103372d17588
e345cdb3dd4a2ff28fd296c8c0a9e89a
c67371acd39a7fd512d976eede5a43fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724630491725824