A utilização de recursos não formais no desenvolvimento da abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nádia Gavazzi
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11074
Resumo: Através do desenvolvimento do presente estudo, pretendeu-se compreender de que forma a utilização de recursos não formais permite o desenvolvimento da abordagem CTS na aula de Ciências da Natureza, no âmbito do ensino/aprendizagem acerca da importância das plantas e do processo de reprodução das plantas com flor, e se a utilização destes recursos poderá aumentar o interesse dos alunos para o estudo deste tema. Ao longo de quatro semanas de estágio foram implementadas tarefas que pretendiam utilizar as potencialidades de recursos associados a contextos de ensino não formal, de forma a desenvolver uma abordagem CTS em que se relacionassem os conteúdos em estudo com problemáticas da atualidade, nomeadamente a desflorestação, as alterações climáticas ou a diminuição da biodiversidade. Neste sentido, desenvolveram-se sete tarefas, centradas na exploração de recursos não formais, como por exemplo, notícias, vídeos de divulgação científica e museus virtuais. Neste estudo participaram 20 alunos de uma turma de 6º ano, no âmbito do estágio no 2º Ciclo, necessário para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com uma metodologia de investigação sobre a prática, tendo-se recolhido os dados através da observação participante, utilizando-se notas de campo e gravações de aulas, inquéritos por questionário, entrevistas e recolha documental. A análise de dados sugere que os recursos não formais permitiram o desenvolvimento da abordagem CTS, tendo-se verificado vários momentos, durante o desenvolvimento das tarefas, em que os alunos foram capazes de relacionar as dimensões do trinómio Ciência-Tecnologia-Sociedade. A utilização dos recursos não formais aumentou o interesse dos alunos na exploração das tarefas propostas e, consequentemente, no estudo das plantas.
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