A experiência nos festivais de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13429 |
Resumo: | Os festivais de música são um tipo de evento que proporciona aos seus participantes diversificados momentos de alegria, diversão e prazer, ou seja, novas experiências com significados emocionais. Estes eventos são procurados pelas experiências e emoções que proporcionam aos seus participantes. O marketing experiencial é caracterizado pela construção de relações fortes e da vivência de momentos únicos baseado nas emoções provocadas pela experiência e tem como principal base a satisfação do consumidor. Envolver os consumidores num conjunto rico de experiências, que proporcione a interação entre participante e evento, aumenta os seus níveis de satisfação através dos benefícios psicológicos obtidos com a experiência. Estes níveis de satisfação podem resultar na propensão de voltar ao evento e na intenção de o recomendar a outras pessoas. A presente pesquisa pretende compreender a forma como a experiência influencia a satisfação dos participantes do festival de música. As cinco dimensões da experiência são fatores de influência dos níveis de satisfação e consecutiva propensão para voltar e para recomendar o festival depois de usufruir deste evento. A pesquisa apresenta uma base teórica fundamentada com os principais conceitos que sustentam todo o seu processo bem como a relação entre a experiência e a satisfação. Os dados foram obtidos através da implementação de 240 questionários e da sua respetiva análise estatística para avaliar a força da correlação entre as variáveis. Os resultados obtidos indicam que a experiência influência os níveis de satisfação dos seus participantes. Á medida que a experiência aumenta os níveis de satisfação tendem a aumentar. Este facto foi verificado na correlação positiva que existe entre as cinco dimensões da experiência e a satisfação. Foi ainda verificada uma correlação positiva entre a experiência e os comportamentos no pós-evento, o mesmo repete-se para a satisfação e os comportamentos no pós-evento. A partir dos resultados do estudo verifica-se a importância da estratégia do marketing experiencial em proporcionar aos consumidores diversificadas experiências que implicam momentos de grandes emoções e benefícios psicológicos que os conduzem aos mais altos níveis de satisfação. |
id |
RCAP_552d28e5d674cc993328c626c6826a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência nos festivais de músicaFestivais de músicaSatisfação do consumidorEmoçõesOs festivais de música são um tipo de evento que proporciona aos seus participantes diversificados momentos de alegria, diversão e prazer, ou seja, novas experiências com significados emocionais. Estes eventos são procurados pelas experiências e emoções que proporcionam aos seus participantes. O marketing experiencial é caracterizado pela construção de relações fortes e da vivência de momentos únicos baseado nas emoções provocadas pela experiência e tem como principal base a satisfação do consumidor. Envolver os consumidores num conjunto rico de experiências, que proporcione a interação entre participante e evento, aumenta os seus níveis de satisfação através dos benefícios psicológicos obtidos com a experiência. Estes níveis de satisfação podem resultar na propensão de voltar ao evento e na intenção de o recomendar a outras pessoas. A presente pesquisa pretende compreender a forma como a experiência influencia a satisfação dos participantes do festival de música. As cinco dimensões da experiência são fatores de influência dos níveis de satisfação e consecutiva propensão para voltar e para recomendar o festival depois de usufruir deste evento. A pesquisa apresenta uma base teórica fundamentada com os principais conceitos que sustentam todo o seu processo bem como a relação entre a experiência e a satisfação. Os dados foram obtidos através da implementação de 240 questionários e da sua respetiva análise estatística para avaliar a força da correlação entre as variáveis. Os resultados obtidos indicam que a experiência influência os níveis de satisfação dos seus participantes. Á medida que a experiência aumenta os níveis de satisfação tendem a aumentar. Este facto foi verificado na correlação positiva que existe entre as cinco dimensões da experiência e a satisfação. Foi ainda verificada uma correlação positiva entre a experiência e os comportamentos no pós-evento, o mesmo repete-se para a satisfação e os comportamentos no pós-evento. A partir dos resultados do estudo verifica-se a importância da estratégia do marketing experiencial em proporcionar aos consumidores diversificadas experiências que implicam momentos de grandes emoções e benefícios psicológicos que os conduzem aos mais altos níveis de satisfação.Music festivals are events that offer their participants diversified moments of joy, fun and pleasure which overall contributes to the creation of significant emotional experiences. These events are sought for these reasons, both the experiences and emotions that they provide to their participants. Experiential marketing is characterized by building strong relationships and experience unique moments based on the emotions evoked by the experience and is mainly based on consumer satisfaction. Involving the consumers in a rich set of experiences that provide interaction between participant and event increases their levels of satisfaction through the psychological benefits gained from the experience. That satisfaction can generate a propensity to not only retake in the event but also to recommend it to other people. This research intends to comprehend the method by which the experience influences customer satisfaction associated with these events. The five dimensions of the experience are influence factors associated with satisfaction and consecutive propensity to repeat the practice and advertise the festival after the event. The research presents a theoretical basis fundamented by the main concepts that sustain the whole process as well as the relation between experience and satisfaction. The data was obtained through the implementation of 240 questioners and their respective statistical analysis in order to evaluate the strength of the correlation between the variables. The results acquired indicate that the experience influences the satisfaction levels of its participants. As the experience increases, satisfaction levels tend to increase. This was seen in the positive correlation between the five dimensions of experience and satisfaction. It was also observed a positive correlation between experience and behavior after the event, the same is repeated for the satisfaction and behavior in the post-event. From the case study results we can verify the importance of experiential marketing strategies in promoting diversified experiences to the consumers. This generates moments of intense emotion and psychological benefits which results in the highest levels of satisfaction.Universidade de Aveiro2015-02-19T12:51:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13429TID:201558530porQueirós, Ana Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:32Zoai:ria.ua.pt:10773/13429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:19.625179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência nos festivais de música |
title |
A experiência nos festivais de música |
spellingShingle |
A experiência nos festivais de música Queirós, Ana Filipa da Silva Festivais de música Satisfação do consumidor Emoções |
title_short |
A experiência nos festivais de música |
title_full |
A experiência nos festivais de música |
title_fullStr |
A experiência nos festivais de música |
title_full_unstemmed |
A experiência nos festivais de música |
title_sort |
A experiência nos festivais de música |
author |
Queirós, Ana Filipa da Silva |
author_facet |
Queirós, Ana Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queirós, Ana Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Festivais de música Satisfação do consumidor Emoções |
topic |
Festivais de música Satisfação do consumidor Emoções |
description |
Os festivais de música são um tipo de evento que proporciona aos seus participantes diversificados momentos de alegria, diversão e prazer, ou seja, novas experiências com significados emocionais. Estes eventos são procurados pelas experiências e emoções que proporcionam aos seus participantes. O marketing experiencial é caracterizado pela construção de relações fortes e da vivência de momentos únicos baseado nas emoções provocadas pela experiência e tem como principal base a satisfação do consumidor. Envolver os consumidores num conjunto rico de experiências, que proporcione a interação entre participante e evento, aumenta os seus níveis de satisfação através dos benefícios psicológicos obtidos com a experiência. Estes níveis de satisfação podem resultar na propensão de voltar ao evento e na intenção de o recomendar a outras pessoas. A presente pesquisa pretende compreender a forma como a experiência influencia a satisfação dos participantes do festival de música. As cinco dimensões da experiência são fatores de influência dos níveis de satisfação e consecutiva propensão para voltar e para recomendar o festival depois de usufruir deste evento. A pesquisa apresenta uma base teórica fundamentada com os principais conceitos que sustentam todo o seu processo bem como a relação entre a experiência e a satisfação. Os dados foram obtidos através da implementação de 240 questionários e da sua respetiva análise estatística para avaliar a força da correlação entre as variáveis. Os resultados obtidos indicam que a experiência influência os níveis de satisfação dos seus participantes. Á medida que a experiência aumenta os níveis de satisfação tendem a aumentar. Este facto foi verificado na correlação positiva que existe entre as cinco dimensões da experiência e a satisfação. Foi ainda verificada uma correlação positiva entre a experiência e os comportamentos no pós-evento, o mesmo repete-se para a satisfação e os comportamentos no pós-evento. A partir dos resultados do estudo verifica-se a importância da estratégia do marketing experiencial em proporcionar aos consumidores diversificadas experiências que implicam momentos de grandes emoções e benefícios psicológicos que os conduzem aos mais altos níveis de satisfação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-02-19T12:51:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13429 TID:201558530 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13429 |
identifier_str_mv |
TID:201558530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137544384806912 |