O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Joana Margarida Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94773
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_72c9cb7c325b8b845720db01d258ca9c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupalThe team learning process and the effect on the team commitment: a longitudinal and intragrupal perspectiveAbordagem longitudinal e intragrupalAprendizagem grupalComprometimento para com o grupoDinâmicas grupaisIntrateam longitudinal approachTeam learningTeam commitmentTeam dynamicsDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoIn a globalized world like today, the workgroups are a central element for the organization’s success. They are complex adaptive systems, characterized by a nonlinear dynamic, so they can present variations on the development patterns over time.In this sense, the present study is based on an intrateam longitudinal approach. Using a sample of 42 project teams and single-item visual analogue scales, we tried to analyze the different development patterns of team learning based on three different moments (in the beginning, middle and end of the group life cycle) and their impact on team commitment – affective, normative and continuance -, at the end of the project. The results indicate that the nonlinear patterns are more frequent and that the groups variate in their learning process (in the utilization that they make in the team learning behaviors over time), with statistical significance differences in the three characteristics of change: direction, ratio and degree. Furthermore, the results suggest that different development patterns lead to diverse effects on the three components of commitment. The most affected commitment is the affective commitment.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Num mundo globalizado como o atual, os grupos de trabalho constituem um elemento central para o sucesso das organizações. Estes grupos são sistemas adaptativos e complexos, caracterizados por uma dinâmica não linear, pelo que podem apresentar variações nos padrões de desenvolvimento ao longo do tempo.Neste sentido, o presente estudo baseia-se numa abordagem longitudinal e intragrupal. Através de uma amostra de 42 equipas de projeto e de medidas de item único com escalas de resposta de formato analógico visual, procurámos analisar os diferentes padrões de aprendizagem grupal tendo por base três momentos distintos (início, meio e fim do ciclo de vida grupal) e qual o seu impacto no comprometimento – afetivo, normativo e de continuidade – dos membros para com o grupo, no final do período de trabalho.Os resultados revelam que os padrões não lineares são os mais frequentes e que os grupos diferem na sua forma de aprender (i.e., na utilização que fazem dos comportamentos de aprendizagem em grupo ao longo do tempo), tendo-se obtido diferenças estatisticamente significativas nas três características da mudança: direção, rácio e grau. Estes resultados sugerem, ainda, que diferentes padrões de desenvolvimento conduzem a efeitos distintos nos três componentes do comprometimento. O comprometimento mais afetado por estes padrões foi o comprometimento afetivo.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94773http://hdl.handle.net/10316/94773TID:202716120porDinis, Joana Margarida Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:20:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:25.763366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
The team learning process and the effect on the team commitment: a longitudinal and intragrupal perspective
title O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
spellingShingle O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
Dinis, Joana Margarida Carvalho
Abordagem longitudinal e intragrupal
Aprendizagem grupal
Comprometimento para com o grupo
Dinâmicas grupais
Intrateam longitudinal approach
Team learning
Team commitment
Team dynamics
title_short O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
title_full O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
title_fullStr O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
title_sort O processo de aprendizagem grupal e o seu efeito no comprometimento dos membros para com o grupo: uma perspetiva longitudinal e intragrupal
author Dinis, Joana Margarida Carvalho
author_facet Dinis, Joana Margarida Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Joana Margarida Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem longitudinal e intragrupal
Aprendizagem grupal
Comprometimento para com o grupo
Dinâmicas grupais
Intrateam longitudinal approach
Team learning
Team commitment
Team dynamics
topic Abordagem longitudinal e intragrupal
Aprendizagem grupal
Comprometimento para com o grupo
Dinâmicas grupais
Intrateam longitudinal approach
Team learning
Team commitment
Team dynamics
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94773
http://hdl.handle.net/10316/94773
TID:202716120
url http://hdl.handle.net/10316/94773
identifier_str_mv TID:202716120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029299056640