Vítimas e agressores : manifestações de bullying em alunos do 6º ao 9º ano duma escola de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Eliane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3181
Resumo: Enquadramento: A violência escolar é uma realidade transversal em todos os países, pode assumir várias formas e algumas delas com algum perigo. Tendo a escola por missão promover a educação e facilitar o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e relacional, deve a mesma estar atenta a às situações de violência, procurando prevenir e intervir de forma atempada. Objetivos: Avaliar a existência e as formas de manifestação de bullying em alunos dos 6° ao 9º anos de escolaridade, bem como identificar algumas caraterísticas pessoais, sociodemográficas e variáveis do contexto escolar que podem influenciar os comportamentos de bullying. Material e métodos: Estudo transversal, exploratório-descritivo e correlacional, com uma abordagem quantitativa. Aplicamos um questionário numa amostra de 156 alunos numa escola de ensino fundamental em São Brás – Alagoas, Brasil. Resultados: A maioria é do sexo feminino (60,9%) e a idade situa-se entre os 11 e os 16 anos com uma média de 12,87 anos. A relação com a familia é boa (76,3%), já reprovaram 36,5% dos alunos e, destes, 25,3% reprovaram duas vezes. Já tiveram participação disciplinar 64,1% dos alunos, 10,9% já tiveram suspensão de atividades escolares e 85,3% referem que raramente os pais vêm à escola. Os alunos gostam da turma e da escola e consideram-na segura. Todos os alunos já foram alguma vez vitimas e agressores de bullying. As meninas sofrem mais bullying direto e utilizam mais o indireto e a intimidação e os rapazes sofrem mais bullying indireto e intimidação e utilizam mais o direto. Os alunos vitimas de bullying e com boa relação familiar sofrem mais bullying direto e indirecto e os alunos que têm uma boa relação familiar têm valores inferiores enquanto agressores em todas as forma de bullying. Os que reprovaram têm valores mais elevados em todas as formas de bullying quer enquanto vitimas quer enquanto agressores. Existe associação entre a participação disciplinar e o bullying direto. Conclusões: Na nossa amostra todos os alunos já foram vítimas de bullying e também já foram agressores.Os rapazes recorrem mais ao bullying direto e meninas ao indireto e intimidação. Os reprovados têm valores mais elevados de bullying quer como vitims quer como agressores. Os alunos com boa relação familiar têm menos comportamentos de bullying. É importante conhecer a realidade de cada escola quanto aos comportamentos de bullying e devem realizar-se em parceria com a família programas de prevenção e intervenção precoce. Palavras chaves: Bullying; escola; vitimas; agressores.
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Material e métodos: Estudo transversal, exploratório-descritivo e correlacional, com uma abordagem quantitativa. Aplicamos um questionário numa amostra de 156 alunos numa escola de ensino fundamental em São Brás – Alagoas, Brasil. Resultados: A maioria é do sexo feminino (60,9%) e a idade situa-se entre os 11 e os 16 anos com uma média de 12,87 anos. A relação com a familia é boa (76,3%), já reprovaram 36,5% dos alunos e, destes, 25,3% reprovaram duas vezes. Já tiveram participação disciplinar 64,1% dos alunos, 10,9% já tiveram suspensão de atividades escolares e 85,3% referem que raramente os pais vêm à escola. Os alunos gostam da turma e da escola e consideram-na segura. Todos os alunos já foram alguma vez vitimas e agressores de bullying. As meninas sofrem mais bullying direto e utilizam mais o indireto e a intimidação e os rapazes sofrem mais bullying indireto e intimidação e utilizam mais o direto. Os alunos vitimas de bullying e com boa relação familiar sofrem mais bullying direto e indirecto e os alunos que têm uma boa relação familiar têm valores inferiores enquanto agressores em todas as forma de bullying. Os que reprovaram têm valores mais elevados em todas as formas de bullying quer enquanto vitimas quer enquanto agressores. Existe associação entre a participação disciplinar e o bullying direto. Conclusões: Na nossa amostra todos os alunos já foram vítimas de bullying e também já foram agressores.Os rapazes recorrem mais ao bullying direto e meninas ao indireto e intimidação. Os reprovados têm valores mais elevados de bullying quer como vitims quer como agressores. Os alunos com boa relação familiar têm menos comportamentos de bullying. É importante conhecer a realidade de cada escola quanto aos comportamentos de bullying e devem realizar-se em parceria com a família programas de prevenção e intervenção precoce. Palavras chaves: Bullying; escola; vitimas; agressores.ABSTRACT: Background: school violence is a cross reality in all countries, can take many forms and some of them with danger. With the school mission is to promote education and facilitate the physical, intellectual, emotional and relational development, the same should be aware of the situations of violence, seeking to prevent and intervene in a timely manner. Objectives: To assess the existence and forms of bullying demonstration in students from 6th to 9th grades, as well as identifying some personal characteristics, socio-demographic variables and the school context that can influence bullying behavior. Methods: Cross-sectional, exploratory and descriptive and correlational study with a quantitative approach. We applied a questionnaire in a sample of 156 students in an elementary school in São Brás - Alagoas, Brazil. Results: The majority is female (60.9%) and the age is between 11 and 16 years with an average of 12.87 years. The relationship with family is good (76.3%), while 36.5% disapproved of the students and of these, 25.3% reproached twice. Have had disciplinary participation 64.1% of pupils, 10.9% had suspension of school activities and 85.3% state that parents rarely come to school. Students enjoy the class and the school and consider it safe. All students already were ever victims and perpetrators of bullying. Girls are more direct bullying and use more indirect and intimidation and boys suffer more indirect bullying and intimidation and use more direct. Students victims of bullying and good family relationship suffer more direct and indirect bullying and students who have a good family relationship have lower values as aggressors in every form of bullying. Those who reproached have higher values in all forms of bullying either as victims or as perpetrators. There is an association between the disciplinary participation and direct bullying. Conclusions: In our sample all students have been bullied and have also been aggressors. The boys rely more on direct bullying and girls to indirect and intimidation. The reprobate have higher levels of bullying either as victims either as perpetrators. Students with good family relationships have less bullying behaviors. It is important to know the reality of each school about the bullying behavior and should be carried out in partnership with the family of prevention programs and early intervention. Keywords: Bullying; school; victims; aggressors.Silva, Daniel MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTavares, Eliane2019-04-05T00:30:12Z2016-04-052015-12-222016-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3181TID:201141213porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:14.828076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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