Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josefa Ramos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3180
Resumo: Introdução: O bullying tem provocado debates no campo da educação, uma vez que um lugar de aprendizagem não pode ser permeado por ocorrências de violência. Pretendemos com este estudo investigar as características dos atos de bullying ocorridos entre crianças e adolescentes em uma escola municipal da cidade de Igaci-AL. Tendo como objectivos específicos; a) apresentar uma revisão teórica referente ao fenómeno bullying no contexto escolar; b) analisar as abordagens de vários autores a respeito da temática no campo da educação; c) conhecer a prevalência do bullying em crianças e adolescentes a partir de questionário auto-aplicável no 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz; d) conhecer a opinião dos professores da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying; e) conhecer a opinião dos alunos da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying. De acordo com (Beane,2010; Hamilton, Newman, Delville,& Delville,2008: Lopes, 2005; Nogueira, 2005; Silva,2010), Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, efectuou guião de entrevista que foi aplicada a 7 professores da escola municipal Casinha Feliz, e um questionário auto-aplicável a 125 alunos do 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz. Resultados: Através da análise da entrevista foi possível concluir que a maioria dos professores já presenciara casos de bullying, sendo a agressão psicológica a mais comum, conhecer as consequências negativas, já tentar prevenir e combater, embora reconheçamos que por vezes as atitudes do professor podem ser desencadeadas pelo conhecimento sobre o assunto. Pela aplicação e análise do questionário dos professores verificamos que a maioria já observou, 72% a usar termos pejorativos, 42% ameaça física, 57,14% aumentar o nível de dificuldade de provas como forma de intimidação, 71,43% faltas como castigo, 57,14% desvalorização, 28% comentários preconceituosos, 72,44% ironizar, 42,32% discriminar,72,43% comentários públicos, 57,14% conhece alguém que sofreu agressão, 71,43% conhece alguém que foi expulso e 57,14% foi humilhado, o tempo de serviço dos professores é de 4 a 29 anos. Da aplicação e análise dos questionários dos alunos, estes observaram que 34% dos alunos já praticaram bullying, 68% com termos pejorativos, 44% ameaça física, 28% ameaça de expulsão, 52% aumentar o nível de dificuldade, 24% faltas por castigo, 56% desvalorização, 64% ironizar, 38% discriminar, 78% comentários públicos, 83% recusa em esclarecer dúvidas, 60% agressividade, 44% transferência, 86% humilhação,86% pouco a vontade na apresentação de trabalhos. Conclusões: Os professores reconhecem pouca formação nesta temática e falta de estratégias eficientes para lidar com a mesma. Os próprios professores adotam os professores e alunos comportamentos propiciadores de desenvolvimento de bullying. De realçar que a percentagem de 30,4% de alunos que sofrem e praticam bullying é igual, embora varie de acordo com o ano que frequenta. Palavras- chave: escola, fenómeno, conhecimento, crianças e adolescentes.
id RCAP_e856598a2bce8e3ec801625f7f3a8589
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha FelizAdolescenteAgressãoBullyingCriançaEscolasEstudantesViolênciaAdolescentAggressionChildSchoolsStudentsViolenceDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: O bullying tem provocado debates no campo da educação, uma vez que um lugar de aprendizagem não pode ser permeado por ocorrências de violência. Pretendemos com este estudo investigar as características dos atos de bullying ocorridos entre crianças e adolescentes em uma escola municipal da cidade de Igaci-AL. Tendo como objectivos específicos; a) apresentar uma revisão teórica referente ao fenómeno bullying no contexto escolar; b) analisar as abordagens de vários autores a respeito da temática no campo da educação; c) conhecer a prevalência do bullying em crianças e adolescentes a partir de questionário auto-aplicável no 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz; d) conhecer a opinião dos professores da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying; e) conhecer a opinião dos alunos da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying. De acordo com (Beane,2010; Hamilton, Newman, Delville,& Delville,2008: Lopes, 2005; Nogueira, 2005; Silva,2010), Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, efectuou guião de entrevista que foi aplicada a 7 professores da escola municipal Casinha Feliz, e um questionário auto-aplicável a 125 alunos do 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz. Resultados: Através da análise da entrevista foi possível concluir que a maioria dos professores já presenciara casos de bullying, sendo a agressão psicológica a mais comum, conhecer as consequências negativas, já tentar prevenir e combater, embora reconheçamos que por vezes as atitudes do professor podem ser desencadeadas pelo conhecimento sobre o assunto. Pela aplicação e análise do questionário dos professores verificamos que a maioria já observou, 72% a usar termos pejorativos, 42% ameaça física, 57,14% aumentar o nível de dificuldade de provas como forma de intimidação, 71,43% faltas como castigo, 57,14% desvalorização, 28% comentários preconceituosos, 72,44% ironizar, 42,32% discriminar,72,43% comentários públicos, 57,14% conhece alguém que sofreu agressão, 71,43% conhece alguém que foi expulso e 57,14% foi humilhado, o tempo de serviço dos professores é de 4 a 29 anos. Da aplicação e análise dos questionários dos alunos, estes observaram que 34% dos alunos já praticaram bullying, 68% com termos pejorativos, 44% ameaça física, 28% ameaça de expulsão, 52% aumentar o nível de dificuldade, 24% faltas por castigo, 56% desvalorização, 64% ironizar, 38% discriminar, 78% comentários públicos, 83% recusa em esclarecer dúvidas, 60% agressividade, 44% transferência, 86% humilhação,86% pouco a vontade na apresentação de trabalhos. Conclusões: Os professores reconhecem pouca formação nesta temática e falta de estratégias eficientes para lidar com a mesma. Os próprios professores adotam os professores e alunos comportamentos propiciadores de desenvolvimento de bullying. De realçar que a percentagem de 30,4% de alunos que sofrem e praticam bullying é igual, embora varie de acordo com o ano que frequenta. Palavras- chave: escola, fenómeno, conhecimento, crianças e adolescentes.ABSTRACT: Introducion: Bullying has provoked debates in the field of education, as a place of learning cannot be permeated by instances of violence We intend this study to investigate the characteristics of the acts of bullying occurred among children and adolescents in a municipal school in the city of Igaci-AL. Having specific objectives; a) present a theoretical review concerning the phenomenon bullying in the school context; b) to analyze the approaches of various authors on the theme in the field of education; c) to determine the prevalence of bullying in children and adolescents from self-administered questionnaire on the 6th and 7th grade municipal school Maisonette Happy; d) know the opinion of teachers of the municipal school Maisonette happy about bullying behaviors; e) know the opinion of students of the municipal school Maisonette happy about bullying behaviors According to (Beane, 2010; Hamilton, Newman, Delville, & Delville, 2008: Lopes, 2005; Nogueira, 2005; Smith, 2010), Methodology: A descriptive, retrospective and quantitative study, conducted interview guide that was applied to 7 teachers of the municipal school Maisonette happy, and a self-administered questionnaire to 125 students from the 6th and 7th grade municipal school Maisonette Feliz. Results: Through interview analysis it was concluded that most teachers have witnessed cases of bullying, and the psychological abuse the most common, knowing the negative consequences already trying to prevent and combat, although we recognize that sometimes the teacher attitudes can It is triggered by the knowledge of the subject By applying and teachers of the questionnaire analysis found that most have noted, 72% using pejorative terms, 42% physical threat, 57.14% increase the difficulty level of evidence as a means of intimidation, 71.43% faults as punishment , 57.14% depreciation 28% comments prejudiced, 72.44% ironic, 42.32% discriminate, 72.43% public comments, 57.14% know someone who has suffered aggression, 71.43% know someone who was eexpulso and 57.14% was humiliated, teachers' service time is 4-29 years Application and analysis of questionnaires from students, they found that 34% of students have already practiced bullying, 68% with pejorative terms, 44% physical threat, 28% threat of expulsion, 52% increase the level of difficulty, 24% absence for punishment 56% devaluation, 64% ironizar 38% discriminate, 78% public comments, 83% refused to answer questions, 60% aggressiveness, transfer 44%, 86% humiliation, 86% little to ease the presentation of papers Conclusions: Teachers recognize little training in this subject and lack of effective strategies to deal with it. Teachers themselves adopt teachers and students behaviors conducive to development of bullying. Note that the percentage of 30.4% of students who suffer bullying and practice is the same, although it varies according to the year attending Key words: school, phenomenon, knowledge, children and adolescents.Cabral, Lídia do RosárioDuarte, João CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Josefa Ramos da2019-04-07T00:30:10Z2016-04-072015-12-252016-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3180TID:201141825porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:14.768391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
title Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
spellingShingle Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
Silva, Josefa Ramos da
Adolescente
Agressão
Bullying
Criança
Escolas
Estudantes
Violência
Adolescent
Aggression
Child
Schools
Students
Violence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
title_full Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
title_fullStr Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
title_full_unstemmed Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
title_sort Bullying nos estudantes do 6º ao 7º ano da Escola Municipal Casinha Feliz
author Silva, Josefa Ramos da
author_facet Silva, Josefa Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Lídia do Rosário
Duarte, João Carvalho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josefa Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Agressão
Bullying
Criança
Escolas
Estudantes
Violência
Adolescent
Aggression
Child
Schools
Students
Violence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Adolescente
Agressão
Bullying
Criança
Escolas
Estudantes
Violência
Adolescent
Aggression
Child
Schools
Students
Violence
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Introdução: O bullying tem provocado debates no campo da educação, uma vez que um lugar de aprendizagem não pode ser permeado por ocorrências de violência. Pretendemos com este estudo investigar as características dos atos de bullying ocorridos entre crianças e adolescentes em uma escola municipal da cidade de Igaci-AL. Tendo como objectivos específicos; a) apresentar uma revisão teórica referente ao fenómeno bullying no contexto escolar; b) analisar as abordagens de vários autores a respeito da temática no campo da educação; c) conhecer a prevalência do bullying em crianças e adolescentes a partir de questionário auto-aplicável no 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz; d) conhecer a opinião dos professores da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying; e) conhecer a opinião dos alunos da escola municipal Casinha Feliz sobre comportamentos de bullying. De acordo com (Beane,2010; Hamilton, Newman, Delville,& Delville,2008: Lopes, 2005; Nogueira, 2005; Silva,2010), Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, efectuou guião de entrevista que foi aplicada a 7 professores da escola municipal Casinha Feliz, e um questionário auto-aplicável a 125 alunos do 6º e 7º ano da escola municipal Casinha Feliz. Resultados: Através da análise da entrevista foi possível concluir que a maioria dos professores já presenciara casos de bullying, sendo a agressão psicológica a mais comum, conhecer as consequências negativas, já tentar prevenir e combater, embora reconheçamos que por vezes as atitudes do professor podem ser desencadeadas pelo conhecimento sobre o assunto. Pela aplicação e análise do questionário dos professores verificamos que a maioria já observou, 72% a usar termos pejorativos, 42% ameaça física, 57,14% aumentar o nível de dificuldade de provas como forma de intimidação, 71,43% faltas como castigo, 57,14% desvalorização, 28% comentários preconceituosos, 72,44% ironizar, 42,32% discriminar,72,43% comentários públicos, 57,14% conhece alguém que sofreu agressão, 71,43% conhece alguém que foi expulso e 57,14% foi humilhado, o tempo de serviço dos professores é de 4 a 29 anos. Da aplicação e análise dos questionários dos alunos, estes observaram que 34% dos alunos já praticaram bullying, 68% com termos pejorativos, 44% ameaça física, 28% ameaça de expulsão, 52% aumentar o nível de dificuldade, 24% faltas por castigo, 56% desvalorização, 64% ironizar, 38% discriminar, 78% comentários públicos, 83% recusa em esclarecer dúvidas, 60% agressividade, 44% transferência, 86% humilhação,86% pouco a vontade na apresentação de trabalhos. Conclusões: Os professores reconhecem pouca formação nesta temática e falta de estratégias eficientes para lidar com a mesma. Os próprios professores adotam os professores e alunos comportamentos propiciadores de desenvolvimento de bullying. De realçar que a percentagem de 30,4% de alunos que sofrem e praticam bullying é igual, embora varie de acordo com o ano que frequenta. Palavras- chave: escola, fenómeno, conhecimento, crianças e adolescentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-25
2016-04-07
2016-04-07T00:00:00Z
2019-04-07T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3180
TID:201141825
url http://hdl.handle.net/10400.19/3180
identifier_str_mv TID:201141825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130889941155840