A Escola Preparatória portuguesa: uma abordagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Henrique da Costa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/202
Resumo: O presente estudo tem dois objectivos: a) Constituir um quadro teórico compreensivo da Escola Comunidade Educativa; b) Interpretar, em função desse quadro teórico, a organização da Escola Preparatória, aquando da sua criação, em 1967, e da sua regulamentação em 1968, organização que, em muitos aspectos, ainda hoje se mantinha aquando da realização deste trabalho, em 1990. Quanto ao primeiro objectivo, ele é realizado em três momentos, repartidos pelas secções 2.1, 2.2 e 2.3 Na secção 2.1 procura-se uma distinção entre comunidade e sociedade com o recurso a autores clássicos, tais como Ferdinand Tonnies, Herbert Spencer, August Comte, Émile Durkheim e Max Weber. A comunidade é apresentada como comunhão de ideais e de relações sociais baseadas no sentimento de pertença e a sociedade como acordo sobre ideais, através de relações sociais baseadas na interdependência entre os indivíduos e conducentes a um contrato traduzível em princípios orientadores constituintes de uma consciência moral.
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