Município: um parceiro da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7044
Resumo: O presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados.
id RCAP_5568bad8b0d67ded340afc76df8e261a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Município: um parceiro da educaçãoPrática pedagógicaEducaçãoMunicípiosO presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados.The present report describes in a coherent way the practical training developed in Preschool Education and First Cycle of Basic Education, which is a document with dissertational character that wants to combine learned theory and developed practice. This document gives the reader a perception of the characteristics of the institution, the group of children and socio-geographic context, because it starts with the perspective of both practical trainings. Afterward, is presented a reference point for educational activities, encircling briefly guidance documents for both stages of education, the importance of planning; the practices developed over the stage and ending with some examples of lesson plans implemented in pedagogical practices. It is also addressed in this report the evaluation process, describing forms and evaluation strategies and highlighting examples of assessments implemented in practical trainings. This document is ended with the theme "Municipality - A partner of Education," in which I emphasize the importance of this partner comparing generally the performance on the different practical training.2016-12-12T10:51:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7044pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carla Nazaré Varela Torres dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:15.819752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Município: um parceiro da educação
title Município: um parceiro da educação
spellingShingle Município: um parceiro da educação
Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de
Prática pedagógica
Educação
Municípios
title_short Município: um parceiro da educação
title_full Município: um parceiro da educação
title_fullStr Município: um parceiro da educação
title_full_unstemmed Município: um parceiro da educação
title_sort Município: um parceiro da educação
author Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de
author_facet Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação
Municípios
topic Prática pedagógica
Educação
Municípios
description O presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2016-12-12T10:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7044
url http://hdl.handle.net/10348/7044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150748327936