Município: um parceiro da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7044 |
Resumo: | O presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados. |
id |
RCAP_5568bad8b0d67ded340afc76df8e261a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7044 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Município: um parceiro da educaçãoPrática pedagógicaEducaçãoMunicípiosO presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados.The present report describes in a coherent way the practical training developed in Preschool Education and First Cycle of Basic Education, which is a document with dissertational character that wants to combine learned theory and developed practice. This document gives the reader a perception of the characteristics of the institution, the group of children and socio-geographic context, because it starts with the perspective of both practical trainings. Afterward, is presented a reference point for educational activities, encircling briefly guidance documents for both stages of education, the importance of planning; the practices developed over the stage and ending with some examples of lesson plans implemented in pedagogical practices. It is also addressed in this report the evaluation process, describing forms and evaluation strategies and highlighting examples of assessments implemented in practical trainings. This document is ended with the theme "Municipality - A partner of Education," in which I emphasize the importance of this partner comparing generally the performance on the different practical training.2016-12-12T10:51:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7044pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carla Nazaré Varela Torres dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:15.819752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Município: um parceiro da educação |
title |
Município: um parceiro da educação |
spellingShingle |
Município: um parceiro da educação Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de Prática pedagógica Educação Municípios |
title_short |
Município: um parceiro da educação |
title_full |
Município: um parceiro da educação |
title_fullStr |
Município: um parceiro da educação |
title_full_unstemmed |
Município: um parceiro da educação |
title_sort |
Município: um parceiro da educação |
author |
Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de |
author_facet |
Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Nazaré Varela Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação Municípios |
topic |
Prática pedagógica Educação Municípios |
description |
O presente relatório descreve de um modo coerente os dois estágios desenvolvidos no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo este um documento de carácter dissertativo que pretende aliar a teoria aprendida à prática desenvolvida. Este documento proporciona ao leitor uma perceção das características da instituição, do grupo de crianças e do meio sociogeográfico, pois é iniciado com o contexto de ambos os estágios. Posteriormente, é apresentado um ponto referente às atividades educativas, englobando de uma forma sumária os documentos de orientação para ambas as etapas de educação; a importância de planificar; as práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios e termina com exemplos de planificações aplicadas nas práticas pedagógicas. Abordo, ainda neste relatório, o processo avaliativo, descrevendo formas e estratégias de avaliação e destacando exemplos de avaliações implementadas nos estágios. Dou término a este documento com o tema “Município – Um parceiro da Educação”, no qual realço a importância deste, comparando de um modo geral os diferentes estágios realizados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2016-12-12T10:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7044 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150748327936 |