Marketing sensorial : caso Parfois
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12005 |
Resumo: | Vivemos numa época onde os modelos de negócio se estão a transformar, e por conseguinte, as empresas que querem sobreviver às mudanças têm de saber adaptar-se. Para tirar maior partido dos seus produtos/serviços precisam de apostar em novas estratégias. Esta dissertação enfatiza a aposta na parte da comunicação externa; várias são as estratégias que se podem aplicar a nível comunicacional, no entanto não se deve menosprezar uma das mais importantes, o marketing sensorial. É necessária uma aposta para além do produto e da satisfação momentânea da compra do mesmo, a experiência da compra. A utilização dos cinco sentidos numa estratégia de marketing pode gerar efeitos muito positivos para a marca. Atualmente a estratégia está muito virada para a utilização apenas de dois sentidos: audição e visão, verificando-se isso nos anúncios televisivos, rádio e imprensa. Os consumidores têm a necessidade inconsciente de se sentirem envolvidos numa experiência multissensorial, uma vez que os sentidos são o caminho da compra emocional e estimulação da venda. Esta investigação teve como principal estudo a aplicação dos cinco sentidos numa loja, a Parfois. Para a concretização desta averiguação realizou-se um questionário, aplicado a 401 pessoas, com variáveis relativas à perceção da utilização dos cinco sentidos dos consumidores durante a sua permanência em loja. Concluiu-se que a marca não trabalha os cinco sentidos e para tal sugerem-se estratégias de desenvolvimento multissensorial. |
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Marketing sensorial : caso ParfoisMESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESCOMUNICAÇÃOMARKETINGESTRATÉGIAS DE MARKETING SENTIDOSESTUDOS DE CASOPARFOISCOMMUNICATIONMARKETINGMARKETING STRATEGIESSENSESCASE STUDIESPARFOISVivemos numa época onde os modelos de negócio se estão a transformar, e por conseguinte, as empresas que querem sobreviver às mudanças têm de saber adaptar-se. Para tirar maior partido dos seus produtos/serviços precisam de apostar em novas estratégias. Esta dissertação enfatiza a aposta na parte da comunicação externa; várias são as estratégias que se podem aplicar a nível comunicacional, no entanto não se deve menosprezar uma das mais importantes, o marketing sensorial. É necessária uma aposta para além do produto e da satisfação momentânea da compra do mesmo, a experiência da compra. A utilização dos cinco sentidos numa estratégia de marketing pode gerar efeitos muito positivos para a marca. Atualmente a estratégia está muito virada para a utilização apenas de dois sentidos: audição e visão, verificando-se isso nos anúncios televisivos, rádio e imprensa. Os consumidores têm a necessidade inconsciente de se sentirem envolvidos numa experiência multissensorial, uma vez que os sentidos são o caminho da compra emocional e estimulação da venda. Esta investigação teve como principal estudo a aplicação dos cinco sentidos numa loja, a Parfois. Para a concretização desta averiguação realizou-se um questionário, aplicado a 401 pessoas, com variáveis relativas à perceção da utilização dos cinco sentidos dos consumidores durante a sua permanência em loja. Concluiu-se que a marca não trabalha os cinco sentidos e para tal sugerem-se estratégias de desenvolvimento multissensorial.We live in an era where business models are changing. As a consequence, companies that want to survive these changes have to know how to adapt. To get the most out of your products / services you need to use new strategies. This dissertation emphasizes the use of external communication; there are several strategies that can be applied in the field of communication, being sensory marketing one of the most important. In this type of strategy, it is necessary to think beyond the product and the momentary satisfaction of buying it. It is essential to have the shopping experience. The use of the five human senses in a marketing strategy can have very positive effects for the brand. Nowadays, the strategy is mostly focused on two senses: hearing and sight, which can often be seen, for example, in television, radio and press. Consumers have the subconscious need to get involved in a multisensory experience, since these senses are the path for emotional buying and stimulating sales. This investigation had as main study the application of the five senses in Parfois’s stores. To carry out this investigation, a questionnaire was applied to 401 people, with variables related to the perception of the use of the five senses of consumers during their stay in the store. It was concluded that the brand did not work with the five senses and for that, multisensory development strategies are suggested.2021-05-24T16:11:55Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12005TID:202725200pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortio, Carolina dos Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:36.712598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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