Calibração experimental de um modelo numérico da ponte da Arrábida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15732 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a calibração de um modelo numérico da Ponte da Arrábida com base em técnicas de otimização baseadas em algoritmos genéticos. A Ponte da Arrábida é uma das seis pontes sobre o Rio Douro que ligam as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. A obra realizada no período de 1956 e 1963 é considerada um patrimônio nacional em Portugal, sendo que na data de sua inauguração possuía o maior arco em concreto armado do mundo. O modelo numérico da ponte foi elaborado com recurso ao programa comercial de elementos finitos Autodesk ROBOT. Os ensaios dinâmicos de vibração ambiental apresentados foram realizados no arco da ponte em 2018. Estes ensaios foram realizados com recurso a sismógrafos que possibilitaram a identificação dos principais parâmetros modais da estrutura por meio da aplicação do Método de Decomposição modal no Domínio da Frequência. Os resultados da calibração experimental do modelo demonstraram uma boa aproximação com os resultados experimentais e uma melhoria significativa face aos resultados do modelo numérico antes da calibração. |
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Calibração experimental de um modelo numérico da ponte da ArrábidaPonte da ArrábidaModelo numéricoElementos finitosEnsaios dinâmicosParâmetros modaisAlgoritmo genéticoCalibraçãoArrábida BridgeNumerical modelingFinite elementsDynamic testsModal parametersGenetic algorithmCalibrationEsta dissertação apresenta a calibração de um modelo numérico da Ponte da Arrábida com base em técnicas de otimização baseadas em algoritmos genéticos. A Ponte da Arrábida é uma das seis pontes sobre o Rio Douro que ligam as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. A obra realizada no período de 1956 e 1963 é considerada um patrimônio nacional em Portugal, sendo que na data de sua inauguração possuía o maior arco em concreto armado do mundo. O modelo numérico da ponte foi elaborado com recurso ao programa comercial de elementos finitos Autodesk ROBOT. Os ensaios dinâmicos de vibração ambiental apresentados foram realizados no arco da ponte em 2018. Estes ensaios foram realizados com recurso a sismógrafos que possibilitaram a identificação dos principais parâmetros modais da estrutura por meio da aplicação do Método de Decomposição modal no Domínio da Frequência. Os resultados da calibração experimental do modelo demonstraram uma boa aproximação com os resultados experimentais e uma melhoria significativa face aos resultados do modelo numérico antes da calibração.This dissertation presents the calibration of a numerical model of the Arrabida Bridge based on optimization techniques of genetic algorithm. The Arrábida Bridge is one of the six bridges on the Douro River that connect the cities of Porto and Vila Nova de Gaia. The construction lasted from 1956 to 1963 and is considered a national patrimony in Portugal, and at the time of its inauguration it had the largest arch in reinforced concrete of the world. The numerical model of the bridge was elaborated using Autodesk ROBOT, a commercial program which uses the finite element method on the structure elaboration. Dynamic tests were performed on the bridge arch on 2018. These tests were carried out through seismographers that enabled the identification of the main modal parameters of the structure through the application of the method of decomposition in the frequency domain. The experimental model calibration results demonstrated a good agreement with the experimental results and a significant improvement over the numerical model results before calibration.Ribeiro, Diogo Rodrigo FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Camila Motta2020-04-07T11:20:43Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15732TID:202468631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:26.494081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação apresenta a calibração de um modelo numérico da Ponte da Arrábida com base em técnicas de otimização baseadas em algoritmos genéticos. A Ponte da Arrábida é uma das seis pontes sobre o Rio Douro que ligam as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. A obra realizada no período de 1956 e 1963 é considerada um patrimônio nacional em Portugal, sendo que na data de sua inauguração possuía o maior arco em concreto armado do mundo. O modelo numérico da ponte foi elaborado com recurso ao programa comercial de elementos finitos Autodesk ROBOT. Os ensaios dinâmicos de vibração ambiental apresentados foram realizados no arco da ponte em 2018. Estes ensaios foram realizados com recurso a sismógrafos que possibilitaram a identificação dos principais parâmetros modais da estrutura por meio da aplicação do Método de Decomposição modal no Domínio da Frequência. Os resultados da calibração experimental do modelo demonstraram uma boa aproximação com os resultados experimentais e uma melhoria significativa face aos resultados do modelo numérico antes da calibração. |
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