Caracterização dos efeitos dinâmicos induzidos por tráfego na ponte cascalheira: modelação numérica, calibração e validação experimental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18144 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo principal a avaliação experimental e numérica do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária, a Ponte Cascalheira, pertencente a Linha Norte de Portugal. Os procedimentos realizados incluem a construção de um modelo em elementos finitos representativo da estrutura e a realização de ensaios de caracterização dinâmica da estrutura in-situ, nomeadamente ensaios de vibração ambiental e ensaios de vibração forçada com a passagem de comboios. O modelo numérico da ponte foi calibrado com recurso a algoritmos de otimização, especificamente algoritmos genéticos, com o auxílio do programa MATLAB®. A calibração teve como base as propriedades obtidas nos ensaios de vibração ambiental, nomeadamente os modos de vibração e respetivas frequências naturais. Por fim, foi também realizada a análise dinâmica da estrutura com a passagem de comboios. Utilizou-se uma metodologia iterativa não-linear, considerando a interação veículo estrutura. São realizados estudos paramétricos da resposta numérica e os resultados numéricos e experimentais são comparados em termos de acelerações. Concluiu-se que com a calibração do modelo numérico os resultados numéricos atingem maior concordância com os resultados medidos com a passagem do comboio real. |
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Caracterização dos efeitos dinâmicos induzidos por tráfego na ponte cascalheira: modelação numérica, calibração e validação experimentalPonte FerroviáriaModelação numéricaEnsaios dinâmicosAlgoritmo GenéticoAnálise dinâmicaRailway bridgesNumerical modelingDynamic testsGenetic algorithmDynamic analysisA presente dissertação tem como objetivo principal a avaliação experimental e numérica do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária, a Ponte Cascalheira, pertencente a Linha Norte de Portugal. Os procedimentos realizados incluem a construção de um modelo em elementos finitos representativo da estrutura e a realização de ensaios de caracterização dinâmica da estrutura in-situ, nomeadamente ensaios de vibração ambiental e ensaios de vibração forçada com a passagem de comboios. O modelo numérico da ponte foi calibrado com recurso a algoritmos de otimização, especificamente algoritmos genéticos, com o auxílio do programa MATLAB®. A calibração teve como base as propriedades obtidas nos ensaios de vibração ambiental, nomeadamente os modos de vibração e respetivas frequências naturais. Por fim, foi também realizada a análise dinâmica da estrutura com a passagem de comboios. Utilizou-se uma metodologia iterativa não-linear, considerando a interação veículo estrutura. São realizados estudos paramétricos da resposta numérica e os resultados numéricos e experimentais são comparados em termos de acelerações. Concluiu-se que com a calibração do modelo numérico os resultados numéricos atingem maior concordância com os resultados medidos com a passagem do comboio real.The main objective of this dissertation is to evaluate the experimental and numerical dynamic behavior of a railway bridge, the Cascalheira Bridge, which belongs to the North Line of Portugal. The procedures performed include the construction of a finite element model representative of the structure and the execution of dynamic characterization tests of the structure in-situ, namely environmental vibration tests and forced vibration tests with the passage of trains. The bridge numerical model was calibrated using optimization algorithms, specifically genetic algorithms, with the support of MATLAB® (2018ª). The calibration was based on the properties obtained in environmental vibration tests, namely the vibration modes and their natural frequencies. Finally, the dynamic analysis of the structure combined with the passage of trains was also performed. A non-linear iterative methodology was used, considering the interaction vehicle structure. Parametric studies of the numerical response were carried and the numerical and experimental results were compared. It was concluded that with the calibration of the numerical model, numerical results achieve a greater agreement with the results measured with the actual train passage.Ribeiro, Diogo Rodrigo FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSaramago, Gabriel Araújo2021-07-21T13:09:33Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18144TID:203215060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:45.002861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação tem como objetivo principal a avaliação experimental e numérica do comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária, a Ponte Cascalheira, pertencente a Linha Norte de Portugal. Os procedimentos realizados incluem a construção de um modelo em elementos finitos representativo da estrutura e a realização de ensaios de caracterização dinâmica da estrutura in-situ, nomeadamente ensaios de vibração ambiental e ensaios de vibração forçada com a passagem de comboios. O modelo numérico da ponte foi calibrado com recurso a algoritmos de otimização, especificamente algoritmos genéticos, com o auxílio do programa MATLAB®. A calibração teve como base as propriedades obtidas nos ensaios de vibração ambiental, nomeadamente os modos de vibração e respetivas frequências naturais. Por fim, foi também realizada a análise dinâmica da estrutura com a passagem de comboios. Utilizou-se uma metodologia iterativa não-linear, considerando a interação veículo estrutura. São realizados estudos paramétricos da resposta numérica e os resultados numéricos e experimentais são comparados em termos de acelerações. Concluiu-se que com a calibração do modelo numérico os resultados numéricos atingem maior concordância com os resultados medidos com a passagem do comboio real. |
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