Considerações sobre Alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3835 |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscou-se identificar as práticas docentes, tais como procedimentos, atividades e recursos didáticos, usados em sala de aula que caracterizam a prática docente, bem como suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Além de caracterizar a amostra no intuito de analisar planejamentos, procedimentos, recursos e atividades enquanto elementos caracterizadores da prática docente, esta pesquisa objetivou também avaliar alunos nas capacidades fundamentais da aprendizagem inicial da leitura e da escrita bem como diagnosticar a situação dos alunos em relação a essas capacidades fundamentais da aprendizagem. Ainda pretendeu relacionar as capacidades fundamentais dessa aprendizagem à prática docente e, dessa forma, refletir sobre as implicações da prática docente para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais e seus desdobramentos para todo o percurso dos alunos na educação básica. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa de campo exploratória, descritiva, na qual foi realizado um estudo do tipo transversal que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário formatado com quesitos abertos e fechados, além da análise documental, tendo-se assim uma forma de avaliação tanto objetiva quanto subjetiva. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, localizada em um bairro de classe média que atende alunos de bairros periféricos. Os resultados mostraram que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e sugerem a necessidade de aprofundados estudos sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sobre as formas como as atividades para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita são elaboradas e desenvolvidas. |
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Considerações sobre AlfabetizaçãoPrática DocenteLeituraEscritaAnos IniciaisAprendizagemNesta pesquisa, buscou-se identificar as práticas docentes, tais como procedimentos, atividades e recursos didáticos, usados em sala de aula que caracterizam a prática docente, bem como suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Além de caracterizar a amostra no intuito de analisar planejamentos, procedimentos, recursos e atividades enquanto elementos caracterizadores da prática docente, esta pesquisa objetivou também avaliar alunos nas capacidades fundamentais da aprendizagem inicial da leitura e da escrita bem como diagnosticar a situação dos alunos em relação a essas capacidades fundamentais da aprendizagem. Ainda pretendeu relacionar as capacidades fundamentais dessa aprendizagem à prática docente e, dessa forma, refletir sobre as implicações da prática docente para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais e seus desdobramentos para todo o percurso dos alunos na educação básica. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa de campo exploratória, descritiva, na qual foi realizado um estudo do tipo transversal que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário formatado com quesitos abertos e fechados, além da análise documental, tendo-se assim uma forma de avaliação tanto objetiva quanto subjetiva. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, localizada em um bairro de classe média que atende alunos de bairros periféricos. Os resultados mostraram que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e sugerem a necessidade de aprofundados estudos sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sobre as formas como as atividades para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita são elaboradas e desenvolvidas.Instituto Politécnico da Guarda2018-01-08T17:28:01Z2018-01-082017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3835http://hdl.handle.net/10314/3835TID:201809923porSilva, Wilma R Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:32Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:02.805158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta pesquisa, buscou-se identificar as práticas docentes, tais como procedimentos, atividades e recursos didáticos, usados em sala de aula que caracterizam a prática docente, bem como suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Além de caracterizar a amostra no intuito de analisar planejamentos, procedimentos, recursos e atividades enquanto elementos caracterizadores da prática docente, esta pesquisa objetivou também avaliar alunos nas capacidades fundamentais da aprendizagem inicial da leitura e da escrita bem como diagnosticar a situação dos alunos em relação a essas capacidades fundamentais da aprendizagem. Ainda pretendeu relacionar as capacidades fundamentais dessa aprendizagem à prática docente e, dessa forma, refletir sobre as implicações da prática docente para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais e seus desdobramentos para todo o percurso dos alunos na educação básica. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa de campo exploratória, descritiva, na qual foi realizado um estudo do tipo transversal que utilizou como instrumento de pesquisa um questionário formatado com quesitos abertos e fechados, além da análise documental, tendo-se assim uma forma de avaliação tanto objetiva quanto subjetiva. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, localizada em um bairro de classe média que atende alunos de bairros periféricos. Os resultados mostraram que as dificuldades inerentes à complexidade da tarefa de ensinar constituem-se fator impactante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e sugerem a necessidade de aprofundados estudos sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, sobre as formas como as atividades para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita são elaboradas e desenvolvidas. |
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