LEITURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista , Adriana Ferreira De Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Rosana Mendes Maciel, Lima, Silvia Cristina Fernandes De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/224
Resumo: Introdução: Sabe-se que a leitura é algo fundamental em nossa existência, sendo assim, cabe à escola desde os anos iniciais proporcionar aos alunos o incentivo e gosto pela mesma. A sala de aula é o lugar propício para que o docente desenvolva o gosto pela leitura nos seus alunos. É importante ressaltar que a leitura é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento, logo deve ser inserida dentro da sala de aula como proposta didática rica e diversificada. Sabe-se que a alfabetização e letramento são processos cognitivos e linguísticos que devem ser ensinados aos alunos e a prática da leitura pode contribuir neste processo, potencializando o gosto pela leitura, tornando o processo ensino-aprendizagem rico e prazeroso, além de possibilitar o contato da criança com os diversos gêneros textuais. Objetivo: Evidenciar a importância da leitura na formação do leitor e no desenvolvimento da alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica interpretativa a partir dos teóricos que tratam do tema, bem como pesquisa nas bases de dados Google Scholar e Scielo, com as palavras-chave: “leitura”, “anos iniciais” e “formação do leitor”. Considerações: Conclui-se que a leitura é imprescindível na formação do aluno, ela deve ser incentivada pelos pais e professores desde cedo, pois quanto antes a criança tiver contato com a leitura, mais cedo ela vai tomando gosto pela mesma. Cabe à escola proporcionar um ambiente agradável para o hábito da leitura, o professor deve contar histórias, estimular a curiosidade, mostrar para seus alunos que ler é algo prazeroso. Verifica-se que a leitura no processo de alfabetização e letramento contribui para a ampliação do vocabulário e uma escrita melhor e corrobora na ampliação da autonomia do aluno, pois a mesma ocupa um papel de destaque em todas as disciplinas escolares. Assim, a reflexão sobre o ensino de leitura nas escolas é de suma importância na contemporaneidade, pois a mesma está relacionada ao cotidiano, sendo utilizada em vários momentos da vida.  O ato de ler amplia os horizontes para o desconhecido, constrói cultura, ajuda no processo de aprendizagem, traz informações e produz conhecimento.
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