A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Serrano Miranda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/1560
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.
id RCAP_55840ad33aeb88b1312b4c6eaa9625cd
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/1560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea RyanairDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.O tema desta dissertação é a satisfação do consumidor. A revisão de literatura ajuda a perceber melhor alguns conceitos relevantes para o estudo empírico, como a avaliação da satisfação e a fidelização. Neste contexto, foi realizado um estudo junto dos clientes da empresa aérea Ryanair em Portugal. Os objectivos compreenderam avaliar o grau de satisfação dos clientes da empresa, e determinar os atributos/dimensões mais relevantes para os consumidores relativamente ao serviço prestado. Nos dias que correm, cada vez mais as pessoas procuram os voos low-cost. Além de serem acessíveis, a sua compra on-line é muito fácil e prática. O estudo adoptou um design descritivo através da aplicação de um questionário junto dos clientes da Ryanair, tendo-se conseguido 250 respostas. Os principais resultados apontam para o cliente habitual ser de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os (26-40) maioritariamente. Portanto, jovens/adultos e com algum tipo de rendimento. Em grande parte solteiros cuja profissão varia muito, havendo uma maior tendência para comerciais, estudantes e professores. Todos terão viajado pelo menos uma vez nesta companhia aérea tendo como motivo de voo, acima de tudo questão pessoal. Quanto à intenção de voltar a utilizar o serviço, os testes efectuados resultam numa relação forte entre a satisfação geral e as intenções de voltar a voar com a empresa e a intenção de a recomendar. Por fim, cerca de 22.5% da satisfação geral foi explicada através de 7 dimensões: comodidade/funcionamento; serviço on-line; condições; funcionários; imagem; segurança e taxas.[s.n.]Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Mariana Serrano Miranda2010-10-13T08:03:09Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/1560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/1560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:21.934382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
title A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
spellingShingle A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
Santos, Mariana Serrano Miranda
title_short A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
title_full A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
title_fullStr A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
title_full_unstemmed A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
title_sort A satisfação do consumidor e as intenções de comportamento: o caso da companhia aérea Ryanair
author Santos, Mariana Serrano Miranda
author_facet Santos, Mariana Serrano Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salazar, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Serrano Miranda
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Marketing e Publicidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-10-13T08:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/1560
url http://hdl.handle.net/10284/1560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130246378684416