Análise da intenção de compra do consumidor de produtos baseados na economia circular: um estudo aplicado à compra de roupa em segunda mão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Diana Redondo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69151
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
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Este modelo, ao basear-se no paradigma de extração, produção, uso e descarte, pressupõe que os recursos naturais estão disponíveis em abundância, ou seja, que são infinitos. Em diversos setores da economia, em particular no têxtil, a Economia Circular (EC) procura para dar resposta ao desejo de um crescimento económico sustentável, promovendo a devolução dos materiais ao processo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem de roupa. A compra de roupa em segunda mão é uma destas respostas. Para além de existirem poucos estudos sobre as variáveis que influenciam a intenção de compra de roupa em segunda mão, os investigadores têm-se concentrado em estudos de natureza conceptual e qualitativa, existindo uma limitação de estudos quantitativos. O objetivo desta pesquisa é analisar as perceções e intenções dos consumidores de aquisição de produtos integrados na Economia Circular, nomeadamente no que diz respeito à compra de roupa em segunda mão tendo por base uma Extensão do modelo tradicional da Teoria do Comportamento Planeado (TPB) que inclui as variáveis Preocupações Ambientais e Frugalidade. Para testar o modelo e as hipóteses foi desenvolvida uma metodologia quantitativa, baseada em escalas testadas na literatura, cujo inquérito foi administrado online tendo sido obtidas 804 respostas válidas. Procedeu-se à análise descritiva dos dados, à análise fatorial confirmatória para avaliar a qualidade das escalas e à análise de equações estruturais para avaliar a qualidade do ajustamento do modelo aos dados e testar as hipóteses de relação causa-efeito. Das cinco hipóteses três foram confirmadas, sendo a intenção de compra de roupa em segunda mão explicada em 89% pelas variáveis independentes, destacando-se o Controlo Comportamental Percebido como a variável que tem a maior capacidade explicativa da intenção. Os principais contributos da investigação dizem respeito à contribuição teórica para o desenvolvimento da literatura académica e do conhecimento prático acerca do tema possibilitando o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas e eficazes no contexto de compra de roupa em segunda mão.The textile industry is considered one of the industries that uses the most resources and causes the most pollution, which brought the attention of society to itself, in a context of growing scarcity of natural resources and deterioration of the environment. This industry is based on a still predominant linear economic model, which calls into question the current way of life of humanity. This model, based on the extraction, production, use and disposal paradigm, assumes that natural resources are always available and in abundance, that is, that they are infinite. In several sectors of the economy, particularly in the textile sector, Circular Economy (CE) seeks to respond to the desire for sustainable economic growth, not only from an economic perspective, but also environmental and social, promoting the return of materials to productive process through the reuse, recovery and recycling of clothing. Buying second-hand clothing is one of these responses. In addition to the fact that there are few studies on the variables that influence the intention of the purchase of second-hand clothing, researchers have focused on studies of a more conceptual and qualitative nature, with a limitation of quantitative studies. The objective of this research is to analyze the consumer buying behavior to Circular Economy regarding the purchase of second-hand clothes based on an Extension of the traditional model of Theory of Planned Behavior (TPB), which includes the variables Environmental Concerns and Frugality. To test the model and the hypotheses, a quantitative methodology was developed, based on scales tested in the literature, whose survey was administered online, with 804 valid responses obtained. Descriptive analysis of the data, confirmatory factor analysis and were carried out to assess the quality of the scales and the analysis of structural equations to assess the quality of the model's fit to the data and test the hypotheses of cause-effect relationship. Of the five hypotheses considered, three were confirmed, with the intention of purchasing second-hand clothing explained in 89% by the independent variables, with Perceived Behavioral Control standing out as the variable that has the greatest explanatory capacity of intention. The main contributions of the research concern the theoretical contribution to the development of academic literature and practical knowledge on the subject, enabling the development of appropriate and effective communication strategies in the context of second-hand clothes purchase.Silva, JoaquimUniversidade do MinhoGouveia, Diana Redondo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69151por202535789info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:08.276820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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