Fatores que influenciam a intenção de compra de roupa sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Diana Alexandra Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24774
Resumo: A indústria da moda faz parte do nosso dia-a-dia e constitui uma das que possui maior relevância a nível mundial, visto que todos consumimos produtos de vestuário Lima (2022). No entanto nos últimos anos temos assistido ao surgimento de um modelo de negócio denominado Fast Fashion que impulsionou rapidamente um crescimento drástico no consumo. Os consumidores foram atraídos pelos preços baixo, e acabaram por comprar mais, gerando maiores produções, não tão sustentáveis Cardoso (2023). A crescente preocupação com o meio ambiente e as discussões sobre os problemas ambientais tornaram mais relevantes o desenvolvimento de pesquisas com abordagens sobre inovações sustentáveis como uma forma de consumo com menos impactos ambientais (Dellarmelin, Severo & Lazzarotto, 2017). Essa preocupação em torno das questões ambientais torna permanente a análise de um novo comportamento do consumidor (Refosco et al. 2011) e também dos fatores que influenciam a compra de roupa sustentável. Então a moda sustentável nasce e é definida como vestuário que incorpora os princípios do comércio justo com condições de trabalho sem exploração, não prejudicial para o ambiente ou para os trabalhadores, concebido para uma utilização durante uma vida útil mais longa e que causa pouco impacto ambiental (Neumann et al. 2020). O objetivo geral da investigação é perceber de que maneira determinados fatores influenciam a intenção de compra de roupa sustentável. É um estudo quantitativo que usa por base a analise de dados recolhidos por um questionário online e a amostra do estudo é constituída por 154 indivíduos de Portugal que já fizeram compras de roupa sustentável. Os resultados deste estudo revelam associações positivas estatisticamente significativas entre a intenção de compra e os fatores em estudo, nomeadamente, o valor emocional, o valor social e a qualidade, podendo-se concluir que estes têm influência na intenção de compra de roupa sustentável.
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