Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.16/2033 |
Resumo: | Introdução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados. Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos. Material e métodos:Aplicação da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) aos pais de crianças frequentadoras de infantários ou escolas primárias no concelho de Vila Nova de Famalicão. Resultados: Foram incluídas 107 crianças pré-escolares e 122 escolares (n=229), com idade média de 6,3 anos e 54.1% eram rapazes. A prevalência de crianças que partilhavam o quarto foi de 37.3%. A hora média de deitar foi 21h:41m e de levantar 7h:20m. A duração total média de sono foi 9,7 horas, sendo maior nos pré-escolares (p<0.001). A prevalência global de problemas de sono foi 75.7% e a pontuação média total no CSHQ-PT foi 47.05, maior nos pré-escolares (p=0.001). Os pré-escolares pontuaram mais alto nos items resistência na hora de deitar (p<0,001), início do sono (p=0.046) e despertares notur- nos (p<0.001). A resistência na hora de deitar e ansiedade rela- cionada com o sono foram maiores nos filhos únicos (p=0.003). A prevalência de enurese noturna foi 7,7%, sono agitado 52.7% e bruxismo 22.2%. Conclusão: As crianças incluídas tendem a adormecer mais tarde e dormir menos relativamente a outros estudos. Foi encontrada uma elevada prevalência de problemas de sono, principalmente em idade pré-escolar, realçando a necessidade de uma diferente abordagem deste tema na prática clínica do pediatra. |
id |
RCAP_55a2b92e8c453f732c9a4ed6bc9974c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.chporto.pt:10400.16/2033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolarTELL ME HOW YOU SLEEP: SLEEP HABITS AND PROBLEMS IN PORTUGUESE PRE-SCHOLAR AND SCHOLAR CHILDRENsonocriançahábitosproblemasescolarpré-escolarIntrodução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados. Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos. Material e métodos:Aplicação da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) aos pais de crianças frequentadoras de infantários ou escolas primárias no concelho de Vila Nova de Famalicão. Resultados: Foram incluídas 107 crianças pré-escolares e 122 escolares (n=229), com idade média de 6,3 anos e 54.1% eram rapazes. A prevalência de crianças que partilhavam o quarto foi de 37.3%. A hora média de deitar foi 21h:41m e de levantar 7h:20m. A duração total média de sono foi 9,7 horas, sendo maior nos pré-escolares (p<0.001). A prevalência global de problemas de sono foi 75.7% e a pontuação média total no CSHQ-PT foi 47.05, maior nos pré-escolares (p=0.001). Os pré-escolares pontuaram mais alto nos items resistência na hora de deitar (p<0,001), início do sono (p=0.046) e despertares notur- nos (p<0.001). A resistência na hora de deitar e ansiedade rela- cionada com o sono foram maiores nos filhos únicos (p=0.003). A prevalência de enurese noturna foi 7,7%, sono agitado 52.7% e bruxismo 22.2%. Conclusão: As crianças incluídas tendem a adormecer mais tarde e dormir menos relativamente a outros estudos. Foi encontrada uma elevada prevalência de problemas de sono, principalmente em idade pré-escolar, realçando a necessidade de uma diferente abordagem deste tema na prática clínica do pediatra.Centro Hospitalar do PortoRepositório Científico da Unidade Local de Saúde de Santo AntónioLopes, SusanaAlmeida, FilipaJacob, SylviaFigueiredo, MargaridaVieira, ClaraCarvalho, Fernanda2017-02-10T14:31:20Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.16/2033por0872-0754info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-21T05:02:27Zoai:repositorio.chporto.pt:10400.16/2033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-21T05:02:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar TELL ME HOW YOU SLEEP: SLEEP HABITS AND PROBLEMS IN PORTUGUESE PRE-SCHOLAR AND SCHOLAR CHILDREN |
title |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
spellingShingle |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar Lopes, Susana sono criança hábitos problemas escolar pré-escolar |
title_short |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
title_full |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
title_fullStr |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
title_full_unstemmed |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
title_sort |
Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar |
author |
Lopes, Susana |
author_facet |
Lopes, Susana Almeida, Filipa Jacob, Sylvia Figueiredo, Margarida Vieira, Clara Carvalho, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Filipa Jacob, Sylvia Figueiredo, Margarida Vieira, Clara Carvalho, Fernanda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da Unidade Local de Saúde de Santo António |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Susana Almeida, Filipa Jacob, Sylvia Figueiredo, Margarida Vieira, Clara Carvalho, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sono criança hábitos problemas escolar pré-escolar |
topic |
sono criança hábitos problemas escolar pré-escolar |
description |
Introdução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados. Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos. Material e métodos:Aplicação da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) aos pais de crianças frequentadoras de infantários ou escolas primárias no concelho de Vila Nova de Famalicão. Resultados: Foram incluídas 107 crianças pré-escolares e 122 escolares (n=229), com idade média de 6,3 anos e 54.1% eram rapazes. A prevalência de crianças que partilhavam o quarto foi de 37.3%. A hora média de deitar foi 21h:41m e de levantar 7h:20m. A duração total média de sono foi 9,7 horas, sendo maior nos pré-escolares (p<0.001). A prevalência global de problemas de sono foi 75.7% e a pontuação média total no CSHQ-PT foi 47.05, maior nos pré-escolares (p=0.001). Os pré-escolares pontuaram mais alto nos items resistência na hora de deitar (p<0,001), início do sono (p=0.046) e despertares notur- nos (p<0.001). A resistência na hora de deitar e ansiedade rela- cionada com o sono foram maiores nos filhos únicos (p=0.003). A prevalência de enurese noturna foi 7,7%, sono agitado 52.7% e bruxismo 22.2%. Conclusão: As crianças incluídas tendem a adormecer mais tarde e dormir menos relativamente a outros estudos. Foi encontrada uma elevada prevalência de problemas de sono, principalmente em idade pré-escolar, realçando a necessidade de uma diferente abordagem deste tema na prática clínica do pediatra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-02-10T14:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.16/2033 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.16/2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-0754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Hospitalar do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Hospitalar do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549552036610048 |