Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11728 |
Resumo: | Nas crianças em idade pré-escolar, o descanso e a reparação física provenientes do sono são cruciais para um desenvolvimento e crescimento saudável. Este estudo tem como objetivo analisar os hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e a sua associação com problemas de comportamento. Participaram 103 pais de crianças (52.4% meninos) com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (M = 4.04; DP = 0.89). Os pais preencheram as versões portuguesas do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) e a escala de Problemas de Comportamento das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados revelam que as crianças dormiam em média 1oh24m diários e que as crianças de 3 anos dormiam significativamente mais quando comparadas com as de 4 anos. Verificou-se que 41.8% das crianças apresentavam um tempo de tela superior ao recomendado e que as que tinham televisão no quarto apresentavam um tempo de sono diário significativamente menor. As crianças com tempo de tela diário superior a 1 hora apresentaram mais Problemas de Comportamento Internalizados e Isolamento Social. As crianças que dormiam menos de 10 horas diárias apresentam maior Resistência em Ir para a Cama e menor Duração do Sono, para além de um maior número de Problemas de Comportamento Exteriorizados, Oposição/Explosivo, de Excesso de Atividade/Desatenção e de Total de Problemas de Comportamento. Verificou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os hábitos/problemas de sono e os problemas de comportamento, nomeadamente entre o Início do Sono e todas as subescalas das PKBS-2, exceto a subescala suplementar de Problemas de Comportamento de Oposição/Explosivo. Os resultados são discutidos atendendo a possíveis implicações na identificação precoce de problemas de comportamento relacionados com hábitos de sono desadequados. |
id |
RCAP_c67505407950be039c5e2ffc4b0aa5ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-EscolarUm Estudo com Crianças PortuguesasCshqHábitos/Problemas de SonoPkbs-2PréescolarProblemas de ComportamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNas crianças em idade pré-escolar, o descanso e a reparação física provenientes do sono são cruciais para um desenvolvimento e crescimento saudável. Este estudo tem como objetivo analisar os hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e a sua associação com problemas de comportamento. Participaram 103 pais de crianças (52.4% meninos) com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (M = 4.04; DP = 0.89). Os pais preencheram as versões portuguesas do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) e a escala de Problemas de Comportamento das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados revelam que as crianças dormiam em média 1oh24m diários e que as crianças de 3 anos dormiam significativamente mais quando comparadas com as de 4 anos. Verificou-se que 41.8% das crianças apresentavam um tempo de tela superior ao recomendado e que as que tinham televisão no quarto apresentavam um tempo de sono diário significativamente menor. As crianças com tempo de tela diário superior a 1 hora apresentaram mais Problemas de Comportamento Internalizados e Isolamento Social. As crianças que dormiam menos de 10 horas diárias apresentam maior Resistência em Ir para a Cama e menor Duração do Sono, para além de um maior número de Problemas de Comportamento Exteriorizados, Oposição/Explosivo, de Excesso de Atividade/Desatenção e de Total de Problemas de Comportamento. Verificou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os hábitos/problemas de sono e os problemas de comportamento, nomeadamente entre o Início do Sono e todas as subescalas das PKBS-2, exceto a subescala suplementar de Problemas de Comportamento de Oposição/Explosivo. Os resultados são discutidos atendendo a possíveis implicações na identificação precoce de problemas de comportamento relacionados com hábitos de sono desadequados.In preschool children, rest and physical repair from sleep are crucial for a healthy development and growth. The aim of the present study is to explore sleep habits and sleep problems in a sample of Portuguese preschool children and to analyze their association with behavior problems. The study included 103 parents of children (52.4% boys), between 3 and 6 years old (M = 4.04; SD = 0.89). Parents completed the Portuguese versions of the Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) and the Problem Behavior scale from the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). The results indicate that children slept, on average, 10h24m daily and that 3-year-old children slept significantly more when compared to 4-year-olds. About 41.8% of children had a longer screen time than recommended, and the ones with a television in the bedroom had a significantly shorter daily sleep time. Children with a screen time higher than 1 hour showed more Internalizing Behavior Problems and Social Withdrawal. Children who slept less than 10 hours a day have greater Bedtime Resistance and shorter Sleep Duration, in addition to a greater number of Externalizing Behavior Problems, Opposition/Explosive, Overactive/Attention Problems and Total Behavior Problems. There was a positive and statistically significant association between sleep habits/problems and behavior problems, namely between the Sleep Onset Delay and all the PKBS-2’s subscales, except with the Problem Behavior supplemental subscale of Opposition/Explosive. Results are discussed in view of possible implications in the early identification of behavioral problems related to inappropriate sleep habits.Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaMajor, Sofia de OliveirauBibliorumAlmeida, Andreia Filipa Fonseca de2022-01-12T16:44:13Z2021-03-162021-02-252021-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11728TID:202856550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:26.996710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar Um Estudo com Crianças Portuguesas |
title |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
spellingShingle |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar Almeida, Andreia Filipa Fonseca de Cshq Hábitos/Problemas de Sono Pkbs-2 Préescolar Problemas de Comportamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
title_full |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
title_fullStr |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
title_sort |
Hábitos de Sono e Problemas de Comportamento em Idade Pré-Escolar |
author |
Almeida, Andreia Filipa Fonseca de |
author_facet |
Almeida, Andreia Filipa Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa Major, Sofia de Oliveira uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Andreia Filipa Fonseca de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cshq Hábitos/Problemas de Sono Pkbs-2 Préescolar Problemas de Comportamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Cshq Hábitos/Problemas de Sono Pkbs-2 Préescolar Problemas de Comportamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Nas crianças em idade pré-escolar, o descanso e a reparação física provenientes do sono são cruciais para um desenvolvimento e crescimento saudável. Este estudo tem como objetivo analisar os hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e a sua associação com problemas de comportamento. Participaram 103 pais de crianças (52.4% meninos) com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (M = 4.04; DP = 0.89). Os pais preencheram as versões portuguesas do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) e a escala de Problemas de Comportamento das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2). Os resultados revelam que as crianças dormiam em média 1oh24m diários e que as crianças de 3 anos dormiam significativamente mais quando comparadas com as de 4 anos. Verificou-se que 41.8% das crianças apresentavam um tempo de tela superior ao recomendado e que as que tinham televisão no quarto apresentavam um tempo de sono diário significativamente menor. As crianças com tempo de tela diário superior a 1 hora apresentaram mais Problemas de Comportamento Internalizados e Isolamento Social. As crianças que dormiam menos de 10 horas diárias apresentam maior Resistência em Ir para a Cama e menor Duração do Sono, para além de um maior número de Problemas de Comportamento Exteriorizados, Oposição/Explosivo, de Excesso de Atividade/Desatenção e de Total de Problemas de Comportamento. Verificou-se uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os hábitos/problemas de sono e os problemas de comportamento, nomeadamente entre o Início do Sono e todas as subescalas das PKBS-2, exceto a subescala suplementar de Problemas de Comportamento de Oposição/Explosivo. Os resultados são discutidos atendendo a possíveis implicações na identificação precoce de problemas de comportamento relacionados com hábitos de sono desadequados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-16 2021-02-25 2021-03-16T00:00:00Z 2022-01-12T16:44:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11728 TID:202856550 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11728 |
identifier_str_mv |
TID:202856550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136403547750400 |