Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vieira, Maria Helena, Vale, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/73461
Resumo: A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010).
id RCAP_55a43c7b5d39982b36cd8372778006ca
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação MusicalEducação musicalMatemática e músicaGeometria e músicaIniciação à composição musicalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010).CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de EducaçãoUniversidade do MinhoSilva, MargaridaVieira, Maria HelenaVale, Maria Isabel20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73461porSilva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122.1647-9890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:59.394805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
title Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
spellingShingle Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
Silva, Margarida
Educação musical
Matemática e música
Geometria e música
Iniciação à composição musical
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
title_full Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
title_fullStr Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
title_full_unstemmed Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
title_sort Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
author Silva, Margarida
author_facet Silva, Margarida
Vieira, Maria Helena
Vale, Maria Isabel
author_role author
author2 Vieira, Maria Helena
Vale, Maria Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Margarida
Vieira, Maria Helena
Vale, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Matemática e música
Geometria e música
Iniciação à composição musical
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Educação musical
Matemática e música
Geometria e música
Iniciação à composição musical
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/73461
url http://hdl.handle.net/1822/73461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122.
1647-9890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132513986150400