Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73461 |
Resumo: | A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010). |
id |
RCAP_55a43c7b5d39982b36cd8372778006ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação MusicalEducação musicalMatemática e músicaGeometria e músicaIniciação à composição musicalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeA motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010).CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de EducaçãoUniversidade do MinhoSilva, MargaridaVieira, Maria HelenaVale, Maria Isabel20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73461porSilva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122.1647-9890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:59.394805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
title |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
spellingShingle |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical Silva, Margarida Educação musical Matemática e música Geometria e música Iniciação à composição musical Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
title_full |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
title_fullStr |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
title_full_unstemmed |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
title_sort |
Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical |
author |
Silva, Margarida |
author_facet |
Silva, Margarida Vieira, Maria Helena Vale, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Helena Vale, Maria Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Vieira, Maria Helena Vale, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Matemática e música Geometria e música Iniciação à composição musical Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Educação musical Matemática e música Geometria e música Iniciação à composição musical Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
A motivação para a realização deste trabalho decorreu da necessidade de diversificar estratégias no trabalho de composição em sala de aula e das dificuldades sentidas pelos alunos na relação com a música contemporânea. Estes factores, aliados à constatação de que a iliteracia matemática e a iliteracia musical continuam a ser grandes problemas no Ensino Básico, levaram a considerar-se um bom caminho potenciar as aprendizagens nestes domínios através da abordagem da música contemporânea numa perspectiva transversal de conhecimento, utilizando a interacção de saberes das áreas das ciências exactas e das artes. Com esta pesquisa pretendeu-se, por isso, reflectir e experimentar formas de potenciar as aprendizagens musical e matemática, testando estratégias diversificadas de composição em sala de aula que utilizassem conceitos matemáticos e musicais. Metodologicamente o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de uma investigação-acção focalizada nas práticas diárias e nas práticas reflexivas. O contexto específico em que se realizou este estudo é o de uma turma de 2º ano de Iniciação Musical, numa escola de ensino especializado da música, com a participação da professora/investigadora. Este estudo envolveu duas fases de implementação no terreno. As conclusões da pesquisa indicam que, através de actividades pedagógicas que utilizem simultaneamente a matemática e a música se pode, efectivamente, combater a iliteracia nos domínios matemático e musical. Neste artigo relatam-se as ideias principais de um estudo mais alargado, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado em Educação Artística (Silva, 2010). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73461 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, M., Vieira, M. H. e Vale, M. I. (2011). Conceitos matemáticso na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical. Diálogos com a Arte, 2, 110-122. 1647-9890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132513986150400 |