Memória prospectiva em crianças : análise do efeito da saliência da pista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Cristina Direito Baptista da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9534
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Ciências Cognitivas)
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spelling Memória prospectiva em crianças : análise do efeito da saliência da pista159.953.2Dissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Ciências Cognitivas)A Memória Prospectiva é definida como a capacidade de recordar uma acção que se pretende realizar no futuro (intenção). São vários os factores que afectam este tipo de memória, nomeadamente os atributos das pistas de memória prospectiva ou as características da actividade decorrente. Neste sentido, conduzimos dois estudos, com tarefas de memória prospectiva baseadas em acontecimentos, com o objectivo de analisar o efeito da saliência da pista no desempenho da memória prospectiva de crianças com 8 anos de idade, durante a realização de uma actividade muito exigente do ponto de vista atencional (prova de interferência “palavra-cor” do teste de Stroop). Os resultados do primeiro estudo, realizado com um design experimental inter-sujeito, revelaram que, tal como nos estudos com adultos, pistas mais salientes potenciam o desempenho da memória prospectiva das crianças. Ou seja, as crianças da condição “pista muito saliente” foram capazes de realizar um maior número de intenções comparativamente às crianças da condição “pista pouco saliente”. No segundo estudo, com manipulação intra-sujeito da variável saliência da pista, as pistas mais salientes também conduziram a um melhor desempenho da memória prospectiva, isto é, todas as crianças identificaram a totalidade das pistas muito salientes, mas nem todas identificaram a totalidade das pistas pouco salientes. A ausência de custos atencionais na actividade decorrente, em ambos os estudos, sugere que as pistas foram recuperadas de forma automática, o que apoia a teoria da recuperação espontânea da memória prospectiva.Prospective Memory has been defined by many authors as the ability of a person to recall and perform an intended action in future (intention). Multiple factors influence this type of memory, such as attributes of prospective memory cues and ongoing activity characteristics. In this study we conducted two experiments, concerning event-based prospective memory, in order to analyse the cue salience effect in 8 years-old children’s prospective memory performance, during a rather difficult attentional ongoing task (third task of Stroop Test). Results from the first experiment, with an inter-subject experimental design, revealed that, as well as with adults, more salient cues increase children’s performance in prospective memory tasks. In other words, children assigned to condition “high salient cues” performed a larger number of intentions in comparison with children assigned to condition “low salient cues”. Second experiment, with an intrasubject design, consolidates first experiment results. In fact, children supported by high salient cues are more successful performing prospective memory tasks than children supported by low salient cues. In this experiment all children were able to recall the totality of the high salient cues, but only some children recalled the total number of low salient cues. The lack of attentional costs in ongoing activity (in terms of accuracy and length of time) verified in both experiments suggests that prospective memory cues were automatically recalled, and this fact supports the theory of spontaneous recovery of prospective memory.Albuquerque, Pedro BarbasUniversidade do MinhoSilva, Inês Cristina Direito Baptista da2009-03-022009-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:18.133514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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