Diferenças no acesso mnésico a memórias genéricas, episódicas e autobiográficas em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Cristina Pinho da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17749
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
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spelling Diferenças no acesso mnésico a memórias genéricas, episódicas e autobiográficas em crianças159.953.2159.922.7Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)O presente estudo tem como objectivo analisar três tipos de memória – genérica, episódica e autobiográfica – em quatro faixas etárias. A memória genérica permite esboçar as linhas gerais de um acontecimento familiar sem fornecer detalhes do momento e do local específico, sendo auxiliada por guiões que contém as rotinas para as situações que são repetidas, ajudando a saber o que esperar e como actuar. Relativamente à memória episódica, a sua característica principal é a capacidade de recordar acontecimentos específicos, algo que aconteceu uma vez num momento e local específico. Para a existência de recordações episódicas são necessários três elementos: a noção de tempo subjectivo, a “viagem mental no tempo” e a consciência autonoética. A memória autobiográfica, permite especificar um acontecimento que ocorreu num momento e local específico no passado pessoal, tendo este um significado especial e uma função social, em que é partilhado algo de si próprio com os outros, formando a sua história da vida. Ao longo da idade, há uma maturação dos três tipos mnésicos referidos, havendo por isso diferenças etárias. Os factores desenvolvimentais que contribuem para uma maior facilidade de recordação de um acontecimento são variados. Destaca-se a participação activa, o desenvolvimento sócio-cultural e sócio-construtivista, o desenvolvimento da linguagem e da narrativa, a interacção com os adultos na partilha de acontecimentos, o estilo parental de comunicação dos acontecimentos, e a noção de si mesmo no tempo através da consciência temporal. O presente estudo é composto por dois objectivo centrais: a evolução dos três tipos de memória ao longo da idade e a dependência de determinados tipos de memórias em função do tipo de questões, tendo em conta as diferenças etárias. Para o efeito, a 112 crianças (40 de 4 anos; 28 de 6 anos; 24 de 8 anos; e 20 de 10 anos) foi feita uma entrevista semi-estruturada centrando-se em quatro temáticas que fazem parte da vida das crianças: a ida para a escola, a ida para a cama, o aniversário e a festa de natal na escola. Para cada uma das quatro temáticas foram criadas questões susceptíveis de evocar memórias genéricas, episódicas e autobiográficas. Os resultados mostraram uma evolução no número de memórias evocadas ao longo da idade, sendo a memória genérica a mais prevalente, seguida da memória episódica e como menos prevalente a memória autobiográfica. Verificou-se também um “efeito de congruência” entre o tipo de questão e as memórias produzidas decorrentes desse mesmo tipo, ou seja, as crianças produzem mais memórias congruentes com o tipo de pergunta do que incongruentes. Contudo, relativamente às memórias incongruentes com o tipo de questão, os resultados mostram que a produção de memórias difere consoante o tipo de questão, havendo um padrão consistente para todas as idades. Os resultados revelaram ainda, relativamente a memória episódica, que à medida que as crianças produzem maior número de memórias episódicas, mais beneficiam de prompts.The present study has the purpose to analyze three types of memory - generic, episodic and autobiographical - in four age groups. The generic memory allows sketch the outlines of a family event without providing details of specific time and place, being aided by scripts that contains routines for situations that are repeated, helping to know what to expect and how to act. In regard to episodic memory, its main feature is the ability to recall specific events, something that happened once in a specific time and place. The existence of episodic memories requires three elements: the notion of subjective time, the "mental time travel" and consciousness autonoetic. The autobiographical memory allows you to specify an event that occurred at a specific time and place staff in the past, this has a special meaning and a social function, which is shared something of himself with others, making their life story. Throughout the ages, there is a maturity of three types mnesic referred to, which means that age differences. The developmental factors that contribute to a greater facilitation of recall of an event are varied. We emphasize the active participation, socio-cultural and socio-constructivist development, language and narrative development, interaction with adults in the sharing of events, parenting style of communication events, and sense of self in time through the consciousness of time. This study consists of two central objective: the evolution of three types of memory over the age and dependence on certain types of memory depending on the type of issues, taking into account the age differences. To this end, 112 children (40 to 4 years 28 6 years, 24 of 8 years, and 20 to 10 years) was made a semi-structured interview focusing on four themes that are part of children's lives: the way to school, going to bed, birthday and Christmas party at school. For each of this four thematic issues that were created to evoke memories, generic, episodic and autobiographical. The results showed a trend in the number of memories evoked along the age, generic memory being the most prevalent, followed by episodic memory and less prevalent as autobiographical memory. There was also an "effect of congruence" between the type of question and the memories of that produced under the same type, in other words, children produce more memories congruent with the question of what kind of incongruous. However, for the memories incongruous with the type of question, the results show that the production of memories differs depending on the type of question, there is a consistent pattern for all ages. The results also revealed, for episodic memory, that as children produce a greater number of episodic memories, the more benefit they have from prompts.Martins, CarlaAlbuquerque, Pedro BarbasUniversidade do MinhoCosta, Maria Cristina Pinho da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:15.857612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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