A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1710 |
Resumo: | O presente estudo, inserido no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, tem como objetivo principal compreender atitudes e comportamentos de crianças da educação pré-escolar a um projeto de Literacia da Informação (LI). De forma a refletir sobre esta problemática, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) É possível trabalhar a Literacia da Informação na Educação Pré-Escolar?; ii) Que estratégias se revelam adequadas para desenvolver competências de Literacia da Informação em crianças do pré-escolar?; iii) Que conhecimentos constroem as crianças em projetos de Literacia da Informação?; e iv) Que opiniões revelam as crianças sobre o projeto em Literacia da Informação? Neste sentido, realizou-se um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Assim, o grupo de dezoito crianças com cerca de cinco anos, que a investigadora (I) acompanhou, enquanto estagiária, na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), foi envolvido num projeto de Literacia da Informação, que teve por base as estratégias de operacionalização propostas no “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” – “Aprender com a biblioteca escolar” (BE). Através daquela análise, verificou-se que as estratégias utilizadas no projeto foram adequadas, as crianças participaram ativa e entusiasticamente nas atividades, tendo construído novos conhecimentos e demonstrado valorizar o seu trabalho de pesquisa e o livro informativo. A maioria daquelas crianças teve um desempenho positivo no projeto, revelando várias competências informacionais, concluindo-se a favor do desenvolvimento de competências de Literacia da Informação na educação pré-escolar. |
id |
RCAP_55abac731ac8cc03d62b400a5ceb0592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anosEducação pré-escolarEmergência da literaciaLiteracia da informaçãoBiblioteca escolarPreschool educationLiteracy emergenceLiteracy of informationSchool libraryO presente estudo, inserido no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, tem como objetivo principal compreender atitudes e comportamentos de crianças da educação pré-escolar a um projeto de Literacia da Informação (LI). De forma a refletir sobre esta problemática, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) É possível trabalhar a Literacia da Informação na Educação Pré-Escolar?; ii) Que estratégias se revelam adequadas para desenvolver competências de Literacia da Informação em crianças do pré-escolar?; iii) Que conhecimentos constroem as crianças em projetos de Literacia da Informação?; e iv) Que opiniões revelam as crianças sobre o projeto em Literacia da Informação? Neste sentido, realizou-se um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Assim, o grupo de dezoito crianças com cerca de cinco anos, que a investigadora (I) acompanhou, enquanto estagiária, na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), foi envolvido num projeto de Literacia da Informação, que teve por base as estratégias de operacionalização propostas no “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” – “Aprender com a biblioteca escolar” (BE). Através daquela análise, verificou-se que as estratégias utilizadas no projeto foram adequadas, as crianças participaram ativa e entusiasticamente nas atividades, tendo construído novos conhecimentos e demonstrado valorizar o seu trabalho de pesquisa e o livro informativo. A maioria daquelas crianças teve um desempenho positivo no projeto, revelando várias competências informacionais, concluindo-se a favor do desenvolvimento de competências de Literacia da Informação na educação pré-escolar.The present study, inserted in the domain of Oral Language and the Approach to Writing, aims to understand the attitudes and behavior of children in preschool with regard to a Literacy of Information project. In order to reflect on this issue, the following investigation questions were stated: i) Is it possible to work Literacy of Information in Preschool Education?; ii) What strategies are revealed adequate to develop skills in Literacy of Information in preschool children?; iii) What knowledge do children build in Literacy of Information projects?; and iv) What opinions do children reveal about the Literacy of Information project? In this sense, a study was carried out framed by a constructivism paradigm, according to a methodology of a qualitative nature, in the modality of a case study. Thus, a group of 18 children of about 5 years of age, whom the investigator accompanied while as a student-teacher in Supervised Teaching Practice II, was involved in a Literacy of Information project, which had its source on operative strategies suggested in “Reference of learning associated with the work of school libraries in Preschool Education and Basic Education " - “Learn with the school library”. Through that analysis, it was found that the strategies used in the project were suitable, the children participated active and enthusiastically in the activities, having constructed new knowledge and demonstrated having valued the investigative work and the informative book. The majority of those children had a positive performance in the project, revealing various informative skills, concluding in favor of the development of Literacy of Information skills in preschool education.2016-12-30T11:04:40Z2015-02-20T00:00:00Z2015-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1710TID:201508583porGomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:51Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:59.272011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
title |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
spellingShingle |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos Gomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes Educação pré-escolar Emergência da literacia Literacia da informação Biblioteca escolar Preschool education Literacy emergence Literacy of information School library |
title_short |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
title_full |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
title_fullStr |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
title_full_unstemmed |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
title_sort |
A literacia da informação na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 5 anos |
author |
Gomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes |
author_facet |
Gomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Lígia Daniela Ribeiro Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Emergência da literacia Literacia da informação Biblioteca escolar Preschool education Literacy emergence Literacy of information School library |
topic |
Educação pré-escolar Emergência da literacia Literacia da informação Biblioteca escolar Preschool education Literacy emergence Literacy of information School library |
description |
O presente estudo, inserido no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, tem como objetivo principal compreender atitudes e comportamentos de crianças da educação pré-escolar a um projeto de Literacia da Informação (LI). De forma a refletir sobre esta problemática, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) É possível trabalhar a Literacia da Informação na Educação Pré-Escolar?; ii) Que estratégias se revelam adequadas para desenvolver competências de Literacia da Informação em crianças do pré-escolar?; iii) Que conhecimentos constroem as crianças em projetos de Literacia da Informação?; e iv) Que opiniões revelam as crianças sobre o projeto em Literacia da Informação? Neste sentido, realizou-se um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Assim, o grupo de dezoito crianças com cerca de cinco anos, que a investigadora (I) acompanhou, enquanto estagiária, na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), foi envolvido num projeto de Literacia da Informação, que teve por base as estratégias de operacionalização propostas no “Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” – “Aprender com a biblioteca escolar” (BE). Através daquela análise, verificou-se que as estratégias utilizadas no projeto foram adequadas, as crianças participaram ativa e entusiasticamente nas atividades, tendo construído novos conhecimentos e demonstrado valorizar o seu trabalho de pesquisa e o livro informativo. A maioria daquelas crianças teve um desempenho positivo no projeto, revelando várias competências informacionais, concluindo-se a favor do desenvolvimento de competências de Literacia da Informação na educação pré-escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20T00:00:00Z 2015-02-20 2016-12-30T11:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1710 TID:201508583 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1710 |
identifier_str_mv |
TID:201508583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131515880210432 |