Literacia para os média : uma perspetiva para a educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1716 |
Resumo: | Inserido na Prática de Ensino Supervisionada II do mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se o presente relatório do estudo realizado ao longo da intervenção em contexto pré-escolar. O trabalho de investigação aqui contemplado teve como ponto fulcral perceber se é possível desenvolver, em crianças de cinco e seis anos, competências de literacia para os media e qual a pedagogia mais adequada. Tendo em conta o pretendido, as crianças do grupo sobre o qual recaiu o estudo foram integradas num conjunto de atividades mediáticas, das quais sobressaíram três formatos diferentes: formato escrito (jornais e revistas), formato áudio (rádio) e formato audiovisual (televisão). Pretendeu-se apresentar atividades que promovam a capacidade de utilizar os media em benefício próprio das crianças, dado que são cada vez mais atuais no quotidiano das mesmas e através das quais retiram muitos ensinamentos. Realizado entre o mês de março e maio de 2014, o estudo insere-se numa metodologia de Estudo de caso, por via de uma ídole qualitativa, de forma a possibilitar uma descrição o mais detalhada possível para assim permitir avaliar se as crianças desenvolveram as competências mencionadas. Para essa descrição, foi necessária a obtenção de dados, feita através de um universo de registos fotográficos e filmagens, notas de campo, observação e trabalhos das crianças. O grupo sobre o qual recaiu o estudo era composto por vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os cinco e seis anos. Embora com um grupo homogéneo, todas as atividades foram estruturadas em função das necessidades e interesses individuais das crianças, de forma a cultivar a motivação e o gosto pelas experiências proporcionadas. Através da investigação realizada, percebeu-se que é possível trabalhar os diferentes formatos mediáticos com crianças em idade pré-escolar, desenvolvendo capacidades necessárias à faixa etária em questão, como é também contemplado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. |
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