Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36211 |
Resumo: | As estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte. |
id |
RCAP_55b57abcbb4aa79cbf1b63b0d02d727e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa CabelteInternacionalizaçãoEstratégiaCompetitividadeGlobalizaçãoExportaçãoAs estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte.Internationalization strategies have been gaining increasingly emphasis in the business context thanks to the opening and enlargement of markets and the increase in competition and the pace of innovation. In this way, companies cannot just "be" in the market, as they must be able to react to the challenges that arise and threaten their survival. One of the business responses to the challenge of globalization is internationalisation. Internationalization requires the company to have unique competences so that it can distinguish itself in the target market. It is important analyze how competitiveness increasingly depends on factors such as the brand, services associated with the product, as well as collaboration agreements with other players in the market. The aim of this dissertation is to elaborate a study that allows an analysis of the themes of internationalization, strategy and business competitiveness. As object of study, was selected the largest national company of electrical cables, Cabelte, which started its internationalization process at the end of the 90's, since early considered a decisive step for the development of the company. Cabelte has proved to be a field of learning in the scope of identifying the factors that determine a successful internationalization strategy, of the analysis of the challenges currently faced and also the possible responses to them. Cabelte's internationalization process has privileged a strategy adapted to its target markets. The present study involves a collection and a deep analysis of the reference literature about internationalization and the respective strategies, a data collection about the company under study, focusing on questionnaires addressed to the company's main managers, and finally a comparison between, on the one hand, the theory and the case studies therein and, on the other hand, the data collected at Cabelte.2023-02-03T09:38:35Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36211porRibeiro, Joana Filipa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:50Zoai:ria.ua.pt:10773/36211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:05.453309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
title |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
spellingShingle |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira Internacionalização Estratégia Competitividade Globalização Exportação |
title_short |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
title_full |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
title_fullStr |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
title_full_unstemmed |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
title_sort |
Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte |
author |
Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Estratégia Competitividade Globalização Exportação |
topic |
Internacionalização Estratégia Competitividade Globalização Exportação |
description |
As estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19T00:00:00Z 2022-12-19 2023-02-03T09:38:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36211 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137726478417920 |