Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36211
Resumo: As estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte.
id RCAP_55b57abcbb4aa79cbf1b63b0d02d727e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa CabelteInternacionalizaçãoEstratégiaCompetitividadeGlobalizaçãoExportaçãoAs estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte.Internationalization strategies have been gaining increasingly emphasis in the business context thanks to the opening and enlargement of markets and the increase in competition and the pace of innovation. In this way, companies cannot just "be" in the market, as they must be able to react to the challenges that arise and threaten their survival. One of the business responses to the challenge of globalization is internationalisation. Internationalization requires the company to have unique competences so that it can distinguish itself in the target market. It is important analyze how competitiveness increasingly depends on factors such as the brand, services associated with the product, as well as collaboration agreements with other players in the market. The aim of this dissertation is to elaborate a study that allows an analysis of the themes of internationalization, strategy and business competitiveness. As object of study, was selected the largest national company of electrical cables, Cabelte, which started its internationalization process at the end of the 90's, since early considered a decisive step for the development of the company. Cabelte has proved to be a field of learning in the scope of identifying the factors that determine a successful internationalization strategy, of the analysis of the challenges currently faced and also the possible responses to them. Cabelte's internationalization process has privileged a strategy adapted to its target markets. The present study involves a collection and a deep analysis of the reference literature about internationalization and the respective strategies, a data collection about the company under study, focusing on questionnaires addressed to the company's main managers, and finally a comparison between, on the one hand, the theory and the case studies therein and, on the other hand, the data collected at Cabelte.2023-02-03T09:38:35Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36211porRibeiro, Joana Filipa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:50Zoai:ria.ua.pt:10773/36211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:05.453309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
title Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
spellingShingle Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira
Internacionalização
Estratégia
Competitividade
Globalização
Exportação
title_short Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
title_full Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
title_fullStr Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
title_full_unstemmed Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
title_sort Internacionalização, competitividade e estratégia: o caso da empresa Cabelte
author Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira
author_facet Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joana Filipa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Estratégia
Competitividade
Globalização
Exportação
topic Internacionalização
Estratégia
Competitividade
Globalização
Exportação
description As estratégias de internacionalização têm ganho cada vez mais destaque em contexto empresarial graças à abertura e alargamento dos mercados e ao aumento da concorrência e do ritmo de inovação. Deste modo, as empresas não se podem limitar a «estar» no mercado, pois têm de estar aptas a reagir aos desafios que se lhes colocam e ameaçam a sua sobrevivência. Uma das respostas empresariais ao desafio da globalização é a internacionalização. A internacionalização exige que a empresa disponha de competências únicas para que possa distinguir-se no mercado alvo. É importante analisar de que forma a competitividade passa cada vez mais por fatores como a marca, serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objectivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma análise às temáticas da internacionalização, estratégia e competitividade empresariais. Como objeto de estudo foi selecionada a maior empresa de cabos elétricos nacional, a Cabelte, que iniciou o seu processo de internacionalização no final da década de 90, desde cedo considerado um passo determinante para o desenvolvimento da empresa. A Cabelte revelou ser um campo de aprendizagem no âmbito da identificação dos fatores que determinam uma estratégia de internacionalização bem sucedida, da análise dos desafios que se colocam atualmente e ainda das possíveis respostas que este colocam. O processo de internacionalização da Cabelte privilegiou uma estratégia adaptada aos seus mercados-alvo. O estudo em apreço envolve uma recolha e uma análise profunda da literatura de referência no âmbito da temática da internacionalização e respetivas estratégias, uma recolha de dados sobre empresa que é objeto de estudo, privilegiando questionários dirigidos aos principais responsáveis da mesma, e finalmente uma comparação entre, por um lado, a teoria e os respetivos estudos de caso nela inventariados e, por outro lado, os dados recolhidos na Cabelte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T00:00:00Z
2022-12-19
2023-02-03T09:38:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36211
url http://hdl.handle.net/10773/36211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137726478417920