Estratégias de internacionalização: relatório de estágio na OLI – Sistemas Sanitários, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Hugo Rafael Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39860
Resumo: O presente relatório tem como objetivo a apresentação do Estágio Curricular realizado na OLI – Sistemas Sanitários, S.A., assim como a análise da atividade de exportação da empresa, com o propósito de perceber o processo e as estratégias de internacionalização da empresa. O presente Relatório é iniciado com a apresentação da empresa e do seu historial. De seguida, é relatada a experiência adquirida no Departamento de Exportação, apresentando criticamente as tarefas desenvolvidas. O capítulo seguinte incide sobre uma revisão teórica em torno da temática internacionalização e as estratégias de internacionalização. Este capítulo serve de enquadramento a um estudo de caso realizado na OLI, fazendo uso de um Grupo Focal, a fim de melhor entender a pertinência e eficácia relativa das estratégias de internacionalização que têm vindo a ser implementadas na OLI. No Grupo Focal (ao qual foi feito uma análise temática) apurou-se que na OLI o seu processo de internacionalização (estando a OLI já presente em todos os continentes) que é bem planeado e, consequentemente, lento e cauteloso. Apesar desta presença, para se conseguir afirmar gradualmente, opta por criar uma rede de parceiros (partner network) e mesmo alianças (e.g., joint ventures). As relações de longo prazo e baseadas na confiança são a chave do sucesso. A inovação de produto é também importante para ajudar a delimitar um espaço para a OLI na perspetiva do cliente. Concluiu-se que a OLI segue a estratégia de internacionalização enunciada pelo Modelo de Uppsala, deixando, no entanto, a estratégia emergir conforme as exigências do mercado, mas tendo sempre em linha de conta as bases teóricas de estratégias de internacionalização apresentadas no presente relatório. Segue então a teoria de Mintzberg que diz que a estratégia deveria ser deliberada e emergente. O Grupo Focal sublinhou a importância do profissionalismo e da ponderação de aspetos culturais na penetração em mercados internacionais.
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