Estratégias de internacionalização: relatório de estágio na OLI – Sistemas Sanitários, S.A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39860 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo a apresentação do Estágio Curricular realizado na OLI – Sistemas Sanitários, S.A., assim como a análise da atividade de exportação da empresa, com o propósito de perceber o processo e as estratégias de internacionalização da empresa. O presente Relatório é iniciado com a apresentação da empresa e do seu historial. De seguida, é relatada a experiência adquirida no Departamento de Exportação, apresentando criticamente as tarefas desenvolvidas. O capítulo seguinte incide sobre uma revisão teórica em torno da temática internacionalização e as estratégias de internacionalização. Este capítulo serve de enquadramento a um estudo de caso realizado na OLI, fazendo uso de um Grupo Focal, a fim de melhor entender a pertinência e eficácia relativa das estratégias de internacionalização que têm vindo a ser implementadas na OLI. No Grupo Focal (ao qual foi feito uma análise temática) apurou-se que na OLI o seu processo de internacionalização (estando a OLI já presente em todos os continentes) que é bem planeado e, consequentemente, lento e cauteloso. Apesar desta presença, para se conseguir afirmar gradualmente, opta por criar uma rede de parceiros (partner network) e mesmo alianças (e.g., joint ventures). As relações de longo prazo e baseadas na confiança são a chave do sucesso. A inovação de produto é também importante para ajudar a delimitar um espaço para a OLI na perspetiva do cliente. Concluiu-se que a OLI segue a estratégia de internacionalização enunciada pelo Modelo de Uppsala, deixando, no entanto, a estratégia emergir conforme as exigências do mercado, mas tendo sempre em linha de conta as bases teóricas de estratégias de internacionalização apresentadas no presente relatório. Segue então a teoria de Mintzberg que diz que a estratégia deveria ser deliberada e emergente. O Grupo Focal sublinhou a importância do profissionalismo e da ponderação de aspetos culturais na penetração em mercados internacionais. |
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Estratégias de internacionalização: relatório de estágio na OLI – Sistemas Sanitários, S.A.InternacionalizaçãoEstratégias de internacionalizaçãoExportaçãoInterculturalidadeO presente relatório tem como objetivo a apresentação do Estágio Curricular realizado na OLI – Sistemas Sanitários, S.A., assim como a análise da atividade de exportação da empresa, com o propósito de perceber o processo e as estratégias de internacionalização da empresa. O presente Relatório é iniciado com a apresentação da empresa e do seu historial. De seguida, é relatada a experiência adquirida no Departamento de Exportação, apresentando criticamente as tarefas desenvolvidas. O capítulo seguinte incide sobre uma revisão teórica em torno da temática internacionalização e as estratégias de internacionalização. Este capítulo serve de enquadramento a um estudo de caso realizado na OLI, fazendo uso de um Grupo Focal, a fim de melhor entender a pertinência e eficácia relativa das estratégias de internacionalização que têm vindo a ser implementadas na OLI. No Grupo Focal (ao qual foi feito uma análise temática) apurou-se que na OLI o seu processo de internacionalização (estando a OLI já presente em todos os continentes) que é bem planeado e, consequentemente, lento e cauteloso. Apesar desta presença, para se conseguir afirmar gradualmente, opta por criar uma rede de parceiros (partner network) e mesmo alianças (e.g., joint ventures). As relações de longo prazo e baseadas na confiança são a chave do sucesso. A inovação de produto é também importante para ajudar a delimitar um espaço para a OLI na perspetiva do cliente. Concluiu-se que a OLI segue a estratégia de internacionalização enunciada pelo Modelo de Uppsala, deixando, no entanto, a estratégia emergir conforme as exigências do mercado, mas tendo sempre em linha de conta as bases teóricas de estratégias de internacionalização apresentadas no presente relatório. Segue então a teoria de Mintzberg que diz que a estratégia deveria ser deliberada e emergente. O Grupo Focal sublinhou a importância do profissionalismo e da ponderação de aspetos culturais na penetração em mercados internacionais.The purpose of this report is to present the internship carried out at OLI - Sistemas Sanitários, S.A., as well as to analyze the company's export activity, with the aim of understanding the company's internationalization process and strategies. This report begins with a presentation of the company and its history. It then reports on the experience gained in the Export Department, critically presenting the tasks carried out. The next chapter focuses on a theoretical review of internationalization and internationalization strategies. This chapter serves as a framework for a case study carried out at OLI, using a Focus Group, in order to better understand the relevance and relative effectiveness of the internationalization strategies that have been implemented at OLI. In the Focus Group (which was analyzed via thematic analysis) it was found that OLI's internationalization process (OLI is already present on all continents) is well planned and therefore slow and cautious. Despite this presence, in order to gradually assert itself, the company has opted to create a partner network and even alliances (e.g., joint ventures) to bridge the gap. Long-term relationships based on trust are the key to success. Product innovation is also important to help define a space for OLI from the customer's perspective. It was concluded that OLI follows the internationalization strategy set out in the Uppsala Model, although it lets the strategy emerge according to the demands of the market, but always taking into account the theoretical bases of internationalization strategies presented in this report. It follows Mintzberg's theory that strategy should be deliberate and emergent. The Focus Group emphasized the importance of professionalism and taking cultural aspects into account when penetrating international markets.2023-12-20T08:47:59Z2023-11-23T00:00:00Z2023-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39860porFreitas, Hugo Rafael Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:05Zoai:ria.ua.pt:10773/39860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:01.230075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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