Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sieiro, Mélanie de Fátima Sobral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94605
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_55b60359612bf3c89613831db33704f9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em AdolescentesParenting Educational Styles, Use of ICT and Mental Health in AdolescentsAdolescênciaEstilos Educativos ParentaisFacebookSaúde MentalAdolescenceParenting Educational StylesFacebookMental HealthDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoNos dias que correm existe um elevado interesse da literatura científica no estudo das TIC e na sua utilização, nomeadamente pela população mais jovem. É consensual que o mundo das novas tecnologias de informação e comunicação têm influência em todos nós, especialmente nos adolescentes, que tendem a usar mais estes meios de comunicação. A par disto, interessa perceber se fatores como o ambiente familiar estarão relacionados com o uso das TIC e domínios da saúde mental. Por conseguinte, este trabalho tem o objetivo de avaliar a existência de relações entre os Estilos Educativos Parentais, o uso das TIC e a Saúde Mental. Assim, utilizou-se uma amostra de 209 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que participaram preenchendo cinco instrumentos: um Questionário Sociodemográfico (Maia de Carvalho, Vale Dias, & Sieiro, 2019), a Escala de Estilos Educativos Parentais (Barros de Oliveira, 1994), a adaptação portuguesa do MTUAS-PY (Costa et al., 2016), a adaptação portuguesa do BSI (Canavarro, 1999) e o MHC-SF adaptado para a população portuguesa por Matos et al. (2010). Os resultados demonstram que os Estilos Educativos Parentais não se relacionam com a frequência da utilização do Facebook e que por sua vez, a frequência de utilização do Facebook poderá ter consequências na Saúde Mental. As implicações que esta investigação apresenta para estudos futuros é a sua replicação com uma amostra maior e mais equilibrada e a utilização de outras variáveis. Concluiu-se que, deve existir uma intervenção social preventiva no que respeita ao uso das redes sociais.In the modern scientific literature, it is possible to perceive a recent increase of interest and number of studies about new technologies of information and communication, with particular incidence on younger population. It’s a fact that the technological advancements verified in the modern world currently play a major role of influence in all of us, and specially, teenagers. Parallel to this, it matters to understand if factors like family environment are related to the user of ICTs and the domains of mental health. By estimate, this work aims to assess the existence of relationships between Parenting Educational Styles, the use of ICT and Mental Health. So, use a sample of 209 subjects aged between 15 and 18, who recorded five instruments: a Socio-Demographic Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale Dias and Sieiro, 2019), the Parenting Educational Styles Scale (Barros de Oliveira, 1994), a Portuguese adaptation of MTUAS-PY (Costa et al., 2016), a Portuguese adaptation of BSI (Canavarro, 1999) and the MHC-SF adapted for the Portuguese population by Matos et al. (2010). The results demonstrate that Parenting Educational Styles are not related to the use of Facebook and that, in turn, the frequency of Facebook use may have consequences on Mental Health. The results demonstrate that Parenting Educational Styles are not related to the use of Facebook and that, in turn, the frequency of using Facebook may have consequences on Mental Health. The implications that this investigation has for future studies is its replication with a larger and more balanced sample and the use of other variables. It was concluded that, there must be a preventive social intervention regarding the use of social networks.2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94605http://hdl.handle.net/10316/94605TID:202704831porSieiro, Mélanie de Fátima Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T07:43:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:15.820462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
Parenting Educational Styles, Use of ICT and Mental Health in Adolescents
title Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
spellingShingle Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
Sieiro, Mélanie de Fátima Sobral
Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Facebook
Saúde Mental
Adolescence
Parenting Educational Styles
Facebook
Mental Health
title_short Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
title_full Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
title_fullStr Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
title_full_unstemmed Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
title_sort Estilos Educativos Parentais, Utilização das TIC e Saúde Mental em Adolescentes
author Sieiro, Mélanie de Fátima Sobral
author_facet Sieiro, Mélanie de Fátima Sobral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sieiro, Mélanie de Fátima Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Facebook
Saúde Mental
Adolescence
Parenting Educational Styles
Facebook
Mental Health
topic Adolescência
Estilos Educativos Parentais
Facebook
Saúde Mental
Adolescence
Parenting Educational Styles
Facebook
Mental Health
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94605
http://hdl.handle.net/10316/94605
TID:202704831
url http://hdl.handle.net/10316/94605
identifier_str_mv TID:202704831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134028035522560