Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21558 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre Brasil e Portugal acerca da formação de professores para a educação especial. Desenvolvido na perspetiva de educação comparada em abordagem sócio-histórica, apresenta resultados decorrentes da análise documental e de entrevistas. Aponta diferenças relevantes na perceção quanto aos sentidos atribuídos à inclusão, que determinam: a quantidade e qualidade dos apoios especializados disponibilizados ao público-alvo da educação especial; as relações dos professores do ensino regular com os seus alunos; e a forma como os professores de educação especial se articulam com os seus colegas do ensino regular nos ambientes escolares dos dois países. |
id |
RCAP_55c16f285e666beb1599f1b537947ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal.necessidades educativas especiaisformação de professoreseducação especialEste trabalho apresenta um estudo comparativo entre Brasil e Portugal acerca da formação de professores para a educação especial. Desenvolvido na perspetiva de educação comparada em abordagem sócio-histórica, apresenta resultados decorrentes da análise documental e de entrevistas. Aponta diferenças relevantes na perceção quanto aos sentidos atribuídos à inclusão, que determinam: a quantidade e qualidade dos apoios especializados disponibilizados ao público-alvo da educação especial; as relações dos professores do ensino regular com os seus alunos; e a forma como os professores de educação especial se articulam com os seus colegas do ensino regular nos ambientes escolares dos dois países.Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía2017-12-20T12:50:34Z2017-12-202017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21558http://hdl.handle.net/10174/21558porRomano, E., & Bonito, J. (2017). Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(11), 240-244.240-2442386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2862ExtraRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación11edith.romano@ufrr.brjbonito@uevora.ptFormação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal.229org/10.17979/reipe.2017.0.11Romano, EdithBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:54.464911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
title |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
spellingShingle |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. Romano, Edith necessidades educativas especiais formação de professores educação especial |
title_short |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
title_full |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
title_fullStr |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
title_full_unstemmed |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
title_sort |
Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. |
author |
Romano, Edith |
author_facet |
Romano, Edith Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano, Edith Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
necessidades educativas especiais formação de professores educação especial |
topic |
necessidades educativas especiais formação de professores educação especial |
description |
Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre Brasil e Portugal acerca da formação de professores para a educação especial. Desenvolvido na perspetiva de educação comparada em abordagem sócio-histórica, apresenta resultados decorrentes da análise documental e de entrevistas. Aponta diferenças relevantes na perceção quanto aos sentidos atribuídos à inclusão, que determinam: a quantidade e qualidade dos apoios especializados disponibilizados ao público-alvo da educação especial; as relações dos professores do ensino regular com os seus alunos; e a forma como os professores de educação especial se articulam com os seus colegas do ensino regular nos ambientes escolares dos dois países. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20T12:50:34Z 2017-12-20 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21558 http://hdl.handle.net/10174/21558 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Romano, E., & Bonito, J. (2017). Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extra(11), 240-244. 240-244 2386-7418 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2862 Extra Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 edith.romano@ufrr.br jbonito@uevora.pt Formação de professors em educação especial: Um estudo de Educação comparada entre Brasil e Portugal. 229 org/10.17979/reipe.2017.0.11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136610226274304 |