Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34947
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_55c475e2a67989aa3ac053a6d6a96e00
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola WaldorfPedagogia WaldorfRecreio escolarConflitualidade humanaConflitosRelatórios de estágio de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho trata-se de um relatório que dá conta da experiência prática vivida em contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área do Desenvolvimento Social e Cultural. Neste âmbito, o estágio curricular decorreu numa Escola Waldorf, entre Outubro de 2016 e Junho de 2017. Toda a experiência vivenciada pela estagiária é relatada e reflete um percurso de conhecimento e envolvimento num contexto escolar, em muito diferente ao vivido e já conhecido pela própria. O estágio passou, fundamentalmente, pela observação dos recreios de crianças do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e pelo contato diário com as mesmas, assim como com a equipa de professores responsáveis pelos recreios. Uma vez que uma das caraterísticas das Escolas Waldorf é o envolvimento de todos os agentes no processo educativo, o projeto de estágio teve esse princípio como base e a intervenção focou-se em três vertentes, que foram os alunos, os docentes e os pais e/ou encarregados de educação, sendo que os objetivos principais foram: reconhecer e identificar a existência de conflitos neste meio; e, encorajar e capacitar os alunos a resolverem os seus próprios conflitos e a mediarem os conflitos dos seus pares. Assim, este relatório apresenta os conhecimentos adquiridos no contexto, o desenvolvimento do percurso de estágio e reflete o impacto que o mesmo teve a nível pessoal, académico e profissional.This work is a report of the practical internship taken as part of the Master’s degree in Education and Development with regards to the area of Socio Cultural Development. This internship took place in a Waldorf school, between October 2016 and June 2017. All of the experience the intern received is reported and reflects on a journey of knowledge and involvement in a school context, which contrasts to the school world experience by this intern. This internship focused, primarily, in the observation of the school breaks of children of grades 1 through 8, as well daily contact with the children themselves and the playground supervising staff of teachers. One of the characteristics of Waldorf schools is the involvement of every agent in the education process. This internship project had as a cornerstone this characteristic and it’s intervention focused in three main points: the students; the teachers and the parents/caretakers of the children. Where the main goals were: To acknowledge and identify the existence of conflict in this environment and to encourage and empower the students to resolve their own conflicts and mediate the conflicts of their peers. Therefore, this report presents the knowledge acquired during in this context, the development of the internship journet and reflects of impact of it in a personal, academic and professional levels.Caetano, Ana Paula, 1962-Valente, LucíliaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-2018-10-08T15:39:22Z20182018-02-192018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34947TID:202200833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:33.167158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
title Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
spellingShingle Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-
Pedagogia Waldorf
Recreio escolar
Conflitualidade humana
Conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
title_full Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
title_fullStr Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
title_full_unstemmed Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
title_sort Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
author Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-
author_facet Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Valente, Lucília
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Waldorf
Recreio escolar
Conflitualidade humana
Conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pedagogia Waldorf
Recreio escolar
Conflitualidade humana
Conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T15:39:22Z
2018
2018-02-19
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34947
TID:202200833
url http://hdl.handle.net/10451/34947
identifier_str_mv TID:202200833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134428582117376