Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34947 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_55c475e2a67989aa3ac053a6d6a96e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola WaldorfPedagogia WaldorfRecreio escolarConflitualidade humanaConflitosRelatórios de estágio de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho trata-se de um relatório que dá conta da experiência prática vivida em contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área do Desenvolvimento Social e Cultural. Neste âmbito, o estágio curricular decorreu numa Escola Waldorf, entre Outubro de 2016 e Junho de 2017. Toda a experiência vivenciada pela estagiária é relatada e reflete um percurso de conhecimento e envolvimento num contexto escolar, em muito diferente ao vivido e já conhecido pela própria. O estágio passou, fundamentalmente, pela observação dos recreios de crianças do 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e pelo contato diário com as mesmas, assim como com a equipa de professores responsáveis pelos recreios. Uma vez que uma das caraterísticas das Escolas Waldorf é o envolvimento de todos os agentes no processo educativo, o projeto de estágio teve esse princípio como base e a intervenção focou-se em três vertentes, que foram os alunos, os docentes e os pais e/ou encarregados de educação, sendo que os objetivos principais foram: reconhecer e identificar a existência de conflitos neste meio; e, encorajar e capacitar os alunos a resolverem os seus próprios conflitos e a mediarem os conflitos dos seus pares. Assim, este relatório apresenta os conhecimentos adquiridos no contexto, o desenvolvimento do percurso de estágio e reflete o impacto que o mesmo teve a nível pessoal, académico e profissional.This work is a report of the practical internship taken as part of the Master’s degree in Education and Development with regards to the area of Socio Cultural Development. This internship took place in a Waldorf school, between October 2016 and June 2017. All of the experience the intern received is reported and reflects on a journey of knowledge and involvement in a school context, which contrasts to the school world experience by this intern. This internship focused, primarily, in the observation of the school breaks of children of grades 1 through 8, as well daily contact with the children themselves and the playground supervising staff of teachers. One of the characteristics of Waldorf schools is the involvement of every agent in the education process. This internship project had as a cornerstone this characteristic and it’s intervention focused in three main points: the students; the teachers and the parents/caretakers of the children. Where the main goals were: To acknowledge and identify the existence of conflict in this environment and to encourage and empower the students to resolve their own conflicts and mediate the conflicts of their peers. Therefore, this report presents the knowledge acquired during in this context, the development of the internship journet and reflects of impact of it in a personal, academic and professional levels.Caetano, Ana Paula, 1962-Valente, LucíliaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993-2018-10-08T15:39:22Z20182018-02-192018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34947TID:202200833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:33.167158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
title |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
spellingShingle |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993- Pedagogia Waldorf Recreio escolar Conflitualidade humana Conflitos Relatórios de estágio de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
title_full |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
title_fullStr |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
title_full_unstemmed |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
title_sort |
Experiências de conflitualidade e mediação numa Escola Waldorf |
author |
Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993- |
author_facet |
Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caetano, Ana Paula, 1962- Valente, Lucília Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tânia Isabel Barata, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Waldorf Recreio escolar Conflitualidade humana Conflitos Relatórios de estágio de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pedagogia Waldorf Recreio escolar Conflitualidade humana Conflitos Relatórios de estágio de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08T15:39:22Z 2018 2018-02-19 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34947 TID:202200833 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34947 |
identifier_str_mv |
TID:202200833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134428582117376 |