As motivações e o perfil do visitante do município de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Jéssica de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52893
Resumo: Dissertação de mestrado em Património Histórico e Turismo Cultural
id RCAP_55d24491e0347257458771cbf1424658
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As motivações e o perfil do visitante do município de BragaPatrimónioTurismo culturalBragaMotivações de viagemPerfil do turistaHeritageCultural tourismBragaTravel motivationTourist profileHumanidades::História e ArqueologiaDissertação de mestrado em Património Histórico e Turismo CulturalAtualmente o património juntamente com o turismo tem-se constituído como uma componente que permite potenciar o desenvolvimento de muitos lugares e de muitos países, permitindo melhorar os aspetos económicos, sociais, culturais e ambientais, e capaz de proporcionar experiências únicas aos visitantes e à população local através da interação de diferentes culturas. O município de Braga encontra-se cada vez mais referenciado como um destino de visita turística do Norte de Portugal, afirmando-se progressivamente no turismo cultural e religioso, nomeadamente através do seu património histórico, artístico e arquitetónico, e pela história envolvente. Com isto, tal como qualquer outro produto turístico é fundamental identificar as perceções, motivações e os atributos que o consumidor procura, e que possui sobre um destino. De igual modo, a presente dissertação foca-se em identificar e conhecer o perfil e as motivações do turista e visitante do município de Braga em 2017. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de natureza quantitativa, tendo por base a aplicação de inquéritos autoadministrados a 306 turistas que visitaram o município de Braga. Posteriormente à aplicação destes inquéritos, e feita uma análise dos dados recolhidos, foi-nos possível elaborar e identificar os principais atributos que constituem a imagem de marca do destino de Braga. Em termos de resultados obtidos, concluiu-se que existe um bom nível de satisfação e de recomendação por parte dos turistas. Esta satisfação está relacionada com as perceções do destino, como destino de turismo cultural e religioso, afirmando-se como as principais motivações dos turistas. Os principais atributos percebidos da cidade relacionaram-se com o “relevante património artístico e arquitetónico” e com a“boa oferta do património religioso e igrejas”. Por fim, partindo das informações recolhidas nos inquéritos, foi elaborada uma análise SWOT e avançadas algumas estratégias de comunicação do destino.Nowadays, heritage along with tourism has become a component that allows the development of many places and many countries, improving economic, social, cultural and environmental aspects, and providing unique experiences for visitors and the population through the interaction of different cultures. The municipality of Braga is increasingly referred to as a tourist destination in the North of Portugal, progressively affirming itself in cultural and religious tourism, namely through its historical, artistic and architectural heritage, and its surrounding history. With this, like any other tourism product, it is fundamental to identify the perceptions, motivations and attributes that the consumer is looking for, and that he has about a destination. Likewise, the present dissertation focuses on identifying and knowing the profile and motivations of the tourist and visitor of the municipality of Braga in 2017. The methodology used in this research was quantitative, based on the application of self-administered surveys to 306 tourists who visited the city of Braga. Subsequent to the application of these surveys, and an analysis of the collected data, we were able to elaborate and identify the main attributes that constitute the brand image of the destination of Braga. In terms of results obtained, it was concluded that there is a good level of satisfaction and recommendation by the tourists. This satisfaction is related to the perceptions of destiny, as a destination of cultural and religious tourism, affirming itself as the main motivations of tourists. The main perceived attributes of the city related to the "relevant artistic and architectural heritage" and the "good supply of religious heritage and churches". Finally, based on the information gathered in the surveys, a SWOT analysis was developed and some strategies of destination communication were advanced.Remoaldo, Paula Cristina AlmeidaBettencourt, Ana M. S.Universidade do MinhoAbreu, Jéssica de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52893por201878690info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:43.531009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
title As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
spellingShingle As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
Abreu, Jéssica de
Património
Turismo cultural
Braga
Motivações de viagem
Perfil do turista
Heritage
Cultural tourism
Braga
Travel motivation
Tourist profile
Humanidades::História e Arqueologia
title_short As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
title_full As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
title_fullStr As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
title_full_unstemmed As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
title_sort As motivações e o perfil do visitante do município de Braga
author Abreu, Jéssica de
author_facet Abreu, Jéssica de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Bettencourt, Ana M. S.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Jéssica de
dc.subject.por.fl_str_mv Património
Turismo cultural
Braga
Motivações de viagem
Perfil do turista
Heritage
Cultural tourism
Braga
Travel motivation
Tourist profile
Humanidades::História e Arqueologia
topic Património
Turismo cultural
Braga
Motivações de viagem
Perfil do turista
Heritage
Cultural tourism
Braga
Travel motivation
Tourist profile
Humanidades::História e Arqueologia
description Dissertação de mestrado em Património Histórico e Turismo Cultural
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52893
url http://hdl.handle.net/1822/52893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201878690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132317761929216