Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Soraia Perides
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86738
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_55da125c5cab49a8bfb8a79118d51d11
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018Teacher Training Report carried out at Escola Básica Marquês de Marialva during 2017/2018 school along with the 8th B classEstágio PedagógicoEducação FísicaDemonstraçãoEnsinoFormação Profissional e PessoalTeacher TrainingPhysical EducationDemonstrationTeachingProfessional and Personal EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico assume um papel importante na formação de professores estagiários, o qual exige momentos de reflexão crítica e a capacidade de superar os diversos obstáculos que vão surgindo ao longo do mesmo, com vista a desenvolver o melhor trabalho possível na função docente. Este foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 8.º B, no ano letivo 2017/2018 e constitui-se como uma etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio traduz-se em todo o conhecimento adquirido ao longo dos quatro anos de formação inicial e tem como principal objetivo evidenciar de forma clara e estruturada todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 e descrever os momentos que marcaram o Estágio Pedagógico, refletindo sobre a importância dos mesmos na evolução como professores.No relatório irá ser composto por três capítulos, em que o primeiro será essencialmente descritivo do contexto pedagógico em que o Estágio foi desenvolvido; o segundo abrangerá numa reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas realizadas; e, por fim, no terceiro apresenta-se o aprofundamento do tema/problema com o tema “Valor da demonstração em Educação Física na facilitação das aprendizagens em modalidades individuais”, com o objetivo de analisar o efeito da demonstração de um movimento específico de uma modalidade individual numa situação real de ensino-aprendizagem. O estudo conta com uma participação de 18 alunos, 11 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Foi feito um estudo experimental, numa situação real de aula com a turma dividida em dois grupos. Foram aplicadas 3 progressões pedagógicas da Corrida de Barreiras na modalidade de Atletismo. O instrumento de medida foi a observação em deferido e ainda foi aplicado um inquérito aos alunos.The Teacher Training carries an important role in the preparation of trainee teachers. It requires moments of critical reflection and the ability to overcome the numerous barriers that come up throughout it, in order to develop the best work possible as a teacher. This one was developed in the 2017/2018 school year, in the “Escola Básica Marquês de Marialva”, along with the 8th B class, and constitutes as one of the final stages of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty or Sport Science and Physical Education of the University of Coimbra.The Teacher Training Report explains all the knowledge acquired during the four years of initial training and its main objective is to display clearly and in a structured way all the work developed during the 2017/2018 academic year and describe the noticeable moments of the Teacher Training, reflecting on their importance in the development as teachers.The report will consist of three chapters, in which the first will be essentially describing the pedagogical context in which the Teacher Training was developed; the second will cover a critical reflection on the pedagogical practices carried out; lastly, in the third part, the topic/problem is presented with the theme "Value of the demonstration in Physical Education in the facilitation of learning in individual sports", with the goal of analyzing the effect of the demonstration of a specific movement of an individual sport in a real teaching-learning situation.The study holds the participation of 18 students, in which 11 are females and 7 are males. An experimental study was carried, in a real class situation with the class divided into two groups. Three pedagogical progressions of the Hurdles were applied. The instrument of measurement was the observation in deferred and was also applied a survey to the students.2018-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86738http://hdl.handle.net/10316/86738TID:202220699pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Soraia Peridesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:49:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:51.423362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
Teacher Training Report carried out at Escola Básica Marquês de Marialva during 2017/2018 school along with the 8th B class
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
Freire, Soraia Perides
Estágio Pedagógico
Educação Física
Demonstração
Ensino
Formação Profissional e Pessoal
Teacher Training
Physical Education
Demonstration
Teaching
Professional and Personal Education
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 8.º B no ano letivo de 2017/2018
author Freire, Soraia Perides
author_facet Freire, Soraia Perides
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Soraia Perides
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Demonstração
Ensino
Formação Profissional e Pessoal
Teacher Training
Physical Education
Demonstration
Teaching
Professional and Personal Education
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Demonstração
Ensino
Formação Profissional e Pessoal
Teacher Training
Physical Education
Demonstration
Teaching
Professional and Personal Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86738
http://hdl.handle.net/10316/86738
TID:202220699
url http://hdl.handle.net/10316/86738
identifier_str_mv TID:202220699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133969117085696