Avaliação de desempenho: gestão por competências proposta de elaboração de um modelo de gestão de desempenho por competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Magda Sofia Gambeta Cavaco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4960
Resumo: Este projecto tem como principal objectivo a elaboração e implementação de um modelo de gestão de desempenho por competências, numa instituição particular sem fins lucrativos de origem alemã. Este modelo foi elaborado em quatro fases. Numa primeira fase, tendo em consideração os colaboradores que fazem parte da respectiva instituição e as funções que os mesmos desempenham, foram agrupados em seis áreas funcionais, gestor, administrativa, coordenador/vendedor, vendedor, técnico e apoio técnico. Numa segunda fase, efectuou-se a definição das competências específicas de acordo com cada área funcional, bem como, foram definidas as competências transversais, comuns a todas elas A terceira fase foi a avaliação das competências que cada colaborador possuía de acordo com as competências necessárias para cada área funcional, para que se consiga identificar se existem lacunas a serem preenchidas. Por último, elaborou-se uma tabela salarial, na qual constam os limites mínimos e máximos de cada área funcional. A aplicabilidade deste modelo tem dois problemas a serem resolvidos a longo prazo, na associação das respectivas remunerações face aos colaboradores e nas competências que estes detêm, alguns colaboradores tem sua remuneração acima dos limites máximos, pois anteriormente o cálculo das actualizações das remunerações era feita tendo em consideração a antiguidade. O outro problema é que alguns colaboradores não têm as competências necessárias face à respectiva área funcional. De forma a fazer face a estas duas situações, a instituição irá investir na formação dos seus colaboradores, de forma a incentivar a aquisição de novas competências, para o desempenho das respectivas funções e reestruturar as funções dos colaboradores que se encontram acima dos limites máximos de remuneração estipulados para cada área funcional, de forma a optimizar os respectivos colaboradores.
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