A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48798/congressobad.2949 |
Resumo: | O presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores. |
id |
RCAP_55e982a77c33929fda589ca33e45d692 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica PortuguesaBibliotecasBibliotecas especializadasProblem-Based LearningAvaliaçãoO presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2949https://doi.org/10.48798/congressobad.2949Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949/2592Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, MariaFolque, AnaMarçal, Bruno2023-05-04T09:46:29Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:47.816603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
title |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
spellingShingle |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa Perdigão, Maria Bibliotecas Bibliotecas especializadas Problem-Based Learning Avaliação |
title_short |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
title_full |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
title_fullStr |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
title_full_unstemmed |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
title_sort |
A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa |
author |
Perdigão, Maria |
author_facet |
Perdigão, Maria Folque, Ana Marçal, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Folque, Ana Marçal, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perdigão, Maria Folque, Ana Marçal, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas Bibliotecas especializadas Problem-Based Learning Avaliação |
topic |
Bibliotecas Bibliotecas especializadas Problem-Based Learning Avaliação |
description |
O presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2949 https://doi.org/10.48798/congressobad.2949 |
url |
https://doi.org/10.48798/congressobad.2949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949/2592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131586669576192 |