A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdigão, Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Folque, Ana, Marçal, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/congressobad.2949
Resumo: O presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores.
id RCAP_55e982a77c33929fda589ca33e45d692
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica PortuguesaBibliotecasBibliotecas especializadasProblem-Based LearningAvaliaçãoO presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2949https://doi.org/10.48798/congressobad.2949Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949/2592Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerdigão, MariaFolque, AnaMarçal, Bruno2023-05-04T09:46:29Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:47.816603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
title A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
spellingShingle A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
Perdigão, Maria
Bibliotecas
Bibliotecas especializadas
Problem-Based Learning
Avaliação
title_short A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
title_full A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
title_fullStr A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
title_full_unstemmed A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
title_sort A A influência da metodologia de ensino nas dinâmicas das bibliotecas: o caso da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa
author Perdigão, Maria
author_facet Perdigão, Maria
Folque, Ana
Marçal, Bruno
author_role author
author2 Folque, Ana
Marçal, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perdigão, Maria
Folque, Ana
Marçal, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas
Bibliotecas especializadas
Problem-Based Learning
Avaliação
topic Bibliotecas
Bibliotecas especializadas
Problem-Based Learning
Avaliação
description O presente trabalho assenta numa metodologia exploratória, de caráter misto, e pretende examinar o papel da Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa no apoio ao curso de Medicina, caracterizado pela metodologia Problem-Based Learning, assim como conhecer a visão dos utilizadores na sua relação com a Biblioteca. O estudo encontra-se dividido em duas dimensões: por um lado, uma descrição do processo de planeamento e implementação do projeto da Biblioteca da Faculdade de Medicina, e, por outro lado, num questionário que visa caracterizar as perceções dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina relativamente à Biblioteca, utilizando uma amostra dos alunos da Licenciatura em Enfermagem como grupo de controlo. Com base nos objetivos principais, foi definido um conjunto de objetivos específicos, assim como de hipóteses, sobre os quais se retiraram as seguintes considerações: as Bibliotecas direcionadas para o ensino PBL apresentam, na sua estrutura organizacional, especificidades características, relacionadas com o estreito acompanhamento das diferentes fases do currículo e da estrutura do PBL e a divulgação da Biblioteca enquanto recurso de apoio tem um papel preponderante na sua relação com os utilizadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/congressobad.2949
https://doi.org/10.48798/congressobad.2949
url https://doi.org/10.48798/congressobad.2949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2949/2592
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131586669576192