O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1835
Resumo: A proposta de trabalho enquadra-se no âmbito da Gestão da Informação no Ensino/Aprendizagem, tendo como parte integrante o estudo de caso da Biblioteca Escolar aplicando as Tecnologias da Informação e da Comunicação no enquadramento da Sociedade da Informação. A Biblioteca Escolar pode e deve fazer a diferença fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas capazes de utilizar ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno e do seu trabalho no processo Ensino/Aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Os alunos devem ser incentivados e encaminhados para a utilização da Biblioteca Escolar, não como actividade marginal ou secundária, mas como estando no centro de todo o desenvolvimento curricular e formativo. A Escola e nomeadamente as Bibliotecas Escolares não podem ignorar os novos desafios que se lhe colocam quando os locais e as formas de aprendizagem são tão diversificadas, quando o documento impresso já não é o único suporte de informação; quando o acesso à informação se pode fazer de tão diversas formas que o próprio conceito de Biblioteca Escolar é posto em causa e ganha terreno o conceito da biblioteca virtual. Torna-se assim crucial efectuar uma correcta Gestão da Informação existente nos diversos suportes, criando sistemas de informação onde se operem conceitos como a normalização, cooperação, funcionalidade e trabalho em rede, para que se consigam criar Serviços de Referência onde a qualidade e o sucesso educativo seja imperativo. O trabalho disponibiliza um conjunto de materiais para desenvolver numa Biblioteca Escolar e defende a sua existência enquanto veículo importante para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação e para toda a comunidade educativa. Uma das contribuições do trabalho é a proposta de um conjunto de fichas para apoiar a Gestão da Informação numa Biblioteca Escolar. ABSTRACT: The work proposal fits in teaching/learning information management ambit, considering as an integrant part of study of the school library applying the Information and Communication Technologies in the fitting of Information Society. The contemporary pedagogical conceptions evolution has emphasized the pupil’s role and work in the teaching/learning process. The work makes a set of materials available to develop in a school library and defends its existence while an important mean for the Information Society and all the educative community abilities development. One of the several contributions provided by work is the proposal of a file with a set of cards to support the Information Management in a school library.
id RCAP_55ee56b27ca3cb49fb0683e2a077db61
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informaçãoBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasSociedade da informaçãoTecnologia da informaçãoA proposta de trabalho enquadra-se no âmbito da Gestão da Informação no Ensino/Aprendizagem, tendo como parte integrante o estudo de caso da Biblioteca Escolar aplicando as Tecnologias da Informação e da Comunicação no enquadramento da Sociedade da Informação. A Biblioteca Escolar pode e deve fazer a diferença fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas capazes de utilizar ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno e do seu trabalho no processo Ensino/Aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Os alunos devem ser incentivados e encaminhados para a utilização da Biblioteca Escolar, não como actividade marginal ou secundária, mas como estando no centro de todo o desenvolvimento curricular e formativo. A Escola e nomeadamente as Bibliotecas Escolares não podem ignorar os novos desafios que se lhe colocam quando os locais e as formas de aprendizagem são tão diversificadas, quando o documento impresso já não é o único suporte de informação; quando o acesso à informação se pode fazer de tão diversas formas que o próprio conceito de Biblioteca Escolar é posto em causa e ganha terreno o conceito da biblioteca virtual. Torna-se assim crucial efectuar uma correcta Gestão da Informação existente nos diversos suportes, criando sistemas de informação onde se operem conceitos como a normalização, cooperação, funcionalidade e trabalho em rede, para que se consigam criar Serviços de Referência onde a qualidade e o sucesso educativo seja imperativo. O trabalho disponibiliza um conjunto de materiais para desenvolver numa Biblioteca Escolar e defende a sua existência enquanto veículo importante para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação e para toda a comunidade educativa. Uma das contribuições do trabalho é a proposta de um conjunto de fichas para apoiar a Gestão da Informação numa Biblioteca Escolar. ABSTRACT: The work proposal fits in teaching/learning information management ambit, considering as an integrant part of study of the school library applying the Information and Communication Technologies in the fitting of Information Society. The contemporary pedagogical conceptions evolution has emphasized the pupil’s role and work in the teaching/learning process. The work makes a set of materials available to develop in a school library and defends its existence while an important mean for the Information Society and all the educative community abilities development. One of the several contributions provided by work is the proposal of a file with a set of cards to support the Information Management in a school library.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:49Z2003-01-01T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1835porMarques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:40Zoai:ria.ua.pt:10773/1835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:24.115602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
title O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
spellingShingle O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Sociedade da informação
Tecnologia da informação
title_short O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
title_full O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
title_fullStr O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
title_full_unstemmed O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
title_sort O contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informação
author Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
author_facet Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Sociedade da informação
Tecnologia da informação
topic Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Sociedade da informação
Tecnologia da informação
description A proposta de trabalho enquadra-se no âmbito da Gestão da Informação no Ensino/Aprendizagem, tendo como parte integrante o estudo de caso da Biblioteca Escolar aplicando as Tecnologias da Informação e da Comunicação no enquadramento da Sociedade da Informação. A Biblioteca Escolar pode e deve fazer a diferença fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas capazes de utilizar ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno e do seu trabalho no processo Ensino/Aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Os alunos devem ser incentivados e encaminhados para a utilização da Biblioteca Escolar, não como actividade marginal ou secundária, mas como estando no centro de todo o desenvolvimento curricular e formativo. A Escola e nomeadamente as Bibliotecas Escolares não podem ignorar os novos desafios que se lhe colocam quando os locais e as formas de aprendizagem são tão diversificadas, quando o documento impresso já não é o único suporte de informação; quando o acesso à informação se pode fazer de tão diversas formas que o próprio conceito de Biblioteca Escolar é posto em causa e ganha terreno o conceito da biblioteca virtual. Torna-se assim crucial efectuar uma correcta Gestão da Informação existente nos diversos suportes, criando sistemas de informação onde se operem conceitos como a normalização, cooperação, funcionalidade e trabalho em rede, para que se consigam criar Serviços de Referência onde a qualidade e o sucesso educativo seja imperativo. O trabalho disponibiliza um conjunto de materiais para desenvolver numa Biblioteca Escolar e defende a sua existência enquanto veículo importante para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação e para toda a comunidade educativa. Uma das contribuições do trabalho é a proposta de um conjunto de fichas para apoiar a Gestão da Informação numa Biblioteca Escolar. ABSTRACT: The work proposal fits in teaching/learning information management ambit, considering as an integrant part of study of the school library applying the Information and Communication Technologies in the fitting of Information Society. The contemporary pedagogical conceptions evolution has emphasized the pupil’s role and work in the teaching/learning process. The work makes a set of materials available to develop in a school library and defends its existence while an important mean for the Information Society and all the educative community abilities development. One of the several contributions provided by work is the proposal of a file with a set of cards to support the Information Management in a school library.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003
2011-04-19T13:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1835
url http://hdl.handle.net/10773/1835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137453458587648