Marketing em gestão da informação e bibliotecas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1453 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta |
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Marketing em gestão da informação e bibliotecas escolaresSociedade da informaçãoBibliotecas escolaresGestão da informaçãoInformação/bibliotecas,papelMarketingRelações públicasDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaNeste estudo aborda-se a questão da aplicação da disciplina de marketing em bibliotecas escolares. Num momento inicial do trabalho, através de uma perspectiva histórica, reflectimos sobre o papel das bibliotecas ao longo do tempo e, em especial, na actual Sociedade da Informação. Debruçamo-nos particularmente, sobre a evolução e missão das bibliotecas escolares, estruturas educativas, pedagógicas e verdadeiros centros de aprendizagem, discutindo o seu papel na promoção do sucesso educativo. Fazemos o enquadramento teórico dos conceitos de marketing, revendo a literatura da especialidade sobre a aplicação da gestão de marketing em unidades de informação. Apesar da disciplina de marketing ter surgido no contexto empresarial e orientado para as organizações que visam o lucro, foi sendo progressivamente apropriada por outras áreas porque se constatou que as instituições sem fins lucrativos também poderiam beneficiar desta abordagem de gestão e usufruir das estratégias e técnicas desta disciplina. Os utilizadores da biblioteca escolar são alunos, professores, funcionários, pais e é para satisfazer as necessidades e desejos de informação desse público que a biblioteca deve estar preparada. A utilização de estratégias de marketing numa BE pode ajudar a desenvolver produtos/ serviços adequados às necessidades dos utilizadores e contribuir para a sua promoção na comunidade educativa. O estudo empírico foi realizado em doze escolas dos distritos da Guarda e de Viseu, seleccionadas tendo em conta uma gama diversificada de critérios, como a integração na RBE, a tipologia da escola, a localização geográfica e a integração numa rede concelhia. Usámos uma abordagem metodológica multimétodos: análise documental, inquérito através de questionários a um total de duzentos e quatro alunos (desde o 1º ciclo até ao ensino secundário) e a trinta e três professores e realizámos entrevistas a doze coordenadores de biblioteca. O objectivo deste estudo foi verificarmos no terreno, se são aplicadas estratégias de marketing, quais as estratégias que mais despertam a atenção dos utilizadores e se as mesmas contribuem para a promoção da imagem e das actividades dinamizadas pela biblioteca escolar, na comunidade educativa. Quisemos ainda perceber se os coordenadores das BE utilizam esta forma de gestão porque têm conhecimentos na área, ou se de forma intuitiva, utilizam métodos e técnicas que se xi podem enquadrar no domínio do marketing. O estudo permitiu-nos concluir que a gestão de marketing ainda é pouco utilizada nas BE, em Portugal, apesar de se realizaram múltiplas actividades de promoção da leitura e da biblioteca, orientadas para o público específico de cada escola.Dans l'étude présentée, on prétend aborder la question de la mise en oeuvre de la discipline de marketing dans les bibliothèques scolaires. Dans un stade initial du travail, suivant une perspective historique, nous avons réfléchi au rôle des bibliothèques à travers les temps et, surtout, à celui qu’elles tiennent dans la société d'information actuelle. Nous faisons, en particulier, référence au développement et à la mission des bibliothèques scolaires, vues comme structures éducatives et pédagogiques et comme véritables centres d'apprentissage, en analysant leur apport à la promotion de la réussite scolaire. Nous faisons un encadrement théorique des concepts de marketing, à travers une révision de la littérature de spécialité concernant l'application de la gestion du marketing aux services d’information. Bien que la discipline de marketing soit apparue dans un contexte d’entreprise et orientée vers des organismes à fin lucrative, elle a été progressivement reprise par d’autres domaines car on a constaté que les institutions sans but lucratif pouvaient, également, bénéficier de cette approche de gestion et des stratégies et techniques de cette discipline. Les usagers des bibliothèques scolaires sont les étudiants, les professeurs, le personnel et les parents et la bibliothèque doit être prête à répondre aux besoins et aux désirs d’information de ce public. L'utilisation de stratégies de marketing dans les bibliothèques scolaires peut aider à développer des produits ou des services adaptés aux besoins des utilisateurs et contribuer à leur dissémination dans la communauté éducative. Cette étude empirique a été réalisée dans douze écoles des districts de Viseu et Guarda, choisies compte tenu d'un large éventail de critères, tels que l'intégration dans le RBE (Réseau des Bibliothèques Scolaire), la typologie de l'école et sa situation géographique, ainsi que son intégration dans un réseau local de bibliothèques. Nous avons, du point de vue méthodologique, eu recours à une approche multi-méthodes: hors l'analyse documentaire et l’enquête – basée sur des questionnaires appliqués à un total de deux cent quatre étudiants (du 1er cycle au secondaire) et de trente-trois professeurs –, nous avons interviewé douze professeurs bibliothécaires. L'objectif de cette étude était d’observer, sur le terrain, si on met en place des stratégies de marketing, et de comprendre, notamment, quelles sont celles qui attirent le xv plus l'attention des utilisateurs et si celles-ci contribuent à promouvoir l'image et les activités développées par la bibliothèque de l'école. Nous voulions, de plus, vérifier si les coordinateurs des bibliothèques scolaires utilisent cette forme de gestion parce qu'ils en ont l'expertise ou s’ils utilisent, intuitivement et inconsciemment, des méthodes et des techniques qu’on pourrait inclure dans le domaine du marketing. L'étude nous a permis de conclure que la gestion du marketing n'est pas largement utilisée dans les bibliothèques scolaires, au Portugal, bien que soient réalisées de nombreuses activités, conçues pour promouvoir la lecture et la bibliothèque et orientées vers le public spécifique de chaque école.In the study presented here we intend to address the issue of implementation of the marketing discipline in school libraries. In the initial stage of work, through a historical perspective, we reflect on the role of libraries over time and especially in today's information society. We refer particularly the development and mission of school libraries - educational and pedagogical structures and true centers of learning - considering its role in promoting educational success. We present a theoretical frame from the concepts of marketing, reviewing the literature regarding the application of marketing management in information units. Do the theoretical concepts of marketing, reviewing the literature regarding the application of marketing management in information units. Although the marketing discipline have arisen in the business-oriented organizations that seek profit, it has been progressively taken over by other areas because it was found that nonprofits could also benefit from this management approach and the use of strategies and techniques of this discipline. The school library users are students, teachers, staff, parents, and it is to meet their needs and desires that the library should be prepared. The use of marketing strategies in school libraries can help develop products/services appropriate to user needs and contribute to their promotion in the community. The empirical study was conducted in twelve schools in the districts of Guarda and Viseu. These schools were selected taking into account a diverse range of criteria, such as: integration in the RBE, type of school, geographical location and integration into a local branch network. We used a multi-method approach: document analysis, survey using questionnaires to a total of two hundred and four students (from the 1st cycle to the secondary school) and thirty-three professors. We also conducted interviews to twelve teachers librarians. The aim of this study was to verify on the ground if marketing strategies are implemented, which strategies better raise the attention of users and whether they contribute to promote the image and the activities developed by/in the library school for the educational community. We wanted to further understand if the coordinators of school libraries use this form of management because they have expertise, or if, xiii intuitively, they are using methods and techniques that might be covered in the field of marketing. The study allowed us to conclude that marketing management is not widely used in school libraries in Portugal, although many activities take place to promote reading and the school library, targeting the specific audience of each school.Barrulas, JoaquinaRepositório AbertoPinto, Paixão dos Santos2010-04-28T14:17:37Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:17.599199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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