Barreiras psicológicas no mercado Forex: uma perspetiva global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16792 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a avaliar a presença de barreiras psicológicas bem como a sua significância ao nível do mercado Forex. No contexto deste mercado é fundamental o foco no fenómeno barreiras psicológicas pelo facto de ainda existirem muitas lacunas sobre esta matéria. Na resposta a esta problemática, foi efetuada a análise a várias cotações mundiais em paridade com o Euro, com o objetivo de fornecer à literatura atual informação recente e meritória sobre a temática em questão.Para desenvolvermos a nossa investigação foram utilizados dados fornecidos pelo Banco de Portugal desde janeiro de 1999 a julho de 2015 com o objetivo de elevar a importância deste estudo baseando-nos num grande volume de informação pertinente que nos permitisse retirar conclusões úteis e capazes de contribuir para estudos futuros. Nas análises realizadas foram encontradas evidências da presença de barreiras psicológicas em cotações da Europa e da Ásia. Os nossos resultados vão de encontro à literatura que defende que o processo de decisão em termos de investimento pode surgir de diferentes enviesamentos cognitivos, talvez formados pela experiência anterior, pois diferentes investidores, em diferentes mercados, podem ter barreiras psicológicas diferentes. Assim, algumas séries de cotações cambiais exibem efeitos de números redondos em barreiras psicológicas, enquanto outras não. |
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Barreiras psicológicas no mercado Forex: uma perspetiva globalGestãoMercados financeirosMercado de capitais - Aspectos psicológicosEste trabalho propõe-se a avaliar a presença de barreiras psicológicas bem como a sua significância ao nível do mercado Forex. No contexto deste mercado é fundamental o foco no fenómeno barreiras psicológicas pelo facto de ainda existirem muitas lacunas sobre esta matéria. Na resposta a esta problemática, foi efetuada a análise a várias cotações mundiais em paridade com o Euro, com o objetivo de fornecer à literatura atual informação recente e meritória sobre a temática em questão.Para desenvolvermos a nossa investigação foram utilizados dados fornecidos pelo Banco de Portugal desde janeiro de 1999 a julho de 2015 com o objetivo de elevar a importância deste estudo baseando-nos num grande volume de informação pertinente que nos permitisse retirar conclusões úteis e capazes de contribuir para estudos futuros. Nas análises realizadas foram encontradas evidências da presença de barreiras psicológicas em cotações da Europa e da Ásia. Os nossos resultados vão de encontro à literatura que defende que o processo de decisão em termos de investimento pode surgir de diferentes enviesamentos cognitivos, talvez formados pela experiência anterior, pois diferentes investidores, em diferentes mercados, podem ter barreiras psicológicas diferentes. Assim, algumas séries de cotações cambiais exibem efeitos de números redondos em barreiras psicológicas, enquanto outras não.This work aims to evaluate the presence of psychological barriers as well as their significance in terms of the Forex market. In the context of this market is essential to focus on the psychological barriers phenomenon because there are still many gaps in this area. In response to this problem, it was done the analysis to various world prices in parity with the Euro, in order to provide to the current literature recent worthwhile information on the topic in question.To develop our research we used data provided by the Bank of Portugal from January 1999 to July 2015 in order to raise the importance of this study through the use of a large volume of relevant information to enable withdraw decisive conclusions for future studies. In the analysis we found evidence of the presence of psychological barriers in Europe and Asia quotations. Our results support previous literature which defends that the process of decision making in investment terms may appear from different cognitive biases, maybe formed by previous experience, because different investors, in different markets, may have different psychological barriers. As such, some series of exchange quotes exhibit effects of round numbers in psychological barriers while others don’t.Universidade de Aveiro2017-02-13T13:24:39Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16792TID:201596334porLoureiro, Tiago Miguel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:11Zoai:ria.ua.pt:10773/16792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:07.497397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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