Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/21087 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_55f72431e13598bc99a70868ee4f5856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/21087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraAgora que terminou o ano, sinto que o estágio pedagógico foi, para mim, o culminar de mais uma etapa na minha vida. Este foi repleto de experiencias e conhecimentos valiosos, a nível pessoal e profissional. Ao longo deste relatório irei tentar abordar, de uma forma reflexiva, tudo o que foi por mim aprendido durante este estágio e ainda irá fazer parte deste relatório, uma abordagem de um tema/problema, de acordo com o estágio. No que diz respeito à primeira dimensão: atividades de ensino-aprendizagem, farei por expor todos os pontos referentes à mesma, sendo estes: o planeamento (plano anual; blocos de matérias/unidades didáticas e planos de aula), a realização que contem a parte da intervenção pedagógica e decisões de ajustamento e ainda a avaliação das aprendizagens. No que diz respeito à segunda dimensão: atitude ético-profissional, esta aparece como uma dimensão paralela à intervenção pedagógica, pelo que, tem uma enorme importância no desenvolvimento do futuro docente. Tratando-se de compromissos a assumir pelo estagiário e que vão de encontro com diversos pontos como: pontualidade, assiduidade, aprendizagens, entre outros. Tal como foi proposto, irei abordar no final deste relatório um tema/problema que se enquadre nos domínios de intervenção da Educação Física escolar - da didática, do currículo, da avaliação ou da ética e profissionalismo. O tema que escolhi tem a ver com a didática de ginástica. A escolha do tema, adveio, da minha preocupação, ao ver, através da avaliação diagnostica, a enorme dificuldade dos alunos da turma, B, do 8º ano, perante a ginástica, tendo sido esta abordada nos anos anteriores. Espero que este relatório, ao focar as dificuldades e aprendizagens, vividas por mim, possa despertar para a realidade que encontramos no estágio.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21087http://hdl.handle.net/10316/21087porMota, Ana Catarina Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:35:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:00.897488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
title |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 Mota, Ana Catarina Ribeiro Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico, Infante D. Pedro - Buarcos, junto da turma do 8º B, no ano letivo 2011/2012 |
author |
Mota, Ana Catarina Ribeiro |
author_facet |
Mota, Ana Catarina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ana Catarina Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/21087 http://hdl.handle.net/10316/21087 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/21087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133661464887296 |