O computador na aula de matemática: um estudo com alunos finalistas do curso de matemática e ciências de natureza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Ana Isabel Botelho Machado
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/520
Resumo: O insucesso na matemática é uma realidade. A preocupação actual é encontrar soluções credíveis para atenuar esta "visão pessimista". Soluções que promovam "o interesse", "a motivação", "o despertar" dos alunos pela e para a matemática. Surge, assim o computador como uma ferramenta que pode proporcionar novas experiências e contribuir para uma renovação do processo de ensino - aprendizagem da Matemática. No entanto o computador não basta, é necessário que os professores acreditem na mudança e façam afirmar essa vontade através das suas práticas. O objectivo deste trabalho foi analisar o percurso de formação inicial de uma turma de finalistas do curso de matemática e Ciências da Natureza da Escola Superior Jean Piaget / Nordeste, em relação às competências adquiridas no âmbito das tecnologias educativas e a sua relação com a matemática. Tentou-se de igual forma verificar se as concepções e as práticas que dizem querer fomentar no estágio pedagógico foram influenciadas pelo referido percurso. Recorreu-se à metodologia quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 81,25% da população. Todavia, sugerem-se as abordagens qualitativas a fim de atribuir ao estudo um carácter mais completo e rigoroso. Com este trabalho se conclui que há razões para considerar que a formação influencia quer as concepções quer as práticas, em relação à utilização do computador no ensino da Matemática. The lack of success in mathematics is a reality. The problem at the moment is to find believable solutions that reduce this “pessimistic vision”. These solutions need to promote; “the interest”, “the motivation” and “the revival” of students. It appears that the computer is a tool that can provide new experiments and contribute to the renovation of the teaching process – training in mathematics. However the computer is not enough, it is necessary for teachers to believe in change and to show that they are willing to demonstrate these new skills. The aim of this work was to analyse the academic curriculum of a finalist class of the course “Mathematics and Natural Sciences” of Escola Superior Jean Piaget / Nordeste, in relation to the skills acquired in technology related to mathematics and to verify if the ideas and the practices that they say they have can be, and will be, applied during there training teaching post and whether they were influenced by the course they took. Quantitative methodology was used through a questionnaire applied to 81.25% of the finalists, however it was suggested that the qualitative methodology could be used in a more complete and rigorous study. The work concludes that the way in which took your course influences how you use computers when teaching mathematics.
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