O desenvolvimento do ser pessoal em Edith Stein. Do núcleo à formação da pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Etelvina Pires Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39654
Resumo: Este artigo apresenta a conceção de Stein sobre o desenvolvimento pessoal, que acontece a partir de um núcleo, um centro pessoal. Stein individua tal núcleo, já nos escritos fenomenológicos, como uma estrutura pessoal, sinónimo da individualidade própria, constituída por um eu anímico. A ideia do núcleo será desenvolvida numa fase posterior do seu pensamento, em que elabora uma ontologia em chave antropológica. O núcleo informa a alma e o corpo no decurso do processo. A individualidade não se dá pelo corpo (matéria), como defende Tomás de Aquino, mas pela ‘forma’, isto é, a partir do interior. O desenvolvimento compreende o todo da pessoa, tanto a interioridade como a exterioridade. No entanto, será na relação pessoal e única do ser humano com o ser divino, que o núcleo, entendido como a ‘essência da alma’, se abrirá plenamente e conhecerá aquela imagem ou ‘marca qualitativa’ específica que é a sua. O pleno desdobramento do núcleo estaria, portanto, na capacidade de amar a Deus e de amar o próximo.
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spelling O desenvolvimento do ser pessoal em Edith Stein. Do núcleo à formação da pessoaThe development of the personal being in Edith Stein. From the nucleus to the formation of the personEl desarrollo del ser personal en Edith Stein. Del núcleo a la formación de la personaDesenvolvimento pessoalNúcleoIndividualidadePessoaAlmaPersonal developmentNucleusIndividualityPersonSoulDesarrollo personalIndividualidadPersonaAlmaEste artigo apresenta a conceção de Stein sobre o desenvolvimento pessoal, que acontece a partir de um núcleo, um centro pessoal. Stein individua tal núcleo, já nos escritos fenomenológicos, como uma estrutura pessoal, sinónimo da individualidade própria, constituída por um eu anímico. A ideia do núcleo será desenvolvida numa fase posterior do seu pensamento, em que elabora uma ontologia em chave antropológica. O núcleo informa a alma e o corpo no decurso do processo. A individualidade não se dá pelo corpo (matéria), como defende Tomás de Aquino, mas pela ‘forma’, isto é, a partir do interior. O desenvolvimento compreende o todo da pessoa, tanto a interioridade como a exterioridade. No entanto, será na relação pessoal e única do ser humano com o ser divino, que o núcleo, entendido como a ‘essência da alma’, se abrirá plenamente e conhecerá aquela imagem ou ‘marca qualitativa’ específica que é a sua. O pleno desdobramento do núcleo estaria, portanto, na capacidade de amar a Deus e de amar o próximo.In this article, the author analyzes Stein's conception of personal development that occurs from a nucleus, a personal core. Stein identifies this nucleus in phenomenological writings, as a personal structure, synonymous with his own individuality, constituted by the self of the soul. The concept of a nucleus will be developed in a later stage of his thought in which he elaborates an ontology in an anthropological key. The nucleus informs the soul and the body during the process. Unlike Thomas Aquinas, individuality is not given by the body (matter); but by the «form», from within. Development comprises the totality of the person, both interiority and exteriority. However, it will be in the personal and unique relationship of the human being with the divine being, where the nucleus, understood as the «essence of the soul», will be fully opened and will know that specific image or «qualitative mark» that is his. The full disclosure of the nucleus would be in the capacity to love God and to love one's fellow-beings.Este artículo presenta la concepción de Stein sobre el desarrollo personal, que ocurre desde un núcleo, un centro personal. Stein identifica este núcleo, ya en los escritos fenomenológicos, como una estructura personal, sinónimo de su propia individualidad, constituida por un yo del alma. La idea de núcleo se desarrollará en una etapa posterior de su pensamiento, en la que elabora una ontología en clave antropológica. El núcleo informa al alma y al cuerpo en el proceso. La individualidad no pasa por el cuerpo (materia), como sostiene Tomás de Aquino, sino por la «forma», es decir, desde adentro. El desarrollo comprende la totalidad de la persona, tanto la interioridad como la exterioridad. Sin embargo, será en la relación personal y única del ser humano con el ser divino, que el núcleo, entendido como la «esencia del alma», se abrirá de lleno y conocerá esa imagen concreta o «marca cualitativa» que es tuya. El pleno desarrollo del núcleo estaría, pues, en la capacidad de amar a Dios y amar al prójimo.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Etelvina Pires Lopes2022-12-23T16:44:38Z2021-01-152021-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39654por0120-146810.21500/01201468.4627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:27.269524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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