Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24557
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_9aab5afa5e7839d4cce5c2d0be9eb8d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratórioEnvolvimento parental - escolaFamília e escolaAdolescência - PortugalTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014Particularmente, na adolescência, face às mudanças, não apenas biológicas mas também cognitivas e emocionais, o envolvimento escolar parental é essencial para o desenvolvimento e educação dos filhos. A investigação tem apresentado repetidas associações significativas entre um maior envolvimento por parte dos pais e uma consequente diminuição significativa dos problemas de comportamento, apresentando benefícios ao nível da aprendizagem, desempenho escolar, autoestima e desenvolvimento de competências socioemocionais. Tendo em conta a escassez de estudos empíricos sobre envolvimento escolar parental na adolescência, bem como a falta de consenso na literatura sobre a sua definição, realizámos um estudo exploratório de natureza qualitativa com o objetivo de compreender a perspetiva dos pais relativamente a significações de envolvimento escolar parental, os seus benefícios e os fatores que o facilitam ou dificultam. Para a concretização de tal objetivo, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra de conveniência de 12 pais (seis mães e seis pais). A análise qualitativa dos dados – análise temática – revelou que, na perspetiva dos pais: a operacionalização de envolvimento escolar parental se encontra mais associada a práticas de envolvimento em casa do que a práticas de envolvimento na escola; são imprescindíveis determinadas condições no contexto familiar para existir envolvimento escolar parental (e.g. transmissão de valores, disponibilidade, suporte e diálogo); o envolvimento escolar parental tem como principais funções o controlo e o suporte emocional, e beneficia os filhos sobretudo ao nível do desenvolvimento socioemocional; a valorização e a desvalorização do envolvimento parental, tanto no contexto escolar como no contexto familiar, são fatores mais relevantes para um maior/menor envolvimento. Por fim, identificaram-se algumas das limitações do presente estudo, foram sugeridas pistas para novas investigações e refletiu-se sobre possíveis implicações ao nível da intervenção.Particularly in adolescence, face the changes, not only biological but also cognitive and emotional, parental school involvement is essential to the development and education of children. Research repeatedly shown significant associations between greater involvement by parents and a consequent significant decrease in behavior problems, with benefits in terms of learning, academic performance, self-esteem and development of social and emotional skills. Given the paucity of empirical studies on parental school involvement during adolescence studies, as well as the lack of consensus about its definition, we conducted an exploratory qualitative nature study aiming to understand the perspective of the parent’s meanings of parental school involvement, its benefits and the factors that facilitate or hinder their involvement. For achieving this goal, semistructured interviews were conducted with a convenience sample of 12 parents (six mothers and six fathers). Qualitative data analysis - thematic analysis - revealed that, from the perspective of parents: the operationalization of parental school involvement is associated with more practices of involvement at home than the in school context; certain conditions are indispensable in the home environment to allow parental school involvement (eg transmission of values, availability, support and dialogue); parental school involvement plays roles of control and emotional support, and especially to benefit the children's socioemotional development; appreciation and depreciation of parental involvement, both in school context as within the family, are more important factors to a greater / lesser involvement. Finally, we identified some of the limitations of this study, clues for further research were suggested and we discuss about possible implications for intervention.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso2016-08-10T12:43:19Z20142014-10-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24557TID:201226600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:39.633519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
title Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
spellingShingle Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso
Envolvimento parental - escola
Família e escola
Adolescência - Portugal
Teses de mestrado - 2014
title_short Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
title_full Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
title_fullStr Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
title_sort Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
author Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso
author_facet Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental - escola
Família e escola
Adolescência - Portugal
Teses de mestrado - 2014
topic Envolvimento parental - escola
Família e escola
Adolescência - Portugal
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-27
2014-01-01T00:00:00Z
2016-08-10T12:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24557
TID:201226600
url http://hdl.handle.net/10451/24557
identifier_str_mv TID:201226600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134327853809664